22 mar - 2022 • 19:24 > 24 mar - 2022 • 20:59
22 mar - 2022 • 19:24 > 24 mar - 2022 • 20:59
Sejam muito bem-vindos e bem-vindas à nossa Semana Intensiva de Mímica Corporal Dramática!
É um grande prazer receber vocês neste encontro que precede a abertura de um novo grupo de experimentação e treinamento em Teatro Físico. Tenho tentado usar esse tempo de encontros online para estreitar relações com as artes do corpo e juntar-me àquelas pessoas que estejam nesta pesquisa.
Um pouco sobre mim...
Eu me chamo Maico Silveira e pesquiso sobre Mímica Corporal Dramática há 15 anos. Em 2006 fiz meu primeiro curso com uma professora maravilhosa chamada Leela Alaniz, em Porto Alegre, e depois acabei estreitando relação com ela e com seu grupo de trabalho fora do Brasil. Estive em alguns países estudando e ministrando cursos - França, Espanha, México, Equador, EUA (onde trabalhei como professor-assistente de Thomas Leabhart, minha grande referência em Mímica) e também já ministrei esse trabalho em diversas cidades do Brasil - Porto Alegre, São Paulo e Brasília, entre outras. Costumo exercer diversas funções na arte teatral: Ator, mágico, mímico, contador de histórias... mas essa parte a gente pode aprofundar na conversa ao vivo. =)
Para iniciar o ano de 2022, uma nova proposta...
...ao menos para mim! É a primeira vez que organizo uma semana temática, aberta, com o intuito de apresentar a Mímica Corporal Dramática a pessoas que ainda não a conhecem! Já ministrei cursos online a convite de três eventos recentes: Transversalidades Poéticas, do CRD (Centro de Referência da Dança em São Paulo), VI Mostra de Mímica Contemporânea (Organizada pelo Núcleo Angatu) e Proac de Manutenção de Espaços Independentes do CPM (Centro de Pesquisa da Máscara em São Paulo), além de manter grupos de estudos online com alunos do Brasil e da América Latina.
Mímica Corporal Dramática ou Mimo Corpóreo?
As duas expressões fazem referência à mesma técnica. Em francês, Mime Corporel, em inglês Corporeal Mime. A técnica foi criada por Etienne Decroux, um francês que trabalhou durante o Século XX inteiro - dos anos 20 aos anos 90 - na edificação desse conhecimento, e que teve muitos discípulos ao longo do caminho, muitos estudos que se derivaram de suas pesquisas e que hoje é uma referência no estudo do Teatro Físico. Mas não se engane, caso você não seja uma artista da cena: A Mímica é para todas as pessoas. Ela provoca uma profunda sensação de bem-estar por trabalhar diretamente no cerne da ação e da presença cênica, desenvolvendo as potencialidades de expressão da coluna vertebral.
No trabalho, partimos do despertar da coluna vertebral em suas micro pulsões e conexões, através de uma sequência que valoriza a relação do impulso primário que vai se transformar em movimento visível e expressivo. Depois vamos à parte técnica da proposta desenvolvida por Etienne Decroux e alimentada por seus sucessores, em seus diversos aspectos, para em seguida encontrarmos maneiras de fomentar uma criação artística sobre o conteúdo explorado tecnicamente, com posterior análise e reflexão.
Quem pode vir na aula?
Todo mundo que esteja querendo investir no seu trabalho corporal. É para artistas da cena: atrizes e atores, dançarines amadores e profissionais, bem como professores e professoras de Artes, mas também é para pessoas curiosas que estejam querendo se conectar com seu próprio corpo. As aulas são focadas no método pedagógico californiano, introduzindo a técnica de Etienne Decroux a partir da visão de seu discípulo Thomas Leabhart. Nessa linha trabalha-se as abordagens dessa técnica relacionadas a temas como concentração, tempo e contratempo, dinamoritmo, composição, ação e reação, figuras de estilo e ação dramática. Trabalha-se também a noção de presença física através da relação com a coluna vertebral e sua expressividade mais íntima e sincera. Misturando e adaptando técnicas vindas de práticas como o Yoga, a Técnica Alexander, e o Pilates, Thomas Leabhart propõe um despertar da coluna em todos os sentidos, partindo do movimento mais invisível até o mais expressivo.
Espero vocês a partir do dia 22 de março, às 19h24!
Em 1924, Etienne Decroux, então aluno de teatro da École du Vieux Colombier, na França, assistiu pela primeira vez uma apresentação de teatro de máscaras onde não existia nenhum outro suporte técnico de mise-en-scène que não fosse os corpos dos atores e atrizes. A partir desse momento ele começou a formular uma ideia que ganharia corpo a partir dos anos 30 e que seria chamada de Mímica Corporal Dramática.
Dúvidas? Me escreva:
www.instagram.com/artesdomaico
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Maico Silveira
Ator, Mágico, Contador de Histórias. Mestre em Artes do Espetáculo Vivo (Universidade de Paris8 / Universidade de Sevilha. Bacharelado em Teatro - UFRGS. Formação em Mímica Corporal Dramática com a Cia Pas-De-Dieux (Paris) e com Thomas Leabhart (California). Membro do Núcleo de Teatro Físico de São Paulo e do Colectivo El Sótano (internacional). No teatro: "LOBO", de Carolina Bianchi y Cara de Cavalo, “WHAM BAM! Improvisação Corporal”, "Histórias que dão uma Música", sessão de contos autorais.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.