Caros parceiros,
Sejam bem-vindos!
Criar espaço para dialogar com toda rede parceira
sobre os caminhos e desafios da educação bilíngue é um momento muito esperado
por nós. Que oportunidade maravilhosa!
11/12
Tarde - das 14h às 16h30 - A lousa como apoio ao trabalho
do professor
__________________________________________________________________________
12/12
Manhã - das 9h às 11h30 - Adaptando
um plano de aula
Tarde - das 14h às 15h - Comunicação efetiva - perguntas e sentimentos, o
que eu faço com isso?
Tarde - das 15h30 às 16h30 - Filosofando: A escola em crise - afinal,
qual o papel da escola?
___________________________________________________________________
13/12
Manhã - das 9h às 11h30 - Expectativas
- o que é uma boa aula?
Tarde - das 14h às 16h30 - Adaptando um plano de aula
__________________________________________________________________________
14/12
Manhã - das 9h às 10h15 - Usando STEAM para resolver
problemas e desenvolver habilidades socioemocionais
Manhã - das 10h30 às 11h30 - Circle e Transições
Tarde - das 14h às 15h30 - Coordenadores - Observação de aula e
feedback
__________________________________________________________________________
Breve descrição de cada tema:
A lousa
como apoio ao trabalho do professor
A lousa é uma poderosa
ferramenta de compreensão e, quando aproveitamos o seu potencial, também pode
ser uma porta para a autonomia dos estudantes e do educador. Modelos de escrita
e fala, glossários construídos pelos estudantes e outras formas de aplicação
podem promover o uso da língua e facilitar a nossa prática cotidiana. Participe
desta formação para compartilhar ideias e responder juntos à pergunta: Como
usar a lousa de forma eficaz na sala de aula?
Adaptando um Plano de Aula
Planos de aula podem e devem ser
adaptados conforme as circunstâncias de nossa realidade. Nesta
formação, vamos explorar possíveis adaptações em diferentes contextos, debater
possibilidades para situações inesperadas e refletir sobre as nossas práticas.
Comunicação
efetiva - perguntas e sentimentos, o que eu faço com isso?
A vida é repleta de momentos de
conexão, onde falamos de nossos interesses e sentimentos. Será que isso tem
espaço dentro do dia a dia de sala de aula?
Se você
gosta de conversar com os alunos e gostaria de prestar mais atenção às
sutilezas, convidamos você a participar deste bate papo.
Filosofando: A escola em crise -
afinal, qual o papel da escola?
Convidamos
Lu Arfelli para bater um papo conosco sobre um tema que surgiu durante a
pandemia e não deve desaparecer tão cedo: qual é o papel da escola em
nossa sociedade?
Convidamos
você a juntar-se a nós para discutir como ele impacta o trabalho e as
expectativas, as nossas, as da escola, das famílias e dos alunos.
Expectativas
- O que é uma boa aula?
Quantas
expectativas carregamos dentro de nós como educadores? Às vezes, elas nos
servem para mostrar um caminho ou imaginar o possível, mas outras, elas nos
prendem em uma caixinha limitadora que não nos permite ir além. Nesta formação,
conversaremos sobre como lidar com essa realidade em nossas reflexões e
planejamentos.
Usando
STEAM para resolver problemas e desenvolver habilidades socioemocionais
Além do desenvolvimento do
pensamento científico, artístico e matemático e de habilidades comunicativas, o
que mais pode a metodologia STEAM? Neste encontro, debateremos suas
potencialidades interdisciplinares também para o desenvolvimento de competências
socioemocionais e da aprendizagem da língua inglesa.
Circle e Transições
Todos precisamos de
acompanhamento, orientações, rotinas e procedimentos, e as crianças, mais
ainda! Isso tem conexão com o processo de aquisição e aprendizagem de língua e
com a motivação e o engajamento, elementos de grande importância para nós
educadores. Os momentos de roda, de transição e de instrução com elas trazem
alívio, segurança e autonomia. Neste encontro, vamos falar sobre ferramentas
que medeiam e facilitam a aprendizagem.
Coordenadores - Observação de
aula e feedback
Um dos desafios no dia a dia da
Coordenação são as observações de aula e o feedback. Como construir a
devolutiva? Que pontos escolher para trabalhar primeiro? Como acompanhar
o desenvolvimento daquilo que está sendo pontuado? Neste ano, escolhemos falar
um pouco mais sobre isso em nosso momento exclusivo com os Coordenadores
parceiros.
Até breve!
Caminhamos juntos.
**Os encontros formativos serão
escolhidos no momento da inscrição.