Login
O evento já encerrou...
Sacola Literária 2022
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Sacola Literária 2022

28 out - 2022 • 19:00 > 29 nov - 2022 • 20:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O que é o Sacola Literária

O projeto “Sacola Literária” é composto por capacitações fundamentadas na valorização de escritores de literatura (com foco principal em abordagem infanto-juvenil) dos livros e na arte ancestral das narrativas e contação de histórias contribuindo na formação e aprimoramento de leitores.
Propicia aos participantes uma visão abrangente da literatura infanto-juvenil, suas possibilidades e aplicabilidade, permitindo uma troca de saberes regionais.
Tem como objetivo apresentar aos participantes escritores, ilustradores, a literatura e a contacão de histórias e sua função múltipla e multiplicadora de conhecimento.

Estrutura

Praças da Viva, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília, Litoral Norte de São Paulo, Baixada Santista e Marília, promoverão 5 encontros virtuais para treinamento nas temáticas estabelecidas. Os encontrados serão ministrados por importantes nomes da literatura acompanhados pelos Coordenadores das Praças da Viva.

Cada encontro realizará:

- Uma palestra 45 minutos com um escritor.
- Uma roda de conversa de 45 minutos para debate sobre o tema proposto e sua aplicabilidade.
A palestra magna terá duração de 1 hora.


Palestra Magna - "A semiótica no País das Maravilhas."

Praça São Paulo

28/10 das 19h às 20h30

Explora a semiótica no contexto das histórias e a análise da identidade entre signo contido na história e o significado captado pelo receptor. Revisão dos signos contidos na história “Alice no país das maravilhas” de Lewis Caroll, discussão sobre seu significado e percepção das possibilidades de transformação obtidas por meio de suas diversas formas de apresentação.

Conteúdo Programático
- Tríade semiótica
- Semiótica nas comunicações e, especificamente, na contação de histórias para crianças
- Mensagens são objetos, transmitidos por signos e recebidos por meio dos seus significados.
- Os signos contidos na história “Alice no país das maravilhas” e os seus significados

Palestrante: Vania Dohme - Mestre em Educação, arte e história da cultura, doutora em comunicação e semíótica, autora dos livros Técnicas de Contar Histórias I e II.

Palestra Literatura Digital - A importância do on-line para a disseminação do hábito da leitura.

Palestrante: Valdir Cimino - Empreendedor Social, Fundador Viva e Deixe Viver, Sócio Diretor da Cimino Marketing de Propósito. Graduado em Comunicação Social (ESPM) e especializado em Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Pós-graduado em Tecnologia do Ensino (FAAP) e mestre em Ciências da Saúde pela (FCMSCSP). Professor em comunicação Rádio Tv, Internet e audiovisual, gestão do terceiro setor, sustentabilidade e voluntariado corporativo. Diretor voluntário do Instituto Helena Florisbal


Módulo 1 - "Inclusão e diversidade."

Praças Salvador e Porto Alegre

31/10 das 19h às 20h30

O papel das histórias como janela para o conhecimento de diferentes culturas, valorização das diferenças e semelhanças entre os seres humanos e igualdade de direitos. O uso das histórias em diversos ambientes, sua adequação e múltiplas funções.

Conteúdo Programático
- Os valores contidos em narrativas e seu papel formador
- A inclusão e igualdade como um valor inegociável.
- Tipos de inclusões e como lidar com elas de forma a criar um ambiente natural e fraterno.
- A importância da apresentação de diversas culturas e a sua valorização
- Ambiências e encontros para Mediação da Leitura
- A mediação de leitura em biblioteca, escolas, hospitais, presídios, creches, asilos e outros.

Palestra - Sônia Rosa - escritora, mestre em Relações Étnicos Raciais, pedagoga, professora aposentada, contadora de histórias e consultora do letramento racial em escolas da rede privada do Rio de Janeiro. Tem 27 anos de carreira e mais de cinquenta títulos publicados. Muito dos seus livros tem o selo de “altamente recomendado” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Roda de Conversa – Celina Bezerra - formada em Letras Português/Inglês com Especialização em Educação Inclusiva e Educação da Infância com Ludicidade e possui MBA em Gestão de RH. Escritora com quatro livros publicados com temas voltados à Inclusão.


Módulo 2 - "O livro e sua função múltipla e multiplicadora de conhecimento."

Praças Rio de Janeiro e Marília

07/11 das 19h às 20h30

Apresentar as diversas funções e aplicabilidade do livro e sua usabilidade por meio de diferentes títulos e meios. As imagens como meio agregador de sentido e potencializador da transmissão da mensagem.

Conteúdo Programático
- O universo da literatura infanto-juvenil e seus múltiplos usos
- A pluralidade literária aplicada a situações específicas e corriqueiras
- Diagnóstico de necessidades e definição de conteúdo capaz de atendê-las provocando a reflexão e o diálogo.
- As múltiplas falas da imagem e o seu uso mediador.

Palestra – Cris Seixas - Psicóloga, Biblioterapeuta, focalizadora de danças circulares, consteladora familiar sistêmica, mestre em Educação, especialista em Arteterapia.

Roda de Conversa – Sandra Ronca - brincante, catadora de poesia, escritora e ilustradora de Literatura Infantil e arteterapeuta. Com 34 livros publicados, sendo nove como escritora, tem gosto pelo humor e lúdico. Faz uso da palavra como brinquedo na escrita e por vezes, na própria ilustração. Transita por diversas técnicas, experenciando materiais inusitados e diferentes texturas. Apaixonada por metáforas escritas e visuais. Acredita no poder transformador e curativo da Arte e das Histórias.


Módulo 3 - "O melhor livro é aquele que você escolhe."

Praças Recife e Brasília

21/11 das 19h às 20h30

Dar subsídios para a construção do acervo do contador, apresentando elementos para reconhecimento da literatura de qualidade adequada às diversas situações e idade, com os objetivos de encantar, promover e incentivar a leitura e contribuir com a formação do leitor e compreender como estudar uma história que será transmitida com aproveitamento de todo o seu potencial comunicativo.

Conteúdo Programático
- A sacola de opções de títulos e conteúdos literário do narrador.
- A análise crítica do enredo e a reflexão sobre o seu conteúdo.
- Valorização de autores e títulos.
- O encantamento planejado.
- A contação de histórias como formadora de leitores.

Palestra - Andrea Kluge - professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF. Bacharel em Letras/Tradução - francês; licenciada em Letras/Língua Portuguesa e Respectiva Literatura; com especialização em Educação a Distância e em Literatura Infantil e Juvenil. Atuou como Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação / Secretaria da Educação Básica. Atualmente, trabalha com formação de professores nas áreas de leitura literária, literatura para as infâncias e mediação de leitura em encontros presenciais e on line para estados, municípios e instituições de ensino.

Roda de conversa – Ana Carolina Lemos - Escritora. Psicóloga. Arteterapeuta. Contadora de Histórias. Mestre em Ciências da Linguagem- Membro fundadora do Grupo Zumbaiar de Contadores de Histórias. Coordenadora da Formação de Contadores de Histórias do Grupo Zumbaiar desde 2003. Borda com o fio das palavras encantadas em palestras, oficinas, cursos e outros solos.


Módulo 4 - "Provocando o Encantamento."

Praças Litoral Norte e Baixada Santista

29/11 das 19h às 20h30

A preparação para o contador e exploração das diversas formas de narrativas. O uso do lúdico como elemento de captação de atenção, envolvimento, criação e encantamento. Recursos internos e externos disponíveis para potencialização e realização da contação de histórias como um momento mágico.

Conteúdo Programático
- Vínculo e encantamento
- Potencializando o conteúdo da história
- Exemplificar as diversas formas de narrativas
- Práticas Leitoras: contando e lendo histórias
- Lúdico criativo e Leitura na Infância
- Uso adequado da voz e da expressão corporal

Palestra – Leila Garcia - bailarina, atriz, narradora de histórias, terapeuta e educadora corporal. Criadora do Projeto Griot.

Roda de Conversa – Alexandre Camilo - formado em Artes Cênicas com especialização em Teatro Brasileiro, ator, escritor, diretor teatral, contador de histórias e master em Programação Neurolinguística. Trabalha com teatro aplicado à educação, psicodrama, programação neurolinguística e storytelling. É palestrante e especialista em narrativa pessoal e corporativa assessorando marcas e pessoas a histórias de sucesso. Coordena a Praça Baixada Santista da Viva e Deixe Viver.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Sacola Literária 2022

Associação Viva e Deixe Viver

Quem é a Associação Viva e Deixe Viver que oferece o curso? Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1997. Nosso time de voluntários é formado em grande parte por contadores de histórias, que passam por um extenso e qualificado curso de capacitação. Acreditamos que, através da arte de contar histórias para crianças e jovens, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e empáticos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.