O evento já encerrou...
Roda de Conversa: O Museu das Memórias (In)Possíveis conversa com o Coletivo Testemunhos da Pandemia
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Roda de Conversa: O Museu das Memórias (In)Possíveis conversa com o Coletivo Testemunhos da Pandemia

16 mai - 2022 • 20:00 > 22:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Roda de Conversa: O Museu das Memórias (In)Possíveis conversa com o Coletivo Testemunhos da Pandemia

Dia:
16 de maio (segunda-feira)
Hora: 20h 
  

É tempo de falar sobre o luto pela Covid-19?

É tempo de falar sobre o luto pela Covid-19

É tempo de falar sobre o luto 

É tempo de falar sobre

É tempo de falar

É tempo

É 

 

“Eu não disse nada. Eu precisava dizer.” 

 

Entre os dias 16 e 22 de maio, a Semana Nacional de Museus (SNM), que é uma ação da Política Nacional de Museus, chega à vigésima edição com o tema O poder dos museus

 

O coletivo Testemunhos da Pandemia junto com o Museu da Memórias (In)possíveis, inscreve seu trabalho, nesta semana, apostando no poder/potência do museu como um espaço da memória daquilo que o espaço público, no Brasil, tenta, insistentemente, apagar. O Museu da Memórias (In)possíveis é fundado na ética da psicanálise e tem por objetivo desenterrar histórias e memórias das vidas e histórias tornadas invisíveis, sujeitas à morte provocada por uma negligência sistêmica por parte do poder público.

 

O convite para este dia 16 de maio de 2022 é abrir um espaço de escuta sobre o que tem nos impactado neste período pandêmico, que tem como agravante um governo genocida, que não apenas desampara, mas ironiza a dor sofrida pelas inúmeras perdas pela Covid-19 em um ato contínuo de desumanização e barbárie. 

 

Uma parada necessária e urgente na tentativa de resistir ao descaso, à indiferença, ao cinismo, ao ódio, ao horror da imposição do esquecimento e do apagamento de todo e qualquer sofrimento referente às mortes por Covid. Alguns significantes se emprestam a este trabalho de compartilharmos e acompanharmos os ecos e suas reverberações: luto, testemunho, revolta, genocidio, memória, trauma, coletivo.  

 

O "luto" tornou-se outro e, incontestavelmente, com o outro. Expandiu-se, ramificou-se, coletivizou-se. No entanto, é calado. Emudecido. Silenciado. Destituído. Nós também mudamos, mesmo que a gente não reconheça ou perceba, já não somos os mesmos. Os soldados que retornam da guerra marcam bem essa diferença: há um antes e um depois. Infelizmente não podemos ainda nos dizer "pós-pandêmicos", adjetivo tão ansiosamente sonhado. Mas podemos ofertar um lugar ao vazio, nos demorarmos um pouco nesse agora. Principalmente porque todos nós perdemos. E perdemos muito e muitos.

 

Esta roda de conversa torna público o encontro entre o “Coletivo Testemunhos da Pandemia” e o Museu das Memórias (In)Possíveis e convida a todos(as) a instituir um espaço/tempo para escutarmos o que “precisamos dizer!”. Que este momento nos sirva para a reflexão sobre o luto e a luta que tem marcado nossas vivências individuais e coletivas neste país, é o nosso desejo. 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Museu das Memórias (In)Possíveis? Acesse nosso site e redes sociais: 

 

Site | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

 

 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

APPOA - Associação Psicanalítica de Porto Alegre

A Associação Psicanalítica de Porto Alegre, fundada em 17 de dezembro de 1989, nesta mesma cidade de Porto Alegre, tem como alvo permitir a formação de analistas, garantir a qualidade analítica dos seus membros que ela reconheça como analista, bem como sustentar a produção e a difusão do discurso psicanalítico em todas as situações que não comprometem as condições de sua enunciação - ou de seus efeitos. Sua estrutura compreende o trabalho para a transmissão da psicanálise na pólis.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.