Fale com o produtor

O evento já encerrou...

REVOLUÇÃO GENTIL DAS RUAS | Mesa de Conversa

Carregando recomendações...

REVOLUÇÃO GENTIL DAS RUAS | Mesa de Conversa

24 set - 2021 • 17:00 > 24 set - 2021 • 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

REVOLUÇÃO GENTIL DAS RUAS | Mesa de Conversa

24 set - 2021 • 17:00 > 24 set - 2021 • 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

A mesa de conversa “Revolução Gentil das Ruas” propõe importantes discussões sobre nossos espaços públicos com a consciência de que são pequenos recortes em um ambiente amplo e complexo. É proposto um novo olhar para as cidades como um todo, chegando à escala das ruas e das pessoas. Participam da conversa Marcela Guerrero Casas, Guilherme Tampieri, Letícia Sabino, Mariana Gomes, Nívea Sabino e Rita Oening. A mediação é da curadora Eveline Trevisan.


Eveline Trevisan (@evelinetre) é arquiteta urbanista, mestre em ciências sociais e doutoranda em urbanismo. É responsável pela coordenação do Programa de Mobilidade por Bicicleta de BH e produtora do podcast “Cidades Possíveis”, que discute mudanças possíveis em nossas cidades.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eveline-prado-trevisan-841638197/



Guilherme Tampieri (@guitampieri) é apaixonado por Belo Horizonte e pelas possibilidades de construção coletiva advindas dos e nos territórios do município.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/guilherme-lara-camargos-tampieri-b1120b24/



Letícia Sabino (@porondeandeisp) é caminhante, urbanista e administradora com foco em caminhabilidade, urbanismo colaborativo e participação cidadã. Mestre em design urbano e planejamento de cidades pela UCL (University College London), administradora de empresas pela FGV-EAESP, com pós-graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas. Fundadora e presidente do SampaPé!, ONG que tem como objetivo transformar os ambientes urbanos em lugares mais caminháveis junto com as pessoas. Sonhadora e mobilizadora da Paulista Aberta, realiza projetos para promover a cultura do caminhar e humanizar as cidades a partir de incidência política, formações, urbanismo tático, gênero e urbanismo, participação e capacitação cidadã, mapeamento, pesquisa e comunicação.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leticia-leda-sabino-4810b625/




Marcela Guerrero Casas (@GuerreraCasas) nasceu e foi criada em Bogotá, na Colômbia. Morou mais de 10 anos na África e é apaixonada por cidades, espaços públicos e pessoas. Criou uma fundação na África do Sul chamada Open Streets Cape Town (OSTC), que inspirou o surgimento de iniciativas semelhantes em outras cidades africanas. Mudou-se, em 2006, para Joanesburgo e trabalhou também no Zimbabwe, Suazilândia e Quênia antes de se mudar permanentemente para a Cidade do Cabo, em 2011, onde mora atualmente. Faz parte do Conselho Global de Mobilidade do Fórum Econômico Mundial.

@GuerreroCasas

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcela-guerrero-casas-978a6a4b/




Mariana Gomes é gerente de projetos e planejadora urbana na Prefeitura de Fortaleza, Brasil. Trabalha no setor público desde 2013 com projetos para a cidade, relacionados à mobilidade urbana sustentável e segurança viária, projetos de desenho de espaços públicos para pedestres, crianças e comunidades locais, e gestão de resíduos sólidos. Atualmente atua na Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, no Laboratório de Inovação. É mestre em planejamento urbano e regional pela Universidade de Birmingham, tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getulio Vargas e graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/mariana-gomes-97804b18/




Nívea Sabino (@niveasabino) é poeta-slammer, ativista e educadora social. Autora de Interiorana, Nívea Sabino nasceu em 1980 na cidade de Nova Lima (MG), onde reside. Graduada em Comunicação Social, tem uma importante trajetória de ativismo poético no que tange ao enfrentamento do racismo, da lesbofobia, do sexismo e de outras formas de opressão, através da palavra, pelos saraus de periferias. É uma das articuladoras da RodaBH de Poesia e mulher pioneira nas competições de Poesia Falada – Slam’s, em Minas Gerais. É membra fundadora da Academia Nova-Limense de Letras. Em 2019, foi cocuradora do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, com a temática #NarrativasVivas. Nívea Sabino é jurada do Prêmio Jabuti 2020 na categoria “Poesia” e assina o conselho editorial da “Coleção Ouvido Falante – que registra os sons, a voz, a escritura e a obra de poetas da Poesia Falada” em parceria com a editora Impressões de Minas. 




Rita Oenning (@ritaoenning) vive em Florianópolis, onde estudou antropologia no PPGAS/UFSC. Trabalha desde 1992 com projetos criativos com crianças no terceiro setor. Em 2026, fundou com amigos a OSC Usina da Imaginação, onde atua como diretora executiva desenvolvendo projetos criativos com diferentes grupos e populações. Recentemente fundou a produtora Flor do Vento Produções, onde trabalha com cinema, direcionando atenção especial à formação de meninas e mulheres. Dirigiu e produziu, junto com Kurt Shaw, diversos filmes de ficção e documentários, como O “Outro lado do Outro”, “Meninas Coragem”, a Série “Estética de Si”, entre outros. Filha de agricultores, mãe de Helena, adora plantas, gente e invenções.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rita-de-c%C3%A1cia-oenning-da-silva-004608124/




Sobre o Verbo Gentileza

O mundo que vem se descortinando aos poucos no pós-pandemia exige um novo olhar para o outro, para nós mesmos e para a forma de nos colocarmos no mundo. A sociedade se vê diante de novos desafios na forma de se relacionar, de evoluir. E é preciso uma união de pensamentos e forças para revolucionar as novas relações. Precisamos de pessoas inspirando e colaborando com pessoas. Não podemos seguir como antes e abandonar os aprendizados conquistados até aqui.

Nosso tema de 2021 é “Revolução Gentil”, gentil que vem de gente, gente disposta a agir e transformar. O que vai nos tirar do lugar onde estamos e nos levar para um futuro melhor é nossa humanidade, nossa gentileza. E, quando falamos em revolução, queremos romper as barreiras atuais, mas de forma gentil, por meio do diálogo e dos bons exemplos que já existem. Nossa ideia é exaltar aqueles que chamamos de “gentis revolucionários”, pessoas que fazem a diferença na comunidade onde moram e que têm a capacidade de concretizar ações que ajudam a mudar a vida das pessoas. Exemplos assim se multiplicaram no último ano, mostrando que nossa sociedade tem vocação para pensar o coletivo. Acreditamos no poder de criar oportunidades, capacitar e transformar a vida do outro. Isso também é gentileza.

Para fomentar a conexão e a troca de ideias entre aqueles que fazem e os que querem fazer a gentileza ganhar força, nasceu há seis anos, em Belo Horizonte, o Festival Verbo Gentileza. Em praça pública, com programação gratuita e visibilidade para produtores locais e artistas, levando adiante o propósito de juntar pessoas e ideias que contribuam para a transformação da nossa sociedade.

Com a pandemia, nosso festival está acontecendo on-line, nos reinventando sempre e observando todas as mudanças desses longos meses pandêmicos, o amadurecimento da nossa sociedade e o nosso, ampliando as fronteiras e as aspirações do evento.


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Verbo Gentileza :)

O Verbo Gentileza chega à sua 6ª edição com o propósito, cada vez mais claro, de juntar pessoas e ideias que contribuem para a transformação da nossa sociedade. Nascido em Belo Horizonte, a cada ano o projeto se estrutura ao redor de uma temática principal, que se desdobra em uma programação de três dias. O tema de 2021 é "Revolução Gentil".

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.