Login
O evento já encerrou...
RESET
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

RESET

18 jun - 2022 • 20:00 > 19 jun - 2022 • 21:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

SINOPSE: Reunidos para realizar um trabalho sobre a cultura brasileira, um grupo de universitários da UnB é conduzido à uma experiência surrealista dentro de um simulador de realidade que os leva de volta aos anos 80. Mas o que parecia apenas uma experiência peculiar dentro de um aparato tecnológico vai tomando proporções perigosas devido as diferenças culturais, sociais, éticas e políticas entre o passado e o presente. E você, o que faria se pudesse voltar no tempo?

QUANDO? 18 e 19 de Junho

QUE HORAS? Sempre às 20:00 hs

ONDE? VIA PLATAFORMA ZOOM

SOBRE O ESPETÁCULO:


*RELEASE


TERROR NA UNB

     Grupo de jovens da Universidade de Brasília desaparece após uma experiência peculiar na internet


“Após ter acesso ao grotesco material encontrado em gravações de reuniões virtuais nos dispositivos pessoais das vítimas a polícia está em processo de análise das imagens. Segundo fontes, as pistas encontradas até então apontam para uma organização secreta internacional com propósito aterrorizante”. Agora respire, caro leitor. O que você leu até aqui é apenas parte da sinopse de “RESET”, novo trabalho virtual cênico brasiliense que estreia no próximo sábado (18), às 20h, com transmissão em tempo real pelo ZOOM.

A obra é apresentada como um documentário ficcional. Uma definição instigante por abrir questionamentos amplos. Afinal, trata-se de um documentário com elementos ficcionais, ou de uma ficção com traços documentais? A manchete acima é real ou inventada? Ficção ou fato consumado? E caso seja inventada, encontra alicerce na realidade? Quais os limites entre o objetivo e o subjetivo? E, por fim, o mais importante: onde todas estas zonas se misturam dentro do trabalho artístico? 

É com essa rede complexa que, em sua segunda experiência como diretor, Du Oliveira abre múltiplos questionamentos, dentro do universo híbrido das artes cênicas, além de brincar com elementos que vão desde o registro virtual dos atores em tom realista até a abstração total da lógica naturalista, conduzindo seus personagens por caminhos que tornam o tempo e o formato obsoletos. O cenário virtual abrange o que há de mais novo no que tange à comunicação virtual e aplicativos de reuniões remotas, mas também se apropria de imagens anacrônicas de arquivo da TV dos anos oitenta e seus deliciosos, e politicamente incorretos, comerciais televisivos.

Quando aceita o convite para “jogar” RESET, o espectador parece assistir algum tipo de teatro filmado, ou apenas participar de mais uma reunião nas quais esteve ao longo do período de isolamento. No entanto, graças ao prólogo, que sem muita parcimônia anuncia a experiência como um doc, logo o público começa a procurar por pistas escondidas na dramaturgia escrita e virtual para montar o quebra-cabeça retrô-futurista que se assiste na tela.

Fruto de um trabalho colaborativo feito quase que totalmente de maneira remota, Du Oliveira uniu diferentes gerações do teatro local e construiu sua narrativa a partir de jogos, proposições e improvisações dos atores que respondiam, em alguma medida, de maneira pessoal à estas provocações. A partir de então, Du que também assina o roteiro foi encontrando as personas e suas jornadas individuais, sem, no entanto, abandonar a provocação inicial do argumento que pretendia, de alguma maneira não obvia ou fantasiosa demais, proporcionar uma viagem no tempo. “O trabalho partiu de um lugar que queria dialogar com o passado e encontrar as pontes que existem ou não com o presente”, esclarece o diretor.

O resultado que o público poderá conferir de maneira remota no próximo sábado e domingo é distante do que se imaginou no início. Ao longo do processo de construção toda a equipe fez e refez caminhos e redescobriu a própria obra que, de forma colaborativa, impôs sua própria identidade. “Eu entendo que RESET não é uma coisa só. O que ele é depende da forma que você assiste. Da sequência que se escolhe para entregar ao espectador. Cada artista que esteve no projeto tem uma visão pessoal do trabalho e entregou algo seu para ele. Essa versão que será vista agora é uma das possibilidades ficcionais para este documentário falso, mas que reflete a realidade de uma maneira muito clara e direta”, provoca Du, que também considera o trabalho uma crítica ao momento político do país. Segundo ele negar o teor político de RESET seria como se descolar do presente, sem refletir sobre os caminhos que nos conduziram até aqui e sem reformular as expectativas sobre onde podemos estar em alguns anos.


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

IMPORTANTE: A obra pode despertar gatilhos relacionados a ideações suicidas.


FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO E ROTEIRO: DU OLIVEIRA

ASSISTENTE DE DIREÇÃO E DRAMATURGIA VIRTUAL: LEONARDO RODRIGUES

MONTAGEM E FINALIZAÇÃO: VICTOR SANTOS

ELENCO: BRUNO ESTRELA, DIADORIM SILVA, PAULO SOUSA, VICTOR SANTOS e VIOLETA ANDRADE

PRODUÇÃO E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: RAFAEL DE PAULA

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: SILVIA MELLO

STILL: KLAUS ANTÔNIO MIRANDA

FIGURINO: DIADORIM SILVA

MAQUIAGEM: VIOLETA ANDRADE

COREOGRAFIA: PAULO SOUSA

VOZES OFF: ÉRRI TAEK E HELEN DIEB

TRILHA: LOST TAPES OF 88

CONTRIBUIÇÃO MONTAGEM: BRUNO ESTRELA

REALIZAÇÃO: TARJA PRETA COLETIVO61 e BORALAB 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: CASA DE FERREIRO


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Tarja Preta Coletivo61

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.