20 mai - 2025 • 19:00 > 22 mai - 2025 • 21:00
20 mai - 2025 • 19:00 > 22 mai - 2025 • 21:00
Como a África tem se transformado nas últimas décadas e por que é essencial compreendê-la a partir de suas próprias dinâmicas, desafios e potências?
Partindo do princípio de que a África precisa ser compreendida a partir de suas próprias vozes, trajetórias e agências — e não apenas como objeto de estudo —, o curso propõe uma leitura crítica e atualizada da África contemporânea, especialmente a partir dos anos 2000. Abordaremos temas como a criação da União Africana, os desafios políticos recentes, os movimentos sociais, a crescente integração regional (com a AfCFTA, por exemplo), e os avanços culturais e tecnológicos que têm sido protagonizados por uma juventude africana conectada, criativa e insurgente.
Além disso, o curso é atravessado por uma perspectiva decolonial e pós-colonial, que questiona as narrativas ocidentais hegemônicas sobre o continente e valoriza as epistemologias africanas e afrodiaspóricas como ferramentas fundamentais para compreender o mundo de hoje. Com metodologia acessível, as aulas combinam exposições teóricas, análises de casos atuais, dinâmicas e momentos de troca coletiva, proporcionando uma formação crítica e sensível ao contexto africano atual.
"Repensar a África" é um curso intensivo de 4 horas, dividido em dois encontros online ao-vivo, que convida pessoas interessadas em política, cultura, história e relações internacionais a mergulharem nas complexas dinâmicas do continente africano no século XXI. O curso oferece ferramentas para quem deseja compreender a África contemporânea para além dos clichês, reconhecendo suas vozes, desafios e resistências.
Uma compreensão atualizada da África do século XXI, com foco em política, economia, história e cultura;
Capacidade crítica para questionar narrativas estereotipadas sobre o continente;
Conhecimento de marcos históricos e desafios contemporâneos enfrentados por diferentes países africanos;
Referências e autores africanos e afrodiaspóricos para aprofundamento futuro;
Inspiração para pensar a África como centro de produção de conhecimento e transformação.

As inscrições têm três valores, contribua com o quanto puder. Cada valor tem uma quantidade limitada, então pode esgotar.
Lembre-se de deixar as inscrições sociais para quem realmente precisa.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Camila Andrade
Desenvolvendo pós-doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais na UFPB. Research Fellow no Institute for Pan-African Thought and Conversation. Doutora em Ciência Política pela UFRGS e Mestre em Relações Internacionais pela UFSC. Camila trabalha com Ruanda desde 2012, fez pesquisa de campo no país (2015) e gerencia o projeto @camilaafrika (Instagram, TikTok e YouTube).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.