08 nov - 2021 • 20:00 > 11 nov - 2021 • 22:00
08 nov - 2021 • 20:00 > 11 nov - 2021 • 22:00
Será que a Umbanda, em toda sua diversidade, pode ser compreendida apenas levando-se em consideração as casas do eixo Rio x São Paulo?
Não existem terreiros pelo Brasil que declaradamente praticam Umbanda sem precisar de legitimação das casas sudestinas?
Teria a Umbanda nascido no Rio de Janeiro ou esse acontecimento trata apenas de uma expressão da Umbanda?
Pensando nessas perguntas idealizamos um espaço de encontros, de debates, de narrativas sobre a pluralidade da Umbanda, não apenas com relação a suas práticas ou aos seus filhos e filhas mas também com relação aos regionalismos.
A partir do encontro entre a Umbanda do Rio de Janeiro, na figura de Mãe Janaina Daiokah com a Umbanda da Chapada Diamantina, na figura de Pai Nathan de Exu Ventania, propomos através deste webinário a abertura de portas, de mentes e de corações a fim de percebermos as várias Umbandas que existem por esse Brasil.
Com a presença de convidados mais que especiais esperamos contribuir para a ampliação do debate acerca das narrativas que foram e ainda são marginalizadas, dentro e fora de nossa religião, e que a Umbanda seja socialmente percebida de forma mais justa e respeitosa.
WEBINAR REPENSANDO UMBANDA: RESGATANDO HISTÓRIAS DE LÁ E DE CÁ
Mesa 1 - 08/11 - 20:00:
Umbanda de lá e de cá: vivências de Mãe Janaina Daiokah e Pai Nathan de Exu Ventania – mediação Laizza de Oxossi
Mesa 2 - 09/11 - 20:00:
É possível buscar a África na Umbanda? – mesa com Prof. Gildeci de Oliveira Leite e Pai Guilherme Watanabe - mediação Pai Nathan de Exu Ventania
Mesa 3 - 10/11 - 20:00:
Mulheres negras e a resistência ao longo das gerações – mesa com Tia Ira Rezadeira, Elaine Casemiro, Mãe Janaina Daiokah e Clara Rocha – mediação de Laizza de Oxossi
Encerramento - 11/11 - 20:00:
Vai ter peji: memórias, contos e cantos com os nagôs da Chapada Diamantina - S. Daniel de Preto-velho e S. Detinho de Preto-Velho
*Emitiremos certificado para os inscritos – 8 horas totais
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Mãe Janaina Daiokah e Pai Nathan de Exu Ventania
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.