15 mai - 2021 • 10:00 > 29 mai - 2021 • 10:00
15 mai - 2021 • 10:00 > 29 mai - 2021 • 10:00
sobre o curso:
São muitos os condicionamentos que disciplinam nosso mover no mundo. Crescemos em meio a uma educação reguladora, patriarcal e branco-capitalista que busca colocar ordem em nossos corpos sentados em fileiras. Ainda mais se forem corpas femininas: aprendemos a manter os quadris bem encaixados e sentados.
Ah, e de pernas bem fechadas, por gentileza.
Sem gentilezas, reconhecemos que esta educação é a expressão de um ponto de vista em meio a inúmeras possibilidades de relacionar-se e definir-se enquanto corpo. Descobrir estas potencialidades também tem a ver com descobrir tudo o que foi reprimido em nós.
Neste sentido, Rebolar é um ato de Rebeldia. Permitir que nossas corpas fluam em movimentos é nada mais do que permitir-se SER em totalidade. Afinal, nossas corpas são complexos sistemas programados para o movimento, certo?
Devolver aos quadris sua função de grande articulador central de nossos movimentos nos devolve o “jogo de cintura”: destreza em perceber-se, flexibilidade ao se expressar, tudo isso banhado à ativação de nossa energia sexual e forças criativas, a partir do resgate de modos ancestrais de ser e perceber o mundo.
Dentre tantos caminhos que nos articulam a descer até o chão, propomos aqui, em três encontros, associar duas técnicas com grande enfoque em mobilização de quadril e coluna (sim, lembremos que a movimentação do quadril está diretamente ligada à coluna!), e que focalizam a consciência corporal enquanto consciência expandida: o Vinyasa Yoga, prática que prevê a movimentação do corpo em um fluxo contínuo sincronizando a respiração ao movimento, associado a técnicas das danças de quadril de matrizes africanas. Tudo bem digestível, em doses homeopáticas de descontrole da raba com expansão dos movimentos colunares, sob o formato de construção coreográfica. Vai ser gostoso, cremoso e intenso, como todo movimento pélvico merece ser. Porque movimento gera movimento!
Estes encontros são voltados para todes.
1º encontro
Esquenta: Aproximação com as posturas do yoga que favorecem a prática de movimentos de soltura do quadril: trabalho de base/apoio, ativações musculares pélvicas, percepção de encaixes e desencaixes, ativação de centro de gravidade, força dinâmica consciente e ritmo. Em outras palavras, neste primeiro encontro o foco é azeitar a articulação.
2º encontro
Fluxo: Desenvolvimento de posturas que favorecem o alongamento da coluna e abertura de quadris, com torções e evolução para movimentos mais complexos realizados em fluxo.
Ou seja, prepare-se para suar!
3º encontro Marcô: Trabalho de percepção e isolamento de movimentos de tronco e pélvis, percepção do peso dos quadris enquanto gatilho de movimento, travamentos e reverberações. Quadradinho vai tá tendo!
Obs.: faremos rodas de conversa em todos os encontros propondo reflexões acerca dos sentidos das movimentações e troca de percepções pessoais.
Dicas para uma prática delícia:
- Reserve um espaço onde possa se movimentar com liberdade e segurança.
- Dê preferência a roupas leves e confortáveis e que favoreçam as movimentações do quadril. Ou seja, use roupas que te permitam sentir sua bunda balançar.
- Como teremos alguns exercícios com apoios no chão, você pode usar um tapete, mat de yoga, cobertor, toalha ou manta. Certifique-se de que o apoio escolhido seja de material aderente ao solo para não escorregar.
- Procure se alimentar algumas horas antes da aula para não fazê-la de estômago cheio.
Quem faz:
Ana Carolina Toledo
@a.carol.toledo
Sujeita mulher, 38 anos, filha de Felicidade e mãe de Maria Tereza. Profissional do corpo no SESC SP. Pensadora, pesquisadora e acadêmica da raba, com projeto de pesquisa de Mestrado intitulado "Movimento Quadril: dos ricochetes da bunda feminina preta à articulação de subjetividades afrocentradas" (IA UNESP). Especialista em 'Corpo: dança, teatro e performance' pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação. Dançante no bloco afro Ilu Obá de Min (SP). Tenho experiência pessoal e profissional com as corpo-oralidades afro-brasileiras. Pesquiso, em campo, danças tradicionais e urbanas africanas e afro-diaspóricas. Participei do XXXVII Festival del Caribe 2017 (Cuba), interpretando as danças dos orixás e ministrando oficina de danças tradicionais brasileiras.
Michele Mattos
@miamattos25
Sou uma mulher de multiplicidades: instrutora de Vinyasa Yoga , massoterapeuta, jornalista de formação e estudante da pós-graduação em Estudos Brasileiros da FESP SP. Meu corpo carrega minha história, que percorreu pelo balé, jazz, ginástica olímpica, capoeira, danças brasileiras e dança contemporânea. Fui integrante da ‘Cia. Espaço Mágico’; fiz residência artística seguida de apresentação do espetáculo ‘Pontilhados’ do ‘Grupo Experimental’; e integrei o elenco da performance ‘Brita’ com direção de Luciane Ramos.
Informações:
Valor: R$90
Datas: 15/05 + 22/05 + 29/05
Horário: 10:00 as 12:00 hs
INSCRIÇÃO SOCIAL: se você quer fazer este curso mas não dispõe de recursos financeiros no momento, mande um e-mail para [email protected] contando um pouquinho de você e como esse conteúdo pode ser importante <3 Serão disponibilizadas 1 bolsa integral a cada 5 inscrições pagas!
Curso online e ao vivo, via plataforma Zoom
Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas para quem estiver inscrite (vídeo disponível no drive por um mês após a realização do curso)
Emissão de certificado de participação para quem assistir às aulas ao vivo.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

BRAVA
A Brava é um coworking e espaço cultural de mulheres para mulheres.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.