O evento já encerrou...
Raiz - Festival de Aprendizagem Autodirigida
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Raiz - Festival de Aprendizagem Autodirigida

14 jun - 2021 • 09:00 > 20 jun - 2021 • 22:00

Evento Online

Descrição

Faça parte do FESTIVAL RAIZ! De 14 a 20/06, você está convidado a assinar um manifesto, usufruir de ofertas de conteúdos e viralizar desafio em redes, tudo para despertar um novo olhar para a aprendizagem e a Educação na sociedade brasileira.


INICIATIVA

Criado por membros do Masters of Learning, o MoL, o Festival Raiz busca reconectar você com sua capacidade inata de aprender, a partir do seu próprio interesse, sobre o tema que está vivo dentro de si. Com base nessa intenção, você como aprendiz estrutura sua exploração pelo saber, em um processo significativo para si mesmo. Um movimento em sintonia com as demandas do futuro do trabalho e da educação.


MOVIMENTO

Considerado uma das vozes mais ativas e influentes sobre o tema no país e fundador do Masters of Learning, o MoL, Alex Bretas convidou os participantes do programa para criarem um movimento que fosse um “divisor de águas” da Aprendizagem Autodirigida no Brasil. O motivo? 


“Desconstruir as crenças na educação compulsória e na necessidade do ensino para aprender não é uma tarefa fácil. Iniciativas como o Festival Raiz têm o poder de levar a ideia da aprendizagem autodirigida para um outro patamar. E isso é fundamental para transformar a educação que conhecemos hoje”. 


Ele lembra que o movimento da autodireção ganha força globalmente. “Vejo que o Raiz vem em um momento de profusão de iniciativas de cultura de aprendizagem e aprendizado autodirigido ao redor do mundo. Recentemente, tivemos o SDE Weekend, promovido pela Aliança Internacional de Educação Autodirigida, e também o Festival From Control to Culture, realizado pela nōvi aqui no Brasil”, explica. 


Desafio feito, desafio aceito. Cerca de 20 voluntários se uniram de forma colaborativa e estruturaram em duas semanas, do zero e sem investimento financeiro, um festival com quatro frentes: o convite para assinatura de um MANIFESTO ao longo da semana; um FESTIVAL com ofertas de diversos conteúdos; um DESAFIO em redes, que resultará em milhares de histórias das pessoas se lembrando do que amam aprender e nem se deram conta disso. E uma extensão da experiência, com mini grupos de aprendizagem, os chamados LEARNING PODS.



MANIFESTO

O Manifesto Raiz é fruto da construção coletiva de pessoas que resgataram o poder da sua aprendizagem autodirigida e criaram histórias e trajetórias únicas. O documento reúne perspectivas diversas em um convite central para ser assinado: reconhecer seu poder pessoal de decidir o que, como e quando quer aprender. “Aprender faz parte da nossa vida desde sempre e é a forma mais natural e inerente de sermos e agirmos como humanos”, explica Gustavo Mayrink, um dos líderes da produção do manifesto e idealizador do nome do festival. 



FESTIVAL DE OFERTAS

Descubra e viva o espírito da aprendizagem autodirigida de forma prática.

Teremos diversos encontros síncronos online com partilhas de experiências, conteúdos e práticas, (seja como oficina, roda de conversa, talk, encenação ou outros) que permitem a você se reconectar com o aprendiz que vive em cada um de nós. Essa agenda segue o conceito “open space”, criada a partir da oferta dos próprios interessados no dia 14/06, das 16h às 18h, e será disponibilizada no site do Festival Raiz.


LEARNING PODS

Para aprofundar ainda mais a experiência de aprendizagem autodirigida, também serão oferecidos LEARNING PODS. “São grupos criados dentro do Festival, que se reúnem em torno de um tema específico, com objetivo de criar uma conexão mais significativa e um processamento mais profundo do aprendizado através de incentivo, reflexão e troca entre os membros”, explica Lilian Duarte, uma das líderes dessa frente. Qualquer pessoa pode facilitar ou participar de um Pod, e será apoiado por um dos membros do MoL durante a realização desses espaços coletivos de aprendizagem e transbordamento da experiência do Festival Raiz. Os detalhes podem ser encontrados no site do Festival Raiz a partir do dia 14/06. 


DESAFIO

Por falar em redes sociais, não podia faltar um DESAFIO em redes sociais. “A gente já viu o pessoal tomando balde de gelo na cabeça por uma causa linda, e outros desafios. E se contassem suas histórias sobre o que amam aprender e ainda convidassem outras pessoas para fazerem o mesmo? Isso é autodireção na veia”, conta Maria Clara Lopes, uma das líderes dessa frente. 

O desafio é simples: um vídeo, postado no seu perfil de rede social, convidando outras pessoas a fazerem o mesmo, e a assinarem o manifesto, sempre com a assinatura das hashtags #raizdaaprendizagem #autodireçãoéraiz. 


SAIBA MAIS

Site Oficial: https://festivalraiz.com.br (com atualizações todos os dias durante o festival)
Instagram: https://instagram.com/festival.raiz

Workshop de agenda do Open Space: 14/06, das 16h às 18h, via Zoom. 


Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Raiz - Festival de Aprendizagem Autodirigida

Raiz - Festival de Aprendizagem Autodirigida

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.