20 jul - 2024 • 09:00 > 20 jul - 2024 • 12:00
20 jul - 2024 • 09:00 > 20 jul - 2024 • 12:00
Com
Rafael Werner Lopes
20 de julho/24, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla-Zoom
(Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares.
Carga horária: 3 horas.
Público-alvo: estudantes de psicologia, profissionais de psicologia e público em geral.
Inscrições: exclusivamente pelo Sympla (encerradas 30 min. antes do horário do evento)
30% do valor arrecadado será destinado para doação às vítimas das enchentes
O texto "Além do princípio de prazer" (Jenseits des Lustprinzip) de 1920, através da radicalidade de suas investigações, precipita o pensamento numa modificada constelação conceitual metapsicológica desde a qual a psicanálise, em sua sempre aberta e inconclusa tarefa de compreender o humano, se constitui e pode se transformar.
A ideia de uma força, lei ou princípio que age como força determinante sobre as dimensões somática e psíquica abala as cosmovisões que pressupõem a autodeterminação como essência humana. A partir do reconhecimento da presença de forças demoníacas, coercitivas e estranhas, que influenciam na forma como vivemos, precisamos reposicionar a história de toda a humanidade e avaliar a possibilidade de ser a vontade humana movida por um princípio que não controlamos. Esse princípio determinante pode se estruturar como força que impele ao prazer, mas isso pode revelar também a presença de algo ainda mais originário, que vai além do prazer e revela este como seu desdobramento possível. Então, aí podemos pensar um estado de quietude como ponto de atração permanente da vida. A pulsão de morte se inscreve nessa tendência de regresso a esse hipotético passado.
Objetivos:
O minicurso tem o objetivo de desenvolver reflexões sobre o tema da pulsão de morte desde a problematização da compulsão à repetição. Para a realização desse intento, a atividade será concentrada na apresentação do texto freudiano "Além do princípio de prazer" (1920), em sua articulação com a biologia, a filosofia e a literatura.
Conteúdo
Referência
FREUD, S. Além do princípio de prazer (1920).
- Rafael Werner Lopes: professor e psicanalista. Doutor em Filosofia (PUCRS, 2011). Mestre em Filosofia (PUCRS, 2004). Graduado em Filosofia (PUCRS, 2002). Com áreas de concentração em ética e antropologia, o autor pesquisa a filosofia do idealismo e do pós-idealismo alemão a partir de temas como liberdade, ser humano, natureza e conhecimento. Leciona, entre outras, as disciplinas de Antropologia Filosófica, Ética, Filosofia Moderna e Contemporânea. É professor da Faculdade ATITUS EDUCAÇÃO. É membro da Associação Livre Psi - Psicoterapia e Psicanálise: clínica e pesquisa (ALPSI). Publicou os livros Antropologia e moral em L. Feuerbach. Sobre felicidade e liberdade e filosofia alemã: perspectivas antropológicas. É membro associado do CEPdePA (Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre). Atua na clínica em psicanálise em consultório particular.
Atendimento on-line da secretaria: [email protected] ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
*15 minutos antes do início do curso você deve fazer check-in na sala através do Sympla.
O link (botão) de acesso encontra-se no corpo do e-mail com a confirmação da sua inscrição.
Veja no e-mail recebido após a inscrição as instruções para conferir como acessar o evento.
É recomendado ter o aplicativo Zoom instalado - faça a instalação através do link disponível no Sympla ou na sua loja de aplicativos.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) há 60 anos representa psicólogos e estudantes de Psicologia e promove o intercâmbio com a comunidade, profissionais e instituições, com oportunidades de estudos e aperfeiçoamento em comitês, cursos, palestras, jornadas, mostras científicas, prêmios e atividades culturais. Uma entidade civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, trabalhando para o desenvolvimento da psicologia e da coletividade.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.