Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Provocações Marginais

Carregando recomendações...

Provocações Marginais

24 jun - 2025 • 22:30 > 28 jun - 2025 • 17:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Provocações Marginais

24 jun - 2025 • 22:30 > 28 jun - 2025 • 17:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento


Provocações Marginais é uma atividade desenvolvida pelo Coletivo Margem Psicanálise – Fortaleza – CE que tem por intuito engajar ativamente a comunidade psicanalítica nas clínicas públicas e na formação de psicanalistas periféricos/as. Em uma metodologia aberta e em movimento, o Coletivo endereça uma breve provocação a um/uma psicanalista com quem estabelece laços transferenciais e lhe solicita que reenvie a provocação a um terceiro/a, que então assume a função de interlocutor/a. Compondo uma estrutura em cadeia, as Provocações Marginais assim pretendem ampliar as redes transferenciais para além dos limites estabelecidos pelos membros do coletivo, abrindo espaço para falas não contabilizadas de antemão.

As Provocações Marginais igualmente constituem a dimensão da sustentabilidade do projeto de Formação Pública na Margem, o qual inicia seu segundo ciclo no ano de 2025, acolhendo quatro interessados/as em disponibilizar suas escutas em nossa clínica pública. Tal proposta não tem caráter titulatório e/ou habilitante, restringindo-se a investigar efeitos formativos locais e singulares em jogo na construção coletiva de uma clínica territorializada, no decorrer de um ano.

As Provocações abaixo se desdobram a partir de perguntas surgidas ao longo do primeiro ciclo formativo, de 2024: seria suficiente a mera oferta de escuta psicanalítica a quem não pode pagar? Quais são os riscos, implicados em tais ofertas, em reafirmar a precariedade do trabalho de jovens analistas periféricos, no contexto de desmonte das políticas públicas e do Estado? Em que medida a divisão entre análise terapêutica e análise de formação, reeditadas pelas clínicas ditas ‘sociais’, compreende uma divisão de classes entre analista iniciante e analista de analista, tão comum na história do movimento psicanalítico?

Tendo em vista esses e outros impasses, todos os valores arrecadados via Provocações Marginais serão revertidos para o investimento na Formação Pública na Margem, com auxílios que permitam o deslocamento e a alimentação dos membros do Coletivo engajados no ciclo de 2025. Trata-se, portanto, da instauração, contínua e em ato, de uma economia política alternativa para a formação do psicanalista, que propicie o enfrentamento das desigualdades econômicas e sociais a envolver as trajetórias de jovens psicanalistas periféricos.


Arte gráfica de Larissa Vasconcelos

Ilustrações baseadas nas esculturas "para dar nomes as coisas" e "pretexto para te encontrar", de Flávio Cerqueira


Evento Online pela plataforma zoom

Investimento:

Tarifa cheia: 300 reais

Estudantes, pessoas racializadas, generificadas e PCDs: 150 reais

Isenções (10 vagas): mediante envio de breve justificativa para o email [email protected]


  1. O que pode uma psicanálise na cidade? Limites e desafios da escuta territorial em Fortaleza- CE.

data: 26.04.2025

(sábado, 10h às 12h)

Provocação endereçada a Emília Broide.

Interlocução de Sandra Torossian


Texto-base: 

BROIDE, E. Porosidades clínicas: diálogos entre a psicanálise e a saúde coletiva In: A Psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções. BROIDE, J; BROIDE, E. São Paulo: Escuta, 2024.

TOROSSIAN, S. A escuta psicanalítica em contextos de crueldade. Clín. & Cult.,  São Cristovão ,  v. 8, n. 2, p. 21-33,  dez.  2019 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-25092019000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  31  mar.  2025.


  1. Com a oferta, cria-se a demanda? Sobre o início da clínica em contextos precarizados.

data: 10.05.2025

(sábado, 10h às 12h)

Provocação endereçada a Gabriel Tupinambá.

Interlocução a confirmar


TEXTO-BASE: TUPINAMBÁ, G. A Economia política da prática clínica In: O desejo de psicanálise: exercícios de pensamento lacaniano. São Paulo: Boitempo, 2024.


       3.   Inconsciente racista ou inconsciente racializado? re-situando conceitos fundamentais desde as clínicas públicas.

data: 24.05.2025

(sábado 10h às 12h)

Provocação endereçada a Érico Andrade.

Interlocução: José Damico


TEXTO-BASE: Andrade, E. Do pardo ao preto: por uma subjetividade reenegrecida e singularizada In: Negritude sem identidade. São Paulo: N-1 Edições, 2023.

GALINDO, C. Pretoguês In: Latim em Pó: um passeio pela formação do nosso português. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.


4. Nas margens do Estado: coletivos de psicanálise e políticas públicas

data: 07.06.2025

(Sábado 10h às 12h)

Provocação endereçada a Adriana Marino

Interlocução: Clarice Paulon


TEXTO-BASE: MARINO, A. S. Uma verdade recalcada In: A Psicanálise nas políticas públicas: bem-estar e mal-estar social. São Paulo: Blucher, 2024.


  1. Settings, enquadres e outras leituras: as clínicas públicas em suas variações

data: 21.06.2025

(sábado 10h às 12h)

Provocação endereçada a André Nader

Interlocução a confirmar


TEXTO-BASE: 

LACAN, J. Variantes do tratamento-padrão In: Escritos. Rio de Janeiro: J Zahar, 1998.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Margem Psicanálise

A Margem é um coletivo de psicanalistas que tenta criar e viabilizar uma clínica pública e propor estudos psicanalíticos que façam interlocuções entre psicanálise e demandas atuais, que estejam voltadas para uma psicanálise mais democrática e dentro de seu tempo e local. Ou seja, aqui investiga-se as possibilidades teóricas e práticas de uma clínica pública descolada do centro (seja ele geográfico ou epistemológico).

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.