Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Projeto de Extensão Literatura e Filosofia - "A confissão da leoa" por Gláucia Lelis Alves

Carregando recomendações...

Projeto de Extensão Literatura e Filosofia - "A confissão da leoa" por Gláucia Lelis Alves

21 jun - 2023 • 17:00 > 21 jun - 2023 • 18:45

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Projeto de Extensão Literatura e Filosofia - "A confissão da leoa" por Gláucia Lelis Alves

21 jun - 2023 • 17:00 > 21 jun - 2023 • 18:45

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

Especificidade desse evento:

1) 21-06-2023, 17h às 18h30, no Canal UFG  - Projeto Literatura e Filosofia - discussão sobre o livro "A confissão da Leoa" de Mia Couto. Apresentação da Profa. Dra. da UFRJ Gláucia Lelis Alves
 
A partir da leitura do livro de literatura de Mia Couto, "A Confissão da Leoa", a professora Gláucia Lelis Alves, que é professora da UFRJ, do Serviço Social, faz uma discussão interseccional com a filosofia, trazendo conhecimentos acadêmicos para a comunidade em geral.

Resumo do projeto como um todo:
Projeto de leitura e produção de texto interdisciplinar, com o propósito de compartilhar com a comunidade externa as nossas discussões acadêmicas. É um projeto integrado com o projeto de pesquisa "Filosofia e Cidadania", bem como com a Coletiva Feminista GSEX.

Justificativa:
Nesse projeto, há professoras e professores da pós-graduação, da graduação, tanto da UFG, quanto de outras universidades, além de estudantes, técinicos/as e membros/as da comunidade. Ele articula pessoas de áreas diferentes no intuito de problematizar filosoficamente livros de literatura. É um momento de partilha entre acadêmicos e a sociedade, principalmente porque a ação de discussão será transmitida online e sua gravação será mantida no canal da UFG.
Fundamentação Teórica:
Os trabalhos de filosofia têm sido desenvolvidos de dois modos: ou a partir da história da filosofia, ou através da discussão temática. Em ambos os casos há valorização da originalidade e utiliza-se recursos, tais como técnicas de contestação, de amplificação, de aplicação e de síntese de ideias. Dessa maneira, em filosofia, valoriza-se mais as perguntas e os processos, do que propriamente as soluções. Sem apresentar um método definitivo que permita a comprovação absoluta das conclusões de seus argumentos, a filosofia caracteriza-se como uma expressão criativa, como um processo que tece ideias. Se por um lado, a própria filosofia pode ser compreendida enquanto literatura das possibilidades, por outro lado, discussões filosóficas profundas podem ser suscitadas a partir da literatura e isso pode ocorrer especialmente através da problematização, a partir de pontos de vista diferentes, elaborados por pessoas de áreas diferentes.
Metodologia:
A cada 6 meses, trabalharemos com um livro. Prevemos 2 encontros virtuais que serão gravados e apresentados no canal UFG, para a discussão do livro em pauta. Um encontro será coordenado pela pessoa que propôs a leitura do livro, o segundo encontro será feita discussão coletiva, com todas as pessoas envolvidas, com elementos da área de conhecimento de cada pessoa. Posteriormente, faremos uma reunião para decidirmos o tipo de escrita (artigo, capítulo de livro, livro, poema, etc). Haverá apresentação em eventos acadêmicos. Por fim, faremos uma reunião para sugestões e votação do próximo livro (cada pessoa poderá dar dois votos). O primeiro livro que será discutido é “O segredo da Leoa” de Mia Couto. A primeira discussão ocorrerá no dia 21/06 e será coordenada pela Profa. Dra. Gláucia Lelis, da UFRJ. A discussão coletiva está prevista para o dia 28/06. Esse livro foi pensado, pois uma história pode ser escrita de acordo com a subjetividade de cada personagem. A sugestão inicial de produção é a seguinte: escolheremos uma história (real ou fictícia) e cada pessoa irá escrever sob a perspectiva de cada personagem. Mas esse modo de produção deverá ser dicutido e votado.
Referências:
COLANTONI, Ana Gabriela. "A filosofia enquanto arte: um pé no possível" in: "Pasquim Feminista", vol. 6, 2022. COLANTONI, Ana Gabriela. "Filosofia: literatura das possibilidades" in: "Filosofia Goiás"(Podcast), 2022. COUTO, Mia. "A confissão da Leoa". São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Objetivos Gerais e Específicos:
Objetivos Gerais: Tornar conhecimentos específicos acessíveis para a transformação da realidade concreta, divulgar a Universidade. Objetivos Específicos: O objetivo desse projeto é o de partilhar com a comunidade conteúdos acadêmicos a partir de livros literários.
Resultados Esperados
Espera-se uma produção diversificada: vídeos disponibilizados no canal UFG (que já está acordado) e outros tipos de produções que precisarão ser acordados, tais como artigos e capítulos de livros.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Coletiva Feminista Gsex

Coletiva Feminista coordenada por Meire Carvalho, professora da UFG (Câmpus Goiás). Essa coletiva possui atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.