22 abr - 2024 • 19:00 > 03 mai - 2024 • 19:00
22 abr - 2024 • 19:00 > 03 mai - 2024 • 19:00
Assim como em 2023, o Projeto
Portinari inicia o ano abrindo ao público seu programa de Formação de
Educadores na área de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento.
A formação será 100% on-line e gratuita.
As pessoas que tiverem 75% de
presença ou mais receberão certificado (12h) de participação e poderão se
habilitar para uma formação complementar e presencial na sede do Projeto
Portinari (4h) tendo a possibilidade de poderem atuar, de modo remunerado, como
monitores e arte-educadores das exposições itinerantes planejadas pelo Projeto
Portinari para 2024.
A Formação on-line terá duração de 2 semanas, das 19h às 20h30, contará com intérpretes de Libras e a cada 2 dias será abordado um
eixo diferente:
Tema: A Arte como Direito Humano e Força
Emancipatória
Maria Ignez Zuccon Mantovani Franco – EXPOMUS
Aula 2: CulturAção: Projetos que Resgatam e Emancipam - acesse:
Solanda Steckelberg – Centro Cultural Tatajuba
Tema: A Diversidade na Obra de Portinari
Aula 3: A Representação dos Negros na Obra de Portinari - acesse: https://www.youtube.com/watch?v=y0hCq5uvZB0
Luiz Carlos Zeferino – USP / Amauri Albino da Silva – Autor e Professor
(24/abr entre 19h e 20h30)
Aula 4: A Representação das Mulheres na Obra de Portinari - acesse: https://www.youtube.com/watch?v=DMsrACSgDPk
Ianna Fletcher – Projeto Portinari
Tema: O Fazer Artístico: Restauro, Conservação, Preservação e Divulgação de Acervos.
Julio Moraes – Museu Casa de Portinari
Aula 6: 20 anos do Catálogo Raisonné "Candido Portinari
- Obra Completa": um Marco na História da Arte Brasileira -
Noélia Coutinho – Projeto Portinari
(30/abr entre 19h e 20h30)
Tema: Memórias e Afetos Portinarianos
Aula 7: Vida e Arte nas Fotografias de Candido Portinari -
Telma Bonniau – Projeto Portinari
(02/mai entre 19h e 20h30)
Aula 8: Reencontro - acesse:
Denise Portinari – PUC RIO
(03/mai entre 19h e 20h30)
Mediação:
- Lizandro Ribeiro - Projeto Portinari
- Ianna Fletcher – Projeto Portinari
Conheça nossos palestrantes:
Maria Ignez Zuccon Mantovani Franco
Doutora em Museologia pela
Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de
assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de
arte, cultura, ciência e meio ambiente; desenvolve projetos de planejamento,
criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.
Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho do Patrimônio
Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM - do Ministério da
Cultura, entre 2014 e 2019. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa
do Estado de São Paulo (2021|2022) e do Grupo de Facilitadores do Fórum
Brasileiro pelos Direitos Culturais. Membro do Conselho Consultivo da
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE e do Conselho
Consultivo do Programa Imagine Brasil da Fundação Dom Cabral. Coordenadora de
Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação
Brasileira de Gestão Cultural |ABGC e a Universidade Candido Mendes. Agraciada
pelo Ministério da Cultura com a "Ordem do Mérito Cultural",
concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017. Nomeada pelo Ministério da Cultura
da República Francesa “Chevalier dans l'Órdre des Arts et des Lettres”, em
2019. Recebe a Medalha do Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri,
outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2021. Agraciada com a
Medalha Tarsila do Amaral pela contribuição à Cultura do Estado de São
Paulo, em 2022.
Solanda Steckelberg
Fundadora do Instituto Tatajuba e
Instituto Vivas, empreendedora cultural e social, sócia das empresas Vivas
Cultura e Esporte e Babaçulandia. É formada em Jornalismo e Relações
Públicas pela PUC Minas, possui especializações em Comunicação e Gestão
Empresarial e Gestão do Patrimônio Cultural pelo IEC – Instituto de Educação
Continuada, além de cursos na ENAP - Escola Nacional de Administração Pública
em Brasília-DF, onde concluiu um curso de extensão na área de planejamento e
gestão pública. Em agosto de 2013, ganhou pela revista Mercado Comum, na 7°
edição do Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico, a medalha
Governador Israel Pinheiro – Destaque do Empreendedorismo de Minas Gerais.
Também recebeu pelo Governo de Minas a Medalha da Inconfidência. Possui 28 anos
de atuação profissional na área cultural, foi Subsecretária de Cultura do
Estado de Minas Gerais, Superintendente de Negócios Culturais e Esportivo do
Banco Bonsucesso, Presidente da Fundação Clóvis Salgado- FCS, onde também
trabalhou como Superintendente de Comunicação e Diretora de Programação e
Promoção. Foi também Diretora de Ação Cultural da Fundação Municipal de Belo
Horizonte, Empreendedora Pública do Governo de Minas Gerais, professora
universitária, membro da CNIC - Comissão Nacional de Cultura do Ministério da
Cultural e de vários conselhos e comissões, produtora e gestora cultural
independente.
Luiz Carlos Zeferino
Mestre em Linguística Aplicada
pela PUC-SP, Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia,
Comunicação, Letras e Artes -FAFICLA, também pela PUC-SP, onde cursou Design. É
pesquisador de mestrado no Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética
e História da Arte, PGEHA/MAC-USP e doutorando do Museu de Arqueologia e
Etnologia da USP. Foi bolsista do Educativo Museológico do MAE-USP,
desenvolvendo o projeto Kit Didático Africano e Afro-brasileiro.
Amauri Albino da Silva
É autor, possui graduação em Letras- Português e Inglês
pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2018). Possui experiência
na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.
Ianna Fletcher
Escritora e pesquisadora
internacional. Participou de eventos culturais em Viena, Áustria, e exibiu seu
trabalho "Lindas Nuances" Weltmuseum Wien. Sua obra faz parte do
acervo da biblioteca da Universidade de Viena. Participou da Freedom Con2022,
realizada no Underground Railroad Education Center, Nova York. No Projeto
Portinari, atua como coordenadora de monitoria. Seu trabalho abrange a formação
de monitores e educadores de arte. Contribuiu na concepção das exposições
"PortinariAnas” e “Portinari e a Afrobrasilidade" para o ano de 2024.
Além disso, seu trabalho inclui a preparação de material de capacitação para
expositores e educadores. Em 2023, foi curadora e palestrante no Ciclo de
debates do Portinari Negro, no Festival Literário Internacional FliParacatu.
Julio Moraes
Conservador-restaurador de
bens culturais, graduado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações da
Universidade de São Paulo, especializado pelo Centro Churubusco (México),
ICCROM (Roma) e com diversos cursos complementares. Em atividade desde 1977,
inicialmente no Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo
e no Museu de Arte Contemporânea da USP. Desde 1986 atua com a empresa Julio
Moraes Conservação e Restauro Ltda., em que uma equipe altamente especializada
de restauradores e técnicos executa intervenções de restauro e conservação
preventiva em monumentos tombados e acervos de museus e coleções privadas,
abrangendo pintura mural e de cavalete, imaginária sacra, escultura, talha e
pintura policromada sobre madeira, elementos tecnológicos históricos e apoio ao
restauro arquitetônico. Desde 2012 atua também com a firma Julio Moraes
Consultoria Ltda., especializada na elaboração de estudos, projetos, apoio e
assistência em preservação de patrimônio cultural para empresas e instituições
públicas e privadas. Organizador e ex-professor do Curso de Graduação em
Conservação e Restauro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autor
de ampla obra técnica, catálogos de exposições e publicações especializadas.
Coordenou o projeto de restauro dos bens artísticos integrados da Igreja Matriz
de Nossa Senhora Candelária de Itu.
Noélia Coutinho
Gestora do
Acervo, Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro (PUC-Rio), e pós-graduada em História da Arte e Filosofia
Contemporânea pela mesma instituição, e em Artes Visuais pela Universidade
Estácio de Sá. Colabora com o Projeto Portinari desde 1982 na área de Acervo.
Coordena a equipe do Acervo, que compreende o registro e autenticação de obras
do artista, a área bibliográfica e iconográfica. Participou de projetos como as
publicações Candido Portinari – Catálogo Raisonné / Catalogue Raisonné e
Candido Portinari: O Lavrador de Quadros; as exposições “Portinari:
retrospectiva no MASP (1997)”, “Portinari na BM&F: o trabalho como tema
no espaço Cultural da BMF”, São Paulo (2004), “Portinari em Israel”, no Centro
de Cultura Judaica, SP (2010), das exposições itinerantes “Guerra e Paz”
(2010-2015) e “Portinari Ilustrador”, na Embaixada de Brasília (2022). Atuou no
acompanhamento técnico da restauração dos painéis de Candido Portinari do Banco
Central do Brasil (2007-2008) e na coordenação para execução do mosaico “Jesus
entre os Doutores”, de Portinari, para a Igreja Sagrado Coração de Jesus da
PUC-Rio (2006-2009).
Telma Bonniau Gitirana
Documentalista, socióloga,
com pós-graduação em Fotografia, Memória e Comunicação pela Faculdade Cândido
Mendes. Atua como profissional de organização de acervos de filmes e
fotografias e gestão de Banco de Imagens desde 1987. Trabalhou como
pesquisadora de História no CPDOC/ FGV e foi coordenadora-técnica do Banco de
Imagens Petrobras, pela Associação Cultural Candido Portinari (ACPP). Desde
fevereiro de 2022 está na equipe do Projeto Portinari desenvolvendo as
atividades de revisão do acervo iconográfico de Candido Portinari e de inclusão
de novas imagens no acervo do Projeto Portinari.
Denise Portinari
Graduada em Psicologia (Puc-Rio,
1984), e tem Mestrado (Puc-Rio, 1987) e Doutorado (Puc-Rio, 1998) em Psicologia
Clínica, com Especialização em Saúde Mental (Instituto Psiquiátrico Pedro II,
1989). Atua como psicanalista (desde 1993) e como professora do Departamento de
Artes e Design da PUC-Rio (desde 1998). É líder do grupo de pesquisa
Grupo Barthes.
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Projeto Portinari
O Projeto Portinari é uma iniciativa criada por João Candido Portinari em 1979. Seu objetivo principal é resgatar a obra do renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962) e torná-la acessível ao público. O projeto busca preservar e democratizar a rica contribuição artística e cultural de Portinari.
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