Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Produção de presença na literatura, nas artes e nas mídias

Evento encerrado

Produção de presença na literatura, nas artes e nas mídias

11 mai - 2023 • 19:00 > 25 mai - 2023 • 21:00

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

O minicurso será ministrado pela profa. Greicy Pinto Bellin, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE e líder do grupo de Estudos de Presença, registrado no CNPq.

Em 2004 se deu a publicação de Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir, de Hans Ulrich Gumbrecht, na época professor catedrático de Stanford e até hoje um dos principais pensadores da contemporaneidade. Nesta obra, o autor propõe uma nova forma de recepção dos objetos culturais por meio dos conceitos de presença e experiência estética, que apontam para leituras mais fluidas e livres do vício da interpretação, a principal característica do que ele chama de paradigma hermenêutico. 

A palavra "hermenêutica" vem de Hermes, o deus mensageiro da mitologia grega, a qual nos relata que o significado das mensagens eram alteradas por este deus no momento de sua transmissão. Algo semelhante se observa no campo das Humanidades, em que os objetos culturais, entre eles os textos literários, os quadros e as músicas, são sempre lidos em busca de um sentido que, na maioria das vezes, não corresponde ao que está sendo realmente veiculado pelo texto. Baseado nesta percepção, Gumbrecht irá propor uma leitura que deixa em segundo plano a atribuição de sentido característica do paradigma hermenêutico para que outros elementos artísticos possam ser contemplados. Dentre estes elementos, destacam-se o ritmo, a performance e a ambiência, bem como demais recursos que, uma vez identificados e mapeados, tornam mais prazerosa a experiência da recepção artística, facilitando seu ensino em ambientes escolares. São estes elementos que o presente minicurso se propõe a explorar, considerando o interesse por novas formas de recepção de objetos culturais a partir da emergência do mercado de ensino digital e sua expansão, além dos efeitos da pandemia da COVID-19, que impulsionou os seres humanos em uma busca por dimensões mais palpáveis e tangíveis de apreciação da arte e da cultura em geral. 

O minicurso se destina a alunos de graduação e pós-graduação da UNIANDRADE e demais instituições, professores da educação básica e demais interessados no fenômeno da presença e em formas alternativas de se ler os objetos culturais. O enfoque principal será dado ao texto literário, mas filmes, séries, quadros e músicas também serão analisados visando o enriquecimento da perspectiva abordada. 

O minicurso, que será online em plataforma ainda a ser definida, será dividido em três encontros, de 2h cada, em que serão explorados não apenas a teoria esboçada por Gumbrecht em seu livro, mas análises de textos literários, quadros, músicas e séries que provocam experiência estética e nos permitem explorar a dimensão da presença. O cronograma está dividido da seguinte forma, com aulas nos dias 11/05, 18/05 e 25/05, das 19h às 21h, sendo sujeito a alterações:

 

11/05: Apresentação da carreira intelectual do prof. Gumbrecht e primeiro capítulo de Produção de presença

Encenação dramática de "Uma vela para Dario", de Dalton Trevisan, por Mauro Cristiano Morais

O conceito de presença 

O conceito de Stimmung: música Morena de Angola, de Clara Nunes  

Quadro "Caminhante sobre o mar de névoa", de Caspar David Friedrich 


18/05: Segundo e terceiro capítulos de Produção de presença 

Encenação dramática de "O acrobata da dor", de Cruz e Sousa, por Fátima Ortiz (Pé no Palco)  

Os conceitos de ritmo e performance

Série Uma nova mulher, da Netflix  

Quadro "Pequena paisagem rítmica", de Paul Klee  


25/05: Quarto e quinto capítulos de Produção de presença

Contação de histórias: "Barba Azul", por Josiel Lima (UNIANDRADE)   

O conceito de experiência estética 

O conceito de pensamento de riscoa segunda temporada da série O segredo do templo, da Netflix  

O exemplo do teatro nô: uma demonstração


As aulas serão gravadas para quem não puder assistir no horário de realização do curso. Após as aulas, tanto as gravações dos encontros quanto os materiais de apoio ficarão disponíveis na plataforma Sympla para aquisição e/ou acesso aos participantes dos encontros pelo prazo de 1 (um) ano. Os certificados serão emitidos diretamente pela plataforma Sympla. Sua emissão está sujeita a 75% de frequência durante o curso, a qual será monitorada por meio de preenchimento de formulário de presença a ser enviado no chat da sala, ou por meio do progresso na leitura do conteúdo e exercícios a ele relacionados.    


   

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Greicy Pinto Bellin

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora