4 nov - 2020 • 19:00 > 9 dez - 2020 • 21:15
Evento Online via Google Meet
Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD
4 de novembro de 2020, 19h – 9 de dezembro de 2020, 21h15
SOBRE O CURSO
O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.
Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.
Este curso on-line e ao vivo, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.
OBJETIVO
PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:
A QUEM SE DESTINA
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
FACILITADORA
Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita
Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.
Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225
Fanpage: /pitaassessoriaeducacional
YouTube: Pita Educacional
MÉTODO DE APRENDIZAGEM
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.
Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.
CARGA HORÁRIA
12 horas
DATAS E HORÁRIOS
De 4 de novembro a 9 de dezembro de 2020 (quartas)
Aula 1 – 04/11/2020
Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
Aula 2 – 11/11/2020
Avalição quantitativa e qualitativa.
Aula 3 – 18/11/2020
Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
Aula 4 – 25/11/2020
Elaborando instrumentos avaliativos.
Aula 5 – 02/12/2020
Elaborando instrumentos avaliativos.
Aula 6 – 09/12/2020
Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.
Bibliografia de apoio
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).
Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.
Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.
Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.
Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.
Casa Educação