Login
O evento já encerrou...
Pré-venda do Livro (Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepist
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Pré-venda do Livro (Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepist

19 nov - 2022 • 10:00 > 12:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Dada a importância e o caráter emergente da temática, a coletânea "(Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepistêmicos" trata do encontro e do trabalho coletivo de pesquisadores de diferentes territórios brasileiros com a intenção de pensar o tema da suicídio a partir de perspectivas contra a hegemônicas. Por reconhecermos o suicídio em um campo político de disputa, inclusive discursivo, a produção de conhecimento aqui defendida propõe a tessitura e, até mesmo, um exercício de desconstrução e (re)construção de paradigmas, significados, percepções, interpretações e condições sobre o fenômeno. 


Tendo em vista como os poderes, as operações de violência e os modos mortificantes de viver constituem processos de subjetivação, modos de socialização e determinantes sociais da saúde, os artigos que compõem este livro marcam o suicídio a partir de reflexões éticas e políticas da atualidade. Nesse sentido, entendemos que para avançar no campo de estudo do suicídio é preciso superar a estratégia hegemônica de medicalização e dar conta de uma complexidade invisível que envolve, entre outras coisas, teorias e saberes pluriepistêmicos, racializados, vidas e corpos dissidentes. 


Partimos da aposta de que o sofrimento é político. Nesse sentido é preciso recusar qualquer resposta universalista e compreendê-lo a partir de uma perspectiva interseccional. Abordar o suicídio a partir de uma perspectiva interseccional é, portanto, ampliar as ferramentas de compreensão e considerar a opressão, a discriminação, as relações de poder, bem como os possíveis fatores e elementos que constituem a realidade de determinados grupos sociais. Para tanto, o livro está estruturado sob o seguinte tripé: 1) outras epistemologias ou epistemologias insurgentes, 2) interseccionalidade e populações vulnerabilizadas ​​e 3) formação, espaços e práticas profissionais. A ancoragem em olhares críticos passa por experiências ou temáticas marginalizadas, espaços de assistência, troca e/ou atuação profissional, bem como pesquisas que visam novos horizontes: conflitos agrários, questões de gênero, raça, classe e sexualidade, em espaços como a clínica, o hospital e a internet, sob as lentes da epidemiologia crítica, da filosofia, da bioética, da religião e da política, incluindo o neoliberalismo, a necropolítica e a necroética. 


O repertório aqui desenvolvido rejeita a suposta explicação psicopatológica e/ou universal, que tende a restringir as formas de compreensão do ato e as formas de cuidar das pessoas em risco, comportamento e tentativa de suicídio. A favor da mobilização de novos afetos, outras compreensões e avanços na saúde mental pública brasileira, esta escrita é também uma forma insurgente no campo dos estudos do suicídio. 


Organizadores: Luana Lima e Paulo Navasconi

Prefácio: Fernanda Marquetti

Sumário:

1. Da morte voluntária ao suicídio: produção social e histórica de um conceito - Nilson Berenchtein Netto, Bruno Peixoto Carvalho e Mitsuko Aparecida Antunes

2. Suicídio, política e sociedade: elementos para uma suicidologia crítica - Thiago Bloss de Araújo

3. Suicídio como um ethos do neoliberalismo? - Luana Lima. 

4. Iku e seus impactos para a prevenção do suicídio na percepção dos povos de terreiro - wanderson flor do nascimento

5. Reflexões sobre o fenômeno do suicídio em corpos negros LGBTTQIA+ marcados para morrer, mas que recusam a ontologia colonial - Paulo Vitor Navasconi

6. Sexualidade e os dispositivos de gênero no comportamento suicida - Felipe de Baére e Valeska Zanello

7. Padecendo no paraíso: configurações históricas da maternidade e o luto por suicídio - Elis Cornejo, Juliana Santiago e Moana Brasil

8. Por que antecipar o fim? Comportamento suicida e o suicídio consumado na velhice - Maria Cecília de Souza Minayo

9. Determinação social das tentativas de suicídio em regiões produtivas do agronegócio - Maelison Neves e Wanderlei Pignati

10. Suicídio na adolescência e as discursividades no contexto hospitalar - Karina Neville

11. Autoviolência mediada pelas mídias digitais: uma introdução - Avimar Ferreira Júnior e Marcos Emanoel Pereira

12. Suicídio, tempo, memória e devir: um ensaio meta-acadêmico ou pesquisador-devindo-palavra - Thiago Nagafuchi


Os livros comprados na pré-venda serão entregues/enviados no início de dezembro. Registrem seus e-mails corretamente que, no final da campanha faremos contato para confirmação do endereço de cada participante/ leitor. 

O encerramento da pré-venda será no dia 18 de Novembro (ou enquanto durar a tiragem dos 100 exemplares). No dia 19 de Novembro às 10h faremos um encontro online para falarmos sobre o livro e tema. Vamos juntXs. 



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Luana Lima

Psicóloga e Bacharel Interdisciplinar em Humanidade (UFBA); Doutoranda e Mestra em Bioética (UnB). Membra fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS); Associada do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES). Professora Colaboradora em Saúde Coletiva (UnB). Pesquisadora do Observatório de Bioética e Direitos Humanos dos Pacientes (OBDHP). Autora do livro: "Deverei velar pelo outro? Suicídio, estigma e economia dos cuidados."

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.