Login
O evento já encerrou...
Práticas insurgentes e críticas de leitura e de escrita na escola e na universidade
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Práticas insurgentes e críticas de leitura e de escrita na escola e na universidade

20 mai - 2021 • 15:00 > 17:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Este ciclo de palestras é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso e Linguística Sistêmico-Funcional, vinculado ao Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo é promover um espaço de interlocução entre a comunidade interna e externa à UFU, de modo que possa contribuir para a formação de todos os envolvidos e lhes fornecer mais subsídios para o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisas, pautando-se na Análise de Discurso Crítica (ou Estudos Críticos do Discurso). Trata-se de um conjunto de palestras que terão como foco a linguagem e sua relação com questões sociais atuais. Esse Ciclo terá uma periodicidade quinzenal e contará com a participação de convidados nacionais e internacionais. O evento será inteiramente online e gratuito.


Palestra

Palestrante: Juliana de Freitas Dias (UnB)

Mediação: Layane Campos (UFU) 


Práticas insurgentes e críticas de leitura e de escrita na escola e na universidade

Esta palestra trata de reflexões ontológicas, epistemológicas e metodológicas no âmbito da Análise de Discurso Crítica em tempos de decolonização (Santos, 2010; Lugones, 2014; Ballestrin, 2013) desenvolvidas por pesquisas do Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (GECRIA- UnB/CNPq). A ênfase sociodiscursiva desse estudo está na (re)construção dos modos de representar, de ser, de sentir e de agir em relação à autoria criativa em comunidades de escrita coordenadas pelo GECRIA. Nosso objetivo é mobilizar saberes decoloniais para desencaixar as metodologias tradicionais das práticas escolarizadas em torno da leitura e da escrita. Propomos formas criativas e insurgentes de (re)encaixes com foco em rodas de escrita com professores/as e estudantes engajados/as em seus protagonismos como autores/as autônomos/as e criativos/as no bojo de uma pedagogia crítica de projetos (Dias, Coroa e Lima, 2018). Ao abrir essa fenda, o GECRIA insere estudantes e docentes como sujeitos diante de suas histórias, os quais penetram o espaço escolar através de novas formas de existir, de ser e de poder, com suas reexistências materializadas em textos autorais, em currículos vivos, legitimados pelo viés da decolonialidade, através de práticas pedagógicas transgressoras. Para esta apresentação, trazemos uma análise discursiva crítica de textos de participantes das nossas comunidades de escrita, que são também comunidades de mudança (hooks, 2013, Ribeiro e Dias, 2021), a fim de aprofundar uma construção teórico-metodológica em torno da Consciência Linguística Crítica- CLC (Clark, 1991; Leal, 2006; Dias, 2013), de modo a revisitar a agenda da CLC e propor a ideia de continuum entre letramentos de resistência e letramentos de reexistência.


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

GPE ADC&LSF

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.