Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência com Reinaldo Cardenuto

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência com Reinaldo Cardenuto

18 jul - 2022 • 18:30 > 25 jul - 2022 • 20:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

Sobre a Oficina:
Por meio de reflexões sobre a história política e cultural do Brasil entre os anos 1960 e 1980, o curso analisa partes da trajetória artística de Leon Hirszman, um dos principais realizadores do movimento conhecido como Cinema Novo. Cineasta de tradição realista, cuja obra transitou entre a militância política, a cultura popular e o apuro estético, Hirszman dirigiu filmes que propuseram leituras críticas em torno das heranças autoritárias do país. Como artista que atualizou constantemente suas práticas de engajamento, que buscou um cinema em diálogo com amplo público, sua trajetória foi marcada pelo envolvimento com a resistência cultural em oposição à ditadura militar existente no Brasil entre 1964 e 1985. Durante o curso, serão comentados filmes como Pedreira de São Diogo (1962), S. Bernardo (1972-74), Partido alto (1976-82), ABC da greve (1979-90) e Eles não usam black-tie (1981).


Reinaldo Cardenuto é Professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e possui doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Dentre suas publicações, destaca-se o livro Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência (Ateliê Editorial, 2020, finalista do prêmio Jabuti). Em 2016, dirigiu o documentário Entre imagens (intervalos) e organizou o livro Antonio Benetazzo, permanências do sensível. No ano de 2019, em parceria com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA) da UFF, realizou uma reconstituição do filme desaparecido Acabaram-se os otários (1929), comédia originalmente dirigida por Luiz de Barros. Docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da UFF, também atua como coordenador editorial da revista acadêmica C-Legenda.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Pontos MIS

O Pontos MIS, Programa de Formação e Difusão Cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, tem como área de atuação o cinema e o audiovisual no interior do Estado. A partir de parcerias com municípios, enviamos mensalmente mostras de cinemas, oficinas, palestras e realizamos, em cada semestre, cursos de formação em gestão cultural para secretários e diretores de cultura nas cidades parceiras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora