Login
O evento já encerrou...
PI - PROJETO INTEGRADOR 2019
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

PI - PROJETO INTEGRADOR 2019

16 fev - 2019 • 13:51 > 23:59

Evento Online

Descrição

PROJETO INTEGRADOR - PI

É uma estratégia pedagógica, de caráter interdisciplinar, que funciona como um eixo articulador e tem como objetivo a experimentação e aplicação de conhecimentos no contexto da vida real, de modo a dar sentido ao que se aprende e contribuir com a formação de uma visão do todo no decorrer do percurso formativo do estudante. serão desenvolvidos projetos diferenciados durante estas aulas, portanto, o estudante poderá optar por participar da atividade em uma turma diferente da usa, mas da mesma série, de acordo com a sua área de interesse.

LEIA ATENTAMENTE A DESCRIÇÃO DE CADA PROJETO ABAIXO ANTES DA SUA ESCOLHA.

Os projetos por turma seguem no descritivo abaixo:

6º ANO – MANHÃ

Para as turmas dos 6ºs anos da manhã as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos poderão inscrever-se em qualquer um dos 3 (três) projetos abaixo.

1. Dar nova vida a roupas velhas

Os alunos serão estimulados a pesquisar sobre o impacto ambiental causado pelo consumismo (fast fashion), o conceito de roupa ética e sustentabilidade. Na prática, darão nova vida a roupas ou acessórios velhos através da customização, entre outras técnicas pesquisadas.

2. Construção de brinquedos magnéticos e atrativos

Os alunos serão convidados a criar um jogo ou um brinquedo que incorpore pelo menos um ímã ou magneto. Os alunos aprenderão sobre forças magnéticas e as propriedades de diferentes materiais ampliando os conhecimentos em Física.

3. Salve o dia com sorvete
Os alunos serão convidados a projetar uma máquina de sorvete para servir porções de sorvete no evento de arrecadação de fundos da escola. Os alunos aprenderão sobre sólidos, líquidos e gasosos e como o aquecimento e o resfriamento podem mudar a situação da matéria.

------------------------------------

6º ANO – TARDE

Para as turmas dos 6ºs anos da tarde as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos poderão inscrever-se em qualquer um dos 2 (dois) projetos abaixo.

 

1. Construção de jogos de arcade/fliperama

Os alunos serão convidados a construir jogos de Arcade demonstrando sua compreensão das propriedades de diferentes materiais, máquinas e forças. Os alunos aprenderão sobre a aplicação das forças e sobre como reutilizar materiais que poderiam acabar nos lixões.

2. A passagem do tempo por meio da arte

Os alunos serão convidados a criar obras de arte que representem diferentes maneiras de medir a passagem do tempo. Os alunos aprenderão que a rotação da Terra em seu eixo causa mudanças regulares, tais como o movimento aparente.

 

------------------------------------

7º ANO – MANHÃ

Para as turmas dos 7ºs anos da manhã as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos poderão inscrever-se em qualquer um dos 3 (três) projetos abaixo.

 

1. Sistema de Compostagem

Os alunos serão convidados a projetar um sistema de compostagem simples que se adeque a pequenos espaços. Os alunos pesquisarão sobre diferentes tipos de ingredientes ilustrando o desenvolvimento desse processo.

2. Labirinto

Os alunos serão convidados a projetar e criar um labirinto usando recursos digitais e diferentes tipos de materiais. Eles farão a análise de diferentes materiais que possam ser utilizados para criar um modelo em uma escala real e também como esses materiais poderão ser reutilizados ao final do projeto.

3. Adote um Rio

Os alunos serão convidados a criar um plano para proteger um rio e mapearão uma seção de um rio para criar dispositivos ou processos para deter a erosão da margem do rio, melhorar a qualidade do solo e reduzir o desperdício de água.

 

------------------------------------ 

7º ANO – TARDE

Para as turmas dos 7ºs anos da tarde as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos poderão inscrever-se em qualquer um dos 2 (dois) projetos abaixo.


1. Filme: Terra em movimento

Os alunos serão convidados a produzir um vídeo que demonstre que a Terra é uma esfera e que faz rotações no seu próprio eixo e também ao redor do sol. Os alunos aprenderão como a rotação da Terra no seu próprio eixo causa mudanças regulares no nosso planeta.

2. Criação de um Playground

Os alunos projetarão um playground que seja divertido e funcional. Os alunos terão que analisar diferentes perspectivas e considerar as diferentes necessidades das crianças para o desenvolvimento e conclusão do projeto.


------------------------------------

8º ANO - (8M1 E 8M2) - MANHÃ

Para as turmas da 8M1 e 8M2 da manhã as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos dessas turmas deverão inscrever-se em qualquer um dos 2 (dois) projetos abaixo.

 

1. Jogos Didáticos

Os alunos irão elaborar um jogo didático com tema a sua escolha, utilizando-se de materiais recicláveis e outros. Deverão elaborar o manual, tabuleiro, cartas, peças e afins.

2. Uniforme com Painel Solar

Os alunos serão solicitados a investigar as diferentes profissões que poderiam se beneficiar de roupas com painel solar e desenharão uniformes úteis para uma determinada profissão. Como parte da investigação, eles pesquisarão os diferentes tipos de energia, especialmente energia potencial e cinética, e aprenderão como a energia solar é convertida em elétrica.

 

------------------------------------

8º ANO - (8M3 E 8M4) – MANHà

Para as turmas da 8M3 e 8M4 as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos dessas turmas deverão inscrever-se em qualquer um dos 2 (dois) projetos abaixo.

 1. Quarto High-Tech

Os alunos deverão projetar um quarto tecnológico e funcional que atenda às necessidades e expectativas da atualidade.


2. Origem das Famílias

Os alunos irão investigar as origens da sua própria família, por meio de árvores genealógicas até os tataravós. Deverão pesquisar os nomes dos membros da sua família e suas origens (alemã, italiana, japonesa, polonesa, etc.). Ao mesmo tempo deverão pesquisar quais características destas culturas foram incorporadas à nossa e em quais condições e motivos essas pessoas chegaram no Brasil. Em paralelo, podem descrever o que estava acontecendo em nosso país no momento da chegada destes imigrantes.

 

------------------------------------

9º ANO - (9M1 E 9M2) – MANHÃ

Para as turmas da 9M1 e 9M2 as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos dessas turmas deverão inscrever-se em qualquer um dos 2 (dois) projetos abaixo.


1. Cultivo Sustentável

Os alunos serão levados a descobrir plantas comestíveis de crescimento rápido que podem ser vendidas em feiras. O objetivo é que alunos aprendam sobre práticas sustentáveis e devem demonstrar como cultivar plantas e como isso pode ser sustentável.

2. Colonização em Marte: Projeção de Áreas de Sobrevivência

Os alunos aprenderão sobre os sistemas dos planetas do nosso sistema solar, as diferentes órbitas da Terra e Marte, as características principais da viagem espacial e o impacto de morar fora da atmosfera terrestre. Os alunos trabalharão pontos específicos relacionados à projeção de áreas de sobrevivência, tais como residências, refeitórios, áreas de lazer, cuidado médico, entre outros.

 

------------------------------------


9º ANO - (9M3 E 9M4) – MANHÃ

Para as turmas da 9M3 e 9M4 da manhã as aulas de PI acontecerão no mesmo horário, portanto os alunos dessas turmas deverão inscrever-se em qualquer um dos 2 (dois) projetos abaixo.

 

1. Colonização em Marte: Recrutamento e Logística

Os alunos aprenderão sobre os sistemas dos planetas do nosso sistema solar, as diferentes órbitas da Terra e Marte, as características principais da viagem espacial e o impacto de morar fora da atmosfera terrestre. Eles explorarão as necessidades e atividades humanas básicas, e descobrirão as características principais e os atributos associados a um desafio aventureiro.

2. Empreendedorismo: comercialização e logística de produtos orgânicos

Os alunos pesquisarão formas de comercialização e logística de armazenamento e transporte de produtos orgânicos. 

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

ANDRE SILVEIRA ALVES

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.