Fale com o produtor

O evento já encerrou...

PESQUISA GORDA - Introdução ao Fazer Científico

Carregando recomendações...

PESQUISA GORDA - Introdução ao Fazer Científico

23 fev - 2022 • 19:00 > 23 fev - 2022 • 21:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

PESQUISA GORDA - Introdução ao Fazer Científico

23 fev - 2022 • 19:00 > 23 fev - 2022 • 21:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

PESQUISA GORDA - Introdução ao Fazer Científico


PESQUISA GORDA Introdução ao Fazer Científico, é uma oficina que propõe em um encontro de duas horas introduzir a discussão de como fazer pesquisa sobre corporalidades gordas dentro da academia no Brasil, de maneira didática e descontraída.

Malu Jimenez apresenta sua experiência e encontro com suas dificuldades e superações dentro da PESQUISA GORDA. O que significa ser pesquisadora artivista feminista decolonial, gorda quando se estuda as corporeidades gordas? 

Dentro de uma proposta política revolucionária feminista que mudou sua maneira de ser, entender e viver no mundo, propõe a partir de sua vivência uma reflexão sobre a importância de nossas vozes e narrativas insurgentes na pesquisa, dentro e fora da academia sobre nossos afetos.

Expõe seu encontro com os estudos do corpo gordo como processo criativo que rompe o estabelecido e apresenta sentimentos, saberes locais e rebeldia, transpõe a proposta colonial capitalística impregnada no fazer científico que intenciona a construção de uma pesquisa transformadora social. 

O bate papo que Malu Jimenez exterioriza, é uma proposta para o reconhecimento de nossas potências, metodologias, escritas, olhares e caminhos a seguir quando queremos pesquisar o corpo gordo.


Se você tem dúvidas, inquietações como essas:


- Quero pesquisar o corpo gordo, mas não sei por onde começar.

- Quais referências devo usar?

- Ser uma pessoa gorda pode me prejudicar?

- Como eu monto um Projeto de TCC ou Pós Graduação sobre o corpo gordo?

- A PESQUISA GORDA é pra mim?


Vem pra essa oficina pra você começar a trilhar um caminho na PESQUISA GORDA.


INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas pelo SYMPLA, e estarão disponíveis entre os dias 02 a 21 de fevereiro.


ONDE

Curso 100% Online pela plataforma Zoom disponibilizada pelo SYMPLA.


QUANDO

DIA 23 de fevereiro 2022 – quarta feira das 19hs às 21hs


COMO

Num bate papo de 2 horas numa roda de conversa a Prof.ª Dra. Malu Jimenez propõe reflexões e sugestões sobre os estudos das corporalidades gordas dentro no Brasil, de maneira didática e descontraída


QUEM PODE FAZER

Para quem tem vontade ou quer começar a pesquisar, escrever ou construir conteúdo sobre as corporalidades gordas, já está pesquisando, ou pensa em pesquisar, escrever, estudar o corpo gorde.


Malu Jimenez @malujimenez_ é filósofa, feminista, artivista, pesquisa gordofobia desde 2014, propõe uma FILOSOFIA GORDA dentro de uma proposta de mudança de paradigma sobre corporalidades dissidentes, com uma revisão epistemológica sobre o discurso soberano de saúde, em uma perspectiva das corporalidades gordas. Professora pesquisadora, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, autora do livro “lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos”. Fundadora do PESQUISA GORDA – Grupo de Estudos transdisciplinares das corporalidades gordas no Brasil, idealizadora do projeto lute como uma gorda.  Pós doutoranda em Psicossociologia na UFRJ. Palestrante, ministra cursos, workshops, rodas de conversa e oficinas sobre corporalidades gordas, escritas afectivas e performance fotográficas de resistência.


Referências Bibliográficas

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.


ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. ESTUDOS FEMINISTAS, 2020. Pgs. 229-236.

ASPIS, Renata Lima. Fazer filosofia com o corpo na rua: experimentações em pesquisa. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.

BACHELARD, GASTON. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand, 1994.

D’SOUZA, Radha. As prisões do conhecimento: pesquisa ativista e revolução na era da “globalização”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 145-171.

FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”, cadernos de campo n. 13, 2005. pp. 155-161.

FEYERABEND, Paul. Adios a la Razón. Madrid: Tecnos, 1992.

FILHO, Moacir Tavares Martins; NARVAI, Paulo Capel. O sujeito implicado e a produção de conhecimento científico. Saúde em Debate.Rio de Janeiro, v. 37, n. 99, p. 646-654 out/dez 2013

GONDIM, Linda e LIMA, Jacob. A Pesquisa Como Artesanato Intelectual: considerações sobre método e bom senso. São Carlos: EdUSFScar, 2010.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. Campinas/SP, 1995, p. 7-41.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: elefante, 2020.

HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: elefante, 2020.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.


JIMENEZ-JIMENEZ, Maria Luisa. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos. 2020. Doutorado (Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO) - Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. 

JIMENEZ-JIMENEZ, Maria Luisa. PESQUISA GORDA: pandemia e autoetnografia na gordosfera. Revista mais que Amélias, vol. 08, ano 2021.

JIMENEZ-JIMENEZ, Maria Luisa. Gordofobia: Injustiça epistemológica sobre corpos gordos. Revista Epistemologias do Sul - UNILA, v. 4, n. 1, ano 2021.

KING, Stephen. Sobre a escrita: a arte em memórias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

LORDE, Audre. Os usos da raiva: mulheres respondendo ao racismo, 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/os-usos-da-raiva-mulheres-respondendo-ao-racismo/

RAGO, Margareth. A Aventura de contar-se. Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: UNICAMP, 2013.


ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.


ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: liberdade, 1989.


SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar o poder. Montevideo: Trilce, 2010.





Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Malu Jimenez

Malu Jimenez é gorda, filósofa feminista, artivista faz arte na escritura propondo um novo olhar sobre os corpos gordos, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, PHD em gordofobia, autora do livro “lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos”. Coordenadorado Grupo de Estudos Transdisciplinares do Corpo Gordo no Brasil – PESQUISA GORDA, idealizadora do projeto lute como uma gorda, coordena as redes sociais @estudosdocorpogordo.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.