Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Pensar Coletivo com Vladimir Safatle

Carregando recomendações...

Pensar Coletivo com Vladimir Safatle

07 nov - 2023 • 19:00 > 16 nov - 2023 • 21:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Pensar Coletivo com Vladimir Safatle

07 nov - 2023 • 19:00 > 16 nov - 2023 • 21:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

A psicanálise tem uma história dividida. Não seria difícil encontrá-la como força de adaptação às exigências normativas da vida social nas sociedades capitalistas ou, no Brasil, como serviço de acolhimento de desorientações existenciais das nossas elites. Essa história é longa e, infelizmente, recorrente. Mas a psicanálise é também e principalmente uma articulação entre clínica e crítica social que marcou toda a história do século XX. As lutas sociais de transformação de nossas relações ao desejo, à sexualidade, ao corpo, a compreensão de que a verdadeira emancipação passa pelo duro trabalho de reconhecimento da profundidade de nossa servidão, o sofrimento ligado à constituição de identidades e papéis sociais, a maneira com que relações de autoridade nos fazem sofrer: essas são algumas das dimensões profundamente marcadas pela psicanálise. Em vários momentos, ela soube mostrar como não há clínica sem o aprofundamento da crítica social nas dimensões da linguagem, do desejo e do trabalho.

Esse curso visa introduzir a psicanálise a partir dessa vertente, por acreditar que ela é a única realmente consequente com seu espírito mais originário, mesmo que isso seja continuamente esquecido e desvirtuado pelas formas mais abertas de revisionismo. Para tanto, esse curso oferecerá uma introdução através da psicanálise de orientação lacaniana. Privilegiando tanto suas abordagens clínicas concretas quanto suas dimensões de questionamento social, ele não pressupõe formação inicial em psicanálise e pede apenas a disposição de exercício da capacidade crítica e da revolta.

Serão 4 encontros ao vivo com Vladimir Safatle, sempre das 19h às 21h.

Aula 1 (07/11/2023): O Eu como o verdadeiro sintoma. Uma teoria materialista da formação social do Eu e suas consequências clínicas. Por que a psicanálise se recusa a adaptar sujeitos à realidade? Paranoia como chave compreensiva da estrutura cognitiva da consciência.

Aula 2 (09/11/2023): Desejar é dizer não. Uma teoria do desejo na base da crítica social. Por que negatividade não é resignação? Uma revisão do desejo como falta-a-ser. O destino da teoria das pulsões e a necessidade de preservar a categoria clínica das neuroses.

Aula 3 (14/11/2023): Sexo sempre será um princípio de desordem. Por que não há nem nunca poderia haver binarismo na clínica psicanalítica? O monismo lacaniano e seus e suas descontentes. Uma teoria do gozo na base da economia libidinal da sociedade. Qual o destino para as perversões?

Aula 4 (16/11/2023): A transferência como base da clínica analítica. A verdadeira emancipação passa pela encarnação clínica de nossa servidão. Uma teoria do objeto causa do desejo no interior das relações de saber e poder na clínica.

VLADIMIR SAFATLE
Filósofo e psicanalista. Professor Titular do Departamento de filosofia e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), além de professor convidado e pesquisador em outras universidades e instituições europeias, africanas e norte-americanas (Paris I, Paris VII, Paris VIII, Paris X, Toulouse, Louvain, Stellenboch Institute of Advanced Studies/Africa do Sul, Essex, Berkeley, Veneza). Um dos fundadores da International Society of Psychonalysis and Philosophy (SIPP-ISPP) e um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (latesfip/USP). Colunista da Folha de São Paulo por 10 anos, colunista do El País por 3 anos, escreve para os principaais jornais do páis. Foi considerado pela Revista Veja como "um dos pensadores de esquerda mais celebrados hoje no Brasil".

Autor dos livros: A Paixão do Negativo: Lacan e a dialética (Unesp 2006, finalista do prêmio Jabuti), Introdução a Lacan (Autêntica, 2007) Grande hotel abismo: por uma reconstrução da teoria do reconhecimento (Martins Fontes, 2012), O Circuito dos Afetos: Corpos Políticos, Desamparo e o Fim do Indivíduo (Autêntica, 2016), Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação (Autêntica, 2019) e Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico (em co-organização), finalista do Prêmio Jabuti, 2022.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

3emeio Cultura em Movimento

O 3emeio Cultura em Movimento surgiu em 2012, na cidade do Recife, com o intuito de fomentar arte e cultura do público pernambucano. Incentivando reflexões e formando o público por meio de cursos, workshops, fóruns, seminários, laboratórios e residências artísticas. Produção de festivais, plataformas digitais e projetos socioculturais. Atua em parceria com museus, instituições, fundações, centros culturais e de economia criativa em Pernambuco.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.