Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Pedagogia Social: sua capacidade crítica e transformadora.

Carregando recomendações...

Pedagogia Social: sua capacidade crítica e transformadora.

06 mar - 2024 • 19:30 > 24 abr - 2024 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Pedagogia Social: sua capacidade crítica e transformadora.

06 mar - 2024 • 19:30 > 24 abr - 2024 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

CURSO GRATUITO
REALIZAÇÃO
>> Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Assistência Social 
>> Universidade Católica de Brasília (UCB)
>> Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade
Coordenação: Professor Leandro Barros Ribeiro (Doutorando em Educação com ênfase em Pedagogia Social pela Universidad Nacional de Rosario - UNR); Supervisor de Gestão dos Centros de Convivência da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (MG)
DocenteProfessor Leandro Barros Ribeiro
Participação especial: Professor Dr. Geraldo Caliman (Catedrático titular e coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade / Universidade Católica de Brasília). Página web: https://pedagogiasocial.net
DESTINATÁRIA(O)S
O programa do curso está dirigido a educadoras e educadores sociais interessados na aquisição de conhecimentos, habilidades e competências críticas em relação ao campo teórico-prático da Pedagogia Social e da Educação Social voltadas à realidade brasileira.
EMENTA GERAL DO CURSO
A preocupação primeira da Pedagogia Social é a educabilidade do sujeito para a convivência social, voltada, de modo particular, às pessoas que se encontram em situações sociais desfavoráveis, e este é o objeto de trabalho da Educação Social. Um dos aspectos identificados como mais evidente sobre a dificuldade para cumprimento deste propósito, tem sido a ausência de uma formação inicial e continuada de qualidade e legitimada academicamente para os educadores e educadoras sociais atuantes nos programas, serviços e projetos existentes no Brasil. Como uma das consequências, existe o desconhecimento, por parte dos profissionais da própria Educação Social, deste campo como ciência teórico-prática e normativa, balizadora dos diversos trabalhos desempenhados. Paralelo a isto, as heranças estruturais, sociais e atitudinais existentes na área da educação também vem sendo apontadas como dificultadoras do desenvolvimento técnico das ações pertinentes à Educação Social. O objetivo deste curso de extensão universitária é contribuir de forma qualitativa com o desenvolvimento do campo de trabalho prático, de formação e de pesquisa na área da Pedagogia Social e da Educação Social no Brasil, tendo como base as matrizes pedagógicas e as reflexões teórico-práticas inspiradas em Paulo Freire, mas também aquelas elaboradas pelos teóricos fundadores da Pedagogia Social no Brasil, de modo particular, por professores como o Prof. Dr. Roberto da Silva, o Prof. Dr. João Clemente Souza Neto e pelo Prof. Dr. Geraldo Caliman, da Universidade Católica de Brasília, coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, reconhecidamente o autor de referência fundamental, basilar e incontornável no campo da dimensão social da Educação.
PROGRAMA DO CURSO
Módulo 1
> Encontro nº 1 (06.03.24): Abertura do curso.
Tema: Introdução ao conhecimento do potencial crítico e transformador da Pedagogia Social. Distinção entre Pedagogia Social e Educação Social. Domínios da Pedagogia Social: sociocultural, sociopedagógico, sociopolítico e epistemológico.
Ementa: Neste encontro vamos debater sobre a evolução da sistematização da Pedagogia Social no Brasil, entre a prática da educação social e a inspiração freireana da educação crítica e transformadora. Vamos explicar os conceitos de Pedagogia Social e de Educação Social, suas principais abordagens teóricas e suas principais manifestações práticas. Estaremos discutindo também sobre os principais domínios de atuação da Pedagogia Social no Brasil, apresentando sua importância e a grandeza de sua relevância para a contemporaneidade.
Referências:

CALIMAN, Geraldo. Voz Pedagogia Social. In: SÍVERES, L.; NODARI, P.C. (Orgs.). Dicionário de Cultura de Paz. v. 2. Curitiba: Editora CVR. p. 263-267, 2021.


CALIMAN, Geraldo. A Pedagogia Social na Itália. In: SILVA, R.; SOUZA NETO, J.C.; MOURA, R.A. (Orgs.). Pedagogia social. v. 1. 4. ed. São Paulo: Expressão e Arte. p. 43-51, 2020.


CALIMAN, Geraldo. Pedagogia social: contribuições para a evolução de um conceito. In: SOUZA NETO, J.C.; MOURA, R.A.; MACHADO, E.M. (Orgs.). Pedagogia social. v. 2. 1. ed. São Paulo: Expressão e Arte. p. 236-259, 2011.


CALIMAN, Geraldo. Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador. Revista Ciências da Educação – UNISAL. n. 23. p. 341-368, 2010.


CALIMAN, Geraldo. Avaliação de programas socioeducativos. In: SÍVERES, L. (Org.). Avaliação na educação superior: distintos olhares. Brasília: Universa. p. 121-154, 2007.


CARIDE, José Antonio. Las fronteras de la pedagogía social. Barcelona: Editorial Gedisa, 2004.

PETRUS, Antoni (Org.). Pedagogía social. Barcelona: Editorial Ariel, S. A., 1997.


SOUZA NETO, João Clemente; SILVA, Roberto; MOURA, Rogerio (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: UNESCO; Expressão e Arte, 2009.


Encontro nº 2 (13.03.24):
Tema: Fundamentos teóricos e metodológicos para uma Pedagogia Social potente, crítica e transformadora.
Ementa: A dimensão prática da Pedagogia Social, na forma de Educação Social, pertence à área dos novos espaços da educação, fundamentais e importantes para o planejamento de novas metodologias que possam atuar como recursos de produção de ambientes criativos e geradores de bem-estar. Neste encontro, vamos debater sobre os principais fundamentos da teoria e das metodologias existentes na área da Pedagogia Social que sejam capazes de promover a expressão da subjetividade e da interatividade humana. Estes recursos indispensáveis devem estar presentes na Educação Social, tendo como foco resultados vinculados à emancipação real e concreta para os grupos envolvidos nessas práticas socioeducativas.
Referências:

CALIMAN, Geraldo; FERREIRA, Arthur Vianna. Aonde queremos chegar com as pesquisas em Pedagogia Social? In: FERREIRA, A.V. (Org.). Os meios, os fins e os (re)começos da Pedagogia Social. Rio de Janeiro: Autografia. p. 13-22, 2023.


CALIMAN, Geraldo; FERREIRA, Arthur Vianna; LOPES, Lucas Salgueiro. Pedagogia social: indignação e/ou emancipação In: FERREIRA, A.V. (Org.). Pedagogia Social: da indignação à emancipação. Rio de Janeiro: Autografia. p. 19-45, 2022.


CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social no Brasil: evolução e perspectivas. Orientamenti Pedagogici. v. 58. n. 3. agosto-settembre. p. 485-503, 2011.


CALIMAN, Geraldo. Fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Social na Europa (Itália). In: Anais do I Congresso Internacional de Pedagogia Social. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2006.


FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12. ed. Tradução de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.


ROMANS, Mercè; PETRUS, Antoni; TRILLA, Jaume. Profissão educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003.


SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério; MACHADO, Evelcy Monteiro; CARO, Sueli Maria Pessagno. (Orgs.). Pedagogia social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.


SERRANO, Gloria Perez; PUYA, María Victoria Péres de Guzmán. Qué es la animación sociocultural: epistemología y valores. Madrid: Narcea S.A. Ediciones, 2006.


Encontro nº 3 (20.03.24):
Tema: Marginalidade e exclusão social: a prevenção dos processos de estigmatização e rotulação.
Ementa: Todo o estudo da sociologia do desvio e da marginalidade se contextualiza neste curso dentro de uma perspectiva pedagógica. Acreditamos, como educadores, que a recuperação ou a retomada da qualidade de vida por parte de pessoas atingidas por fortes condicionamentos sociais negativos seja possível. Partimos de uma hipótese segundo a qual a insatisfação das necessidades fundamentais da pessoa tende a provocar situações de risco pessoal e social, de mal-estar, de fadiga de viver. A frustração das necessidades humanas tende a provocar reações de tipo transgressivo, e desviante. Neste encontro vamos conversar sobre a teoria da rotulação e as suas tendências a provocar a estigmatização e a conseqüente construção, por parte do sujeito estigmatizado, de um autoconceito desviante.
Referência:

CALIMAN, Geraldo. Paradigmas da exclusão social. Brasília: Universa; UNESCO, 2008.


Encontro nº 4 (27.03.24):
Tema: Marginalidade e exclusão social: políticas de compensação e redistribuição dos recursos.
Ementa: Neste encontro vamos aprofundar nas discussões sobre os diversos tipos de modelos interpretativos do risco social. Falar de risco social significa reconhecer que incidem sobre as pessoas muitos fatores que são frutos da frustração das necessidades humanas. O conceito de risco social pode ser utilizado segundo diversas perspectivas. Propomo-nos a expor algumas das perspectivas sociológicas que contemplam o risco social: quando procurado pelo indivíduo e, portanto, risco voluntário (perspectiva psicossocial empírica); como produto das decisões que os indivíduos devem continuamente tomar para sobreviver na sociedade (perspectiva sistêmica); e como relação inadequada entre desafios e recursos (perspectiva relacional). Discutiremos aportes teóricos que se ancoram em políticas de compensação e em redistribuição de recursos materiais e imateriais como forma de enfrentamento aos riscos sociais construídos.
Referência:
    CALIMAN, Geraldo. Paradigmas da exclusão social. Brasília: Universa; UNESCO, 2008.


Encontro nº 5 (03.04.24):
Tema: Contextos de violência e Pedagogia Social.
Ementa: Neste encontro trataremos das discussões que envolvem os esforços da Pedagogia Social em contribuir na busca pelos meios de mudar atitudes, valores e comportamentos das pessoas, grupos e comunidades a fim de promover a paz e a justiça social, a segurança e a solução não violenta de conflitos. Tratar dos espaços da educação social nos campos e dimensões onde estão presentes os contextos de violências significa um dos maiores desafios aos direitos humanos. A Cultura da Paz, por exemplo, se insere em um marco de respeito aos direitos humanos e constitui terreno fértil para que se possam assegurar os valores fundamentais da vida democrática, como a igualdade e a justiça social. Discutiremos sobre o desenrolar destes processos no âmbito da Pedagogia Social.
Referências:

CALIMAN, Geraldo. Violências e direitos humanos: espaços da educação In: CALIMAN, G. (Org.). Violências e direitos humanos: espaços da educação. Brasília: Liber Livro, 2013.


CALIMAN, Geraldo; PIERONI, Vittorio. Sociologia e drogadição. Guarapuava: UAB; UNICENTRO, 2015.


CALIMAN, Geraldo. A construção social da realidade: uma leitura a partir do interacionismo simbólico. In: GALVÃO, A.; SÍVERES, L. (Org.). A formação psicossocial do professor: as representações sociais no contexto educacional. Brasília: Liber Livro. p. 61-87, 2015.


CALIMAN, Geraldo. Estudantes em situação de risco e prevenção. Avaliação e políticas públicas em educação. v. 14. n. 52. Rio de Janeiro. p. 383-396, 2006.


Módulo 2
Encontro nº 6 (10.04.24):
Tema: Direitos humanos, alteridade e Pedagogia Social.
Ementa: Nesta oportunidade trataremos das relações fundamentais entre direitos humanos, alteridade e pedagogia social. A base de discussão filosófica será a análise da premissa de que, para que possamos crescer todos como pessoas capazes de fazer história e de construir o futuro para nós mesmos e para a sociedade, é importante compreendermos que a transformação começa sempre internamente, e que somente quem é capaz de “renovar-se” constantemente, na mente e no espírito, de forma crítica, pode ser capaz de transformar-se e transformar o ambiente em que vive. Estamos em um momento particular, caracterizado pela urgência de avançarmos de um conceito de cidadania baseada em sentimentos e direitos de pertença para um novo conceito que privilegie materialmente a “pessoa” e seus direitos e deveres.
Referências:

CALIMAN, Geraldo. Da indignação à participação. In: CALIMAN, G. (Org.). Direitos humanos na pedagogia do amanhã. Brasília: Liber Livro. p. 165-182, 2014.


CALIMAN, Geraldo; PIERONI, Vittorio; FERMINO, Antonia. Pedagogia da alteridade: para viajar a Cosmópolis. Brasília: Liber Livro, 2014.


Encontro nº 7 (17.04.24):
Tema: A formação de redes afetivas por meio da Pedagogia Social.
Ementa: O ser humano, como um ser social, somente consolida suas condições de bem-estar através do cultivo de relações com as pessoas com as quais convive. A própria Pedagogia Social tem como um de seus objetivos organizar elementos que possam contribuir para este cultivo de relações, de modo a incentivar a formação de pessoas capazes de se sentirem plenamente incluídas na sociedade e na comunidade onde vivem. Neste encontro discutiremos como a Pedagogia Social pode, através da sua forte vertente e potente dimensão relacional, organizar respostas, via construção de redes sociais, para o enfrentamento de situações que muitas vezes são conflituosas e deficitárias em relação à integração e adaptação dos sujeitos a determinados ambientes e comunidades.
Referências:

CALIMAN, Geraldo. Educação social entre redes afetivas e institucionais In: FERREIRA, A.V. (Orgs.). Culturas de violência, culturas de paz: da reflexão à ação de educadores, operadores do Direito e defensores dos direitos humanos. Curitiba: CRV. p. 113-134, 2012.


Encontro nº 8 (24.04.24):
Conferência de Encerramento com o Prof. Dr. Geraldo Caliman.
Tema: Pedagogia Social: suas contribuições para um mundo transformado.
Ementa: No encontro final deste curso teremos a conferência do Prof. Dr. Geraldo Caliman, que versará sobre a contribuição incontornável da Pedagogia Social, ciência que se ocupa da dimensão da sociabilidade humana, para a construção de uma sociedade totalmente transformada na direção da justiça social. A organização e sistematização dos conhecimentos teóricos da Pedagogia Social serão abordados pelo Prof. Geraldo, juntamente com exposições sobre as diversas possibilidades de sua efetiva materialidade através da dimensão prática da Educação Social, visando a consolidação deste campo como um expoente avançado da educabilidade e da sociabilidade no Brasil.
............................................
Carga horária total: 20h (12h de encontros teóricos e 8h de atividades pedagógicas)
Período letivo: Março – Abril de 2024
Dia e horário das aulas: Quarta-Feira, 19h30
Modalidade: online, Plataforma Youtube (canal @leandrobarrosribeiro), canal utilizado para a transmissão de lives da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (MG); encontros ao vivo, com a possibilidade de assistir as gravações posteriormente.
Após a confirmação da inscrição os links de cada um dos encontros serão devidamente enviados para os e-mails cadastrados.
Certificação: Universidade Católica de Brasília; Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Prefeitura de Juiz de Fora - Secretaria de Assistência Social
............................................
REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO E POSTERIOR CERTIFICAÇÃO PELA UNB/CÁTEDRA UNESCO
1 – Trabalho individual baseado em cada um dos módulos:

(a) Módulo 1: 25% da nota

(b) Módulo 2: 25% da nota


2 - Trabalho individual final: 50% da nota

Observação: todas as orientações sobre o processo de avaliação serão fornecidas durante o curso.


>>> Valor total da nota: 100 pontos. Nota mínima para aprovação: 70 pontos.


>>> FREQUÊNCIA ÀS AULAS: Em todos os encontros será disponibilizado um link específico para registro da frequência dos alunos e alunas. Será necessário cumprir 75% de frequência (6 encontros) para ter direito à avaliação dos trabalhos individuais, ou seja, quem não possuir, no mínimo 75% de frequência, não terá seus trabalhos individuais avaliados.


>>> ATENÇÃO! ENDEREÇOS DOS LINKS PARA ACESSO DIRETO ÀS OBRAS DO PROF. DR. GERALDO CALIMAN (copiar o link e colar em seu navegador):

a) LIVROS: https://pedagogiasocial.net/artigos-para-baixar-pdf/producao/

b) ARTIGOS: https://pedagogiasocial.net/artigos-para-baixar-pdf/

c) PUBLICAÇÕES DA CÁTEDRA UNESCO: https://pedagogiasocial.net/textos/


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Leandro Barros Ribeiro

Sociólogo. Funcionário público. Atualmente atuando como Supervisor de Gestão dos Centros de Convivência na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (MG). Pesquisador na área de Pedagogia Social e Educação Social no Brasil.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.