Fale com o produtor

O evento já encerrou...

PAC Favelas / Plano Diretor da Rocinha será debatido no Clube de Engenharia do Brasil

Carregando recomendações...

PAC Favelas / Plano Diretor da Rocinha será debatido no Clube de Engenharia do Brasil

16 abr - 2026 • 18:00 > 16 abr - 2026 • 20:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

PAC Favelas / Plano Diretor da Rocinha será debatido no Clube de Engenharia do Brasil

16 abr - 2026 • 18:00 > 16 abr - 2026 • 20:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

O Clube de Engenharia do Brasil realiza, em 16 de abril, às 18h, o evento “PAC Favelas / Plano Diretor da Rocinha”. O palestrante será Luiz Carlos Toledo, arquiteto e urbanista, responsável pela elaboração do Plano Diretor Sócioespacial da Rocinha. Formado pela FAU/UFRJ em 1966, possui especialização em urbanismo, mestrado e doutorado pela mesma instituição. A atividade será em formato híbrido, com participação presencial no auditório da Avenida Rio Branco, 124, 22º andar, e transmissão online pela plataforma Zoom, mediante inscrição pelo Sympla.

A palestra discutirá como o Plano Diretor pode orientar intervenções do Governo Federal por meio do PAC II, tema central do encontro. O objetivo do evento é debater a atuação federal na Rocinha, considerando diretrizes, possibilidades e limites definidos pelo Plano Diretor.

A experiência de Toledo na Rocinha começou há cerca de 20 anos, quando foi procurado por lideranças locais para um projeto de melhoria visual da comunidade. As visitas frequentes e o contato direto com os moradores o levaram a compreender o uso das lajes, a falta de áreas planas e questões de mobilidade interna. Posteriormente, coordenou projetos com participação dos moradores, instalou escritório dentro da favela e utilizou o território como estudo de caso em pesquisas sobre habitação de interesse social. Toledo destaca que o conhecimento construído na Rocinha resultou de troca contínua com os moradores e da observação das soluções locais para ocupação de alta densidade.

Toledo atuou como professor na UERJ, UFRJ e UFBA, e dirige a M&T–Mayerhofer & Toledo Arquitetura, Planejamento e Consultoria. Sua trajetória inclui pesquisas e projetos voltados para habitação de interesse social, além do recém-lançado livro “Repensando as Habitações de Interesse Social”, selecionado no Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural.

Organizado pela DRHS e com apoio do DRNR e do DURJ, o evento tem a coordenação  de J. Stelberto P. Soares (DRHS).

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Clube de Engenharia

Fundado em 1880, o Clube de Engenharia é uma instituição, localizada no Rio de Janeiro, que agrega engenheiros e técnicos com o objetivo de oferecer um espaço democrático para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento nacional e capacitação técnica. Na série "Encontros com Tecnologia", busca agregar estudantes, profissionais, empreendedores para debater desafios dos tempos atuais nos quais a Engenharia pode atuar.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.