A prática acadêmica de ciências humanas é composta por partes que organizam e formulam a pergunta de uma pesquisa e permitem a construção de um raciocínio organizado em que o trabalho final se constrói à medida em que o material é levantado. Nesse curso discutiremos como formular uma problemática de pesquisa e como encaixar isso dentro da forma de um projeto, seja para ingresso em programa de pós-graduação, seja para pedido de bolsa. Em seguida falaremos de como o levantamento e a organização da bibliografia se colocam a serviço dessa problemática e como o processo de leitura já pode ir encaminhando a escrita de final.
Serão três aulas gravadas acompanhadas de exercícios com focos nesses elementos e uma última aula em formato de oficina, em que os alunos compartilharão seus projetos e haverá discussão a respeito.
O curso é montado e pensado para pesquisadores das áreas de humanidades e linguagens, mas está aberto a qualquer um.
Informações Gerais: As três primeiras aulas são gravadas e serão enviadas aos alunos na manhã de quinta feira, junto com uma série de exercícios para ajudar os participantes a aplicarem o que está sendo discutindo na própria pesquisa. Esses exercícios serão compartilhados e discutidos ao longo da semana. A última aula será em formato de oficina, guiada pelas dúvidas e questões dos alunos e acontecerá no sábado dia 22/03 das 10h as 11h30, essa aula também será gravada e enviada posteriormente. Todas as aulas ficarão disponíveis para os alunos de forma permanente.
Cronograma
27/02- Problemática, objetivo e justificativa: como formular a pergunta da sua pesquisa e colocá-la no formato de um projeto
06/03 - Levantamento e organização bibliográfica: como levantar uma bibliografia inicial, organizar a leitura por tema e prioridade e focar a leitura de maneira que ela já encaminhe a escrita final do trabalho
13/03 - Redação e construção de raciocínio: o modelo básico de construção de um trabalho acadêmico, como organizar seu raciocínio e expor suas ideias. Discutiremos também as exigências e limites do que se entende por "linguagem acadêmica" e a possibilidade de autoria e criatividade dentro dessa forma
22/03 - Oficina: discutiremos os projetos do grupo em formato de oficina