18 jan - 2021 • 19:00 > 22 jan - 2021 • 20:30
18 jan - 2021 • 19:00 > 22 jan - 2021 • 20:30
Vamos plantar microverdes?

Se você: busca mais saúde e qualidade de vida; melhorar sua relação com a comida e incluir alimentos altamente nutritivos e produzidos sem agrotóxicos nem fertilizantes químicos; precisa se conectar com a natureza e ter mais autonomia e independência alimentar.
Então essa oficina é para você.
Eu sou Carla da Hora Duailibi, jornalista e agricultora urbana da Verdurinha, horta urbana de pequena escala em Juiz de Fora/MG e vou te ensinar os princípios básicos para você começar a produzir microverdes dentro de casa ou apartamento.
Nesse momento de tantos desafios e mudanças, produzir o próprio alimento em casa ou apartamento é uma oportunidade de ressignificar seu espaço,inckuir toda a família nesse processo, com as crianças e adolescentes num momento de aprendizado, respeito, conexão com a natureza e o ciclo da vida.

Para plantar microverdes não precisa de horta nem luz do sol. As minihortaliças es são uma tendência mundial de plantio em cidades, na chamada agricultura de pequena escala, pois exigem pouco espaço, não necessitam de luz solar e, por isso, podem ser cultivados dentro de casa ou apartamento, numa bancada de cozinha, por exemplo.
Você já deve ter visto os microverdes enfeitando pratos da alta gastronomia em programas de culinária na TV. O que quase ninguém sabe é que eles têm, em média, de 4 a 40 vezes mais nutrientes que os vegetais na fase adulta, segundo pesquisas nos Estados Unidos reconhecidas pelo FDA (órgão regulador de saúde e alimentos norte-americano).
Objetivos
Em três encontros, durante uma semana, você terá oportunidade de conhecer esse universo de possibilidades que é o cultivo de microverdes dentro de casa. É o primeiro passo para você entender o que significa plantar o próprio alimento e como esse aprendizado representa uma potência em termos de saúde, qualidade de vida e independência alimentar num cenário em que temos cada vez mais veneno, conservantes, corantes e substâncias químicas na nossa alimentação.
A oficina vai te dar ferramentas para plantar mini hortaliças, verduras e temperos e colher entre 7 e 14 dias e colocar em prática essa técnica de plantio.
Ao final da oficina, você receberá um certificado de participação.
Vamos juntos/juntas? Será um prazer ter você nessa jornada de aprendizado que mudou a minha vida e pode transformar a sua também!
O que vamos aprender*
Aula 1
Histórico, características, benefícios e vantagens dos microverdes
Parte prática - “Para casa”- colocando a semente de molho para germinar
Aula 2
Local de plantio, cuidados com irrigação e iluminação, tipos de semente e solo
Parte prática - plantio de microverdes de girassol

Aula 3
Colheita, conservação e consumo
Parte prática: Observação, colheita e troca de experiências sobre o processo de plantio
OBS: Será criado um grupo de WhatsApp para que você possa tirar todas as suas dúvidas e partilharmos experiências no período da oficina
Agricultura urbana como ferramenta de transformação

Acreditamos que plantar o próprio alimento nas cidades, seja em casa, apartamento ou espaços públicos, é uma alternativa viável na promoção da saúde e do bem estar. Traz reflexos positivos e transforma o modo com que nos relacionamos com as pessoas e o meio ambiente com mais consciência e responsabilidade. É um ato de amor.
Nossa horta urbana produz o próprio adubo, a partir de compostagem, e utiliza apenas sementes sem tratamento (sem fungicida), com técnicas de plantio que prezam pelo respeito ao ser humano, à terra e aos seres que nela habitam.
Por acreditar no potencial da produção do próprio alimento como ferramenta pedagógica de autonomia, conexão com a natureza, a Verdurinha promove oficinas para ensinar suas técnicas de cultivo em pequenos espaços e também participa de seminários e palestras.
Participamos da Feira é Daqui, em Juiz de Fora/MG, um coletivo de produtores especializados em alimentos sem glúten, sem açúcar, agroecológicos e orgânicos, que tem foco na economia solidária e inclusão alimentar.
Verdurinha na mídia
Confira matéria no programa Bem Estar, da Globo

Horta em casa pode trazer mais saúde

Salada de brotos para aumentar a imunidade

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Carla da Hora Duailibi
Sou jornalista e agicultora da Verdurinha – horta urbana de pequena escala localizada no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora/MG, especializada na produção de microverdes e brotos livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Desde o início de 2018, produzimos alimentos a partir de princípios da agroecologia e da agricultura biodinâmica. Nosso foco é comida viva e crua, sem veneno e com alto valor nutricional para quem busca mais saúde e independência alimentar
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.