25 jun - 2026 • 19:00 > 25 jun - 2026 • 21:00
25 jun - 2026 • 19:00 > 25 jun - 2026 • 21:00
Sabe aquele bloqueio que dá quando você olha para uma folha em branco e o seu crítico interno já começa a julgar antes mesmo do lápis encostar no papel? Pois é. Na Casa Manual, a gente acredita que o erro faz parte do processo e que a imperfeição é o que dá charme à nossa identidade. Se você quer deslogar das telas, esquecer as cobranças da rotina e simplesmente voltar a brincar com o traço, achou o seu porto seguro.
Para guiar esse desbloqueio, trouxemos o quadrinista, ilustrador e animador Felipe Parucci. Autor de 5 livros publicados e especialista em narrativa visual, o Felipe defende uma abordagem sem frescura: o objetivo aqui não é o realismo fotográfico, mas sim o desenho solto, expressivo e autoral. É uma oficina online e totalmente gratuita, feita para qualquer pessoa (a partir de 14 anos) que queira destravar a criatividade, seja você um rabiscador de caderno ou alguém que acha que só sabe desenhar boneco de palito.
Prepare seu café, pegue seus papéis (ou seu tablet) e vem descompressar com a gente!
1. A Métrica do Desapego (15 min): Recepção, apresentação de referências e aquele papo necessário para silenciar o seu crítico interno e abraçar a vulnerabilidade do início.
2. Exercício 1 – Mapa Corporal (45 min): Esqueça as sombras certinhas. Vamos treinar o olhar para captar o movimento e o fluxo das formas através de desenhos gestuais rápidos e viscerais.
3. Exercício 2 – Mancha Pictórica (45 min): Inversão total de lógica! Vamos começar pela mancha de cor (usando aquarela, guache, nanquim ou ferramentas digitais) para entender o volume antes de puxar qualquer linha ou detalhe.
4. O Compartilhar (20 min): Um espaço seguro para quem se sentir confortável mostrar os resultados na tela, trocar figurinhas e pegar dicas de como manter o hábito no dia a dia.
A oficina é superdemocrática: você escolhe o seu território!
Se for no papel (Tradicional): Folhas de papel (de preferência mais gordinhas, acima de 140g), lápis ou giz de cera, canetas pretas e algo para fazer mancha (aquarela, guache ou até o próprio café!).
Se for na Tela (Digital): Seu tablet ou mesa digitalizadora com o software de desenho que você já curte usar.
Informações do Encontro:
Data e Horário: 25/06 às 19h
Local: Online (O link será enviado aos inscritos)
Valor: Gratuito! Só chegar.
A Casa Manual não faz cursos com planos de aula complexos : nosso foco é o prazer do fazer artesanal, a leveza e a diversão como processo. Garanta sua inscrição aqui no Sympla e venha soltar a mão!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Casa Manual
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.