Conteúdo programático
A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 9, 12, 16 e 19 de julho de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com a descrição abaixo.
ENCONTRO 01: As aproximações da poesia com a crônica
- 9 de julho (quarta-feira), das 19h às 21h.
I. Introdução sobre atenção; Antônio Cândido — o homem que refletiu sobre tempo, direito à literatura e também a literatura em si.
II. O que é o escritor? O que é o poeta?
III. Adília Lopes, o cotidiano mais prosaico; Adélia Prado, o cotidiano, o sagrado e o afeto; Manoel de Barros, poesia inútil.
O encontro será finalizado com a apresentação dos poemas-gatilhos de Ana Martins Marques e Anna Lúcia Maestri, culminando no exercício 01 “brincando com as palavras”.
ENCONTRO 02: Mapeando o poder das afetações
- 12 de julho (sábado), das 9h às 11h.
I. Introdução sobre a origem da oficina
II. Estranhe tudo — conversa sobre o poema da Malu Grossi Maia; Estranhe tudo — conversa sobre a plaquete “noticiosas”;
Durante o encontro faremos os exercícios 02, 03 e 04, tendo como poemas gatilhos as produções de Carina S. Gonçalves e Prisca Agustoni, Francisco Mallmann, Mila Teixeira, Ana Martins Marques e Natasha Tinet.
ENCONTRO 03: O assombro e seus procedimentos
- 16 de julho (quarta-feira), das 19h às 21h.
I. Conversa sobre procedimentos poéticos comuns para os poetas do cotidiano: Bruna Mitrano e Bruna Beber (oralidade, memória, listas).
II. Como olhar os arredores? Aprenda com Drummond, Adélia Prado e Alberto Martins.
Nesse terceiro encontro vamos trabalhar os poemas-gatilho de Nina Rocha e Olivia Gutierrez, assim como as obras-gatilho de Edward Hopper, Billie Zangewa e Vivian Maier. Faremos os exercícios 05 e 06 a partir de referências da poesia, da arte e, até mesmo, do conclave.
ENCONTRO 04: A poesia está aqui
- 19 de julho (sábado), das 9h às 11h.
I. Fechamento de ideias.
II. Apresentação e conversa livre sobre os poemas escritos, com trocas entre ministrante, mediador e turma.
III. Organização da exposição dos poemas.
IV. Encerramento.
Vamos propor a apresentação e leitura dos poemas produzidos nos encontros anteriores para realizar uma breve reflexão sobre a experiência de criação e, portanto, concluindo as teorias apresentadas e as relações com a poesia contemporânea.