Fale com o produtor

O evento já encerrou...

OFICINA ONLINE | De Bashô a 2021: uma jornada pelas sendas do Haicai

Carregando recomendações...

OFICINA ONLINE | De Bashô a 2021: uma jornada pelas sendas do Haicai

16 jun - 2021 • 20:00 > 26 jun - 2021 • 11:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

OFICINA ONLINE | De Bashô a 2021: uma jornada pelas sendas do Haicai

16 jun - 2021 • 20:00 > 26 jun - 2021 • 11:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

Com conteúdo revisado e atualizado, a segunda turma da oficina de Haicai abordará teoria, leitura, análise, exercícios de produção poética e as tendências do Haicai no Brasil

"A natureza muda sempre, igualmente a minha vida também muda a todo o momento. Então, como o haicaísta fixa o aqui e o agora, estou vivendo o aqui e agora."
— Masuda Goga


Olá, poetas!

É com muito orgulho que anunciamos nossa segunda turma da oficina de Haicai! 

Desta vez, baseados em quatro perguntas-guias que irão nortear os encontros, iremos trabalhar as questões de que se trata esse pequeno registro poético de um instante que, em três versos, consegue capturar as sutilezas de ordens naturais. Que poesia é essa, que, tão difundida no Brasil e no mundo e não só para nós da Fazia Poesia, mas para tantas outras pessoas, tem uma beleza sutil e de intensa profundidade? Qual a relação do haicai com a produção contemporânea?

Iremos abordar brevemente a origem do haicai, passando pelas definições e compreensões essenciais até chegar no que acontece hoje, ao nosso lado. Orientados pela experiência do ministrante, nós da Fazia Poesia acreditamos que a oficina pode ser uma forma de ensinar, praticar e estimular qualquer pessoa a escrever poesia, nessa ocasião em específico, o haicai.

Vem com a gente?


Conteúdo programático

A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 16, 19, 23 e 26 de junho, de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom.


Abaixo, você confere o conteúdo e o horário previsto para cada encontro síncrono:

ENCONTRO 01: O que é o Haicai? 

  • 16 de junho (quarta-feira), das 20h às 22h.

Os elementos fundamentais do haicai.

Nosso primeiro encontro tentará dar conta de responder a essa pergunta ao passear pela sendas da estrutura e da história do haicai no Japão e ao palmilhar pela trajetória dos três primeiros grandes Haijins: Bashô, Issa e Buson.

Na sequência faremos a leitura de haicais desses mestres seguindo pela apresentação de um exercício de produção literária cuja proposta será alicerçada sobre o conteúdo desse primeiro encontro.


ENCONTRO 02: O que é Haibun?

  • 19 de junho (sábado), das 9h às 11h.

Os desdobramentos do haicai no Brasil.

No segundo encontro nos debruçaremos sobre como o Haicai chega no Brasil e como ele se desdobra ao acoplar-se à poética nacional até chegar aos haicaístas mais famosos como Alice Ruiz, Paulo Leminski, Pedro Xisto e finalmente os Haibuns de Masuda Goga e Teruko Oda.

Faremos ainda uma leitura atenta dos haicais e haibuns desses autores e então mais um exercício de produção literária que também estará embasado no conteúdo do nosso primeiro e segundo encontros.


ENCONTRO 03: E o Haicai de hoje? 

  • 23 de junho (quarta-feira), das 20h às 22h.

Os haicais contemporâneos em terras brasileiras.

Nosso terceiro encontro consistirá em entender como se comporta o haicai hoje no Brasil: onde é publicado, como vem sendo feito, novas estruturas e quem são alguns dos autores contemporâneos e outras repercussões curiosas.

Novamente tornaremos a prática em mais um exercício literário apoiado sobre os conteúdos do primeiro, segundo e terceiro encontros.


ENCONTRO 04: E o seu Haicai? 

  • 26 de junho (sábado), das 9h às 11h.

A produção poética dos participantes.

Nosso quarto e último encontro estará reservado para lermos e estudarmos o conteúdo resultante do exercício proposto no terceiro encontro com enfoque em ler e comentar a produção poética escrita pelos participantes (como um sarau) e tirar possíveis dúvidas restantes acerca dos temas abordados nos encontros anteriores.


Exposição das obras

Publicaremos o resultado dos exercícios no portal Fazia Poesia, em um artigo especial apresentando uma exposição do que for produzido na oficina. Os participantes que optarem por não ter a produção publicada poderão solicitar isso, sem problema algum.

Confira abaixo a exposição das últimas oficinas realizadas:

Acreditamos que essa exposição é uma oportunidade para produzir uma mostra visual e aproximar a turma com um público-leitor amante da poesia, além de proporcionar que o artigo seja um arquivo e um registro da oficina.


Sorteio de um livro

No último dia da oficina, sortearemos um livro de Haicai (título surpresa) entre os participantes da oficina que participarem de ao menos 2 encontros de maneira ao vivo.


Sobre o ministrante


Heberton Baptistela é um linguólotra navegante desse mar de palavras que é a língua luso-brasileira. Não se contenta com palavrinhas, só com palavraços. É amante de tudo o que é pluribelo e neoletral, pois tudo o que é neoletral e pluribelo o pneumoatinge, o cardioinvade pelo lado do meio do cérebro. Afinal, por que ser um criacionista se podemos ser criacionautas? Toda bolha tem sua agulha: a poesia é só outra maneira de estourar a solidão. É professor de literatura formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com ênfase na formação do jovem leitor e por isso acredita no poder transformador da literatura. Faz parte da nossa equipe de poetas e já atuou como integrante da equipe editorial da Fazia Poesia. 

Ainda, é compositor, haicaista, contista, fã de soul music e ministrante de estreia do nosso programa de oficinas.


Inscrições

Atenção: a turma é limitada a 35 vagas.

As inscrições possuem o valor individual de R$ 164,90 e se dão por meio desta página na plataforma Sympla.


Bibliografia proposta

BAPTISTELA, Heberton, 2020. Um passeio pelo haicai no Brasil — Fazia Poesia — Portal de poesias contemporâneas: https://faziapoesia.com.br/um-passeio-pelo-haicai-no-brasil-4d0b489097c1. Acesso em 23/09/2020.
CAQUI Revista Brasileira de Haicai. (www.kakinet.com). Vários acessos ao longo de 09/2020.
CLEMENT, Rosa, 2015. História do Haicai Brasileiro. Camaleo: https://pt.calameo.com/books/001893073a60e6814d325
Curta Metragem — “Massuda Goga — Discípulo de Bashô” — https://www.kakinet.com/caqui/gogav.shtml. (Acesso em 12/05/2021).
FELICÍSSIMO, Gustavo, 2010. Breve antologia do haicai contemporâneo no brasil. zunái — revista de poesia & debates: http://www.revistazunai.com/materias_especiais/haicais/gustavo_felicissimo_breveantologia.htm. Acesso em 23/09/2020.
FELICÍSSIMO, Gustavo, 2010. Flores de cerejeira: breves considerações sobre o haikai no Brasil. ZUNÁI — Revista de poesia & debates: http://www.revistazunai.com/materias_ especiais/haicais/gustavo_felicissimo_oresdecerejeira.htm. Acesso em 23/09/2020.
FRANCHETTI, Paulo. 2008. O Haicai no Brasil. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v.10,n. 2, p. 256–269. (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007. Acesso em 23/09/2020.
FRANCHETTI, Paulo; DOI, Elza Taeko; DANTAS, Luiz (Org.) Haikai. Antologia e história. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
GOGA, H Masuda; ODA, Teruko. 1996. Natureza — berço de haicai: kigologia e antologia. Empresa Jornalística Diario Nippak Ltda.
LEMINSKI, Paulo. Caprichos e Relaxos. Editora Brasiliense, 1985.
NUNES, Roberson de sousa. Haikai: poesia e performance. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas: https://drive.google.com/file/d/14KjDkdvCfZTvy7ogEnWGhja7elYCQRob/view?usp=sharing. Acesso em 23/09/2020.
ODA, Teruko. Furusato no Uta — Canção da Terra Natal. Editora Escrituras, 2010.
RUIZ, Alice. Outro Silêncio — Haikai. São Paulo: Boa companhia, 2015.
XISTO, Pedro, 1979. CAMINHO. Rio de Janeiro: berlendis & vertecchia.


Dúvidas frequentes

O conteúdo dessa turma será igual ao conteúdo da primeira?
O conteúdo teórico será o mesmo, a diferença é que atualizamos as referências contemporâneas e no final da oficina traremos o foco para o haicai que é feito hoje no Brasil. As propostas de exercícios também serão diferentes.

É necessário possuir alguma base teórica para participar da oficina?
Não. A oficina é para qualquer entusiasta da poesia.

Será emitido certificado?
Sim. A Fazia Poesia emitirá certificados individuais de curso livre de acordo a legislação, com a carga horária de 08 (oito) horas.

Por que a turma é limitada a 35 vagas?
Por ser uma oficina realizada de maneira on-line, acreditamos que a quantidade de 35 pessoas em uma sala virtual seja um número saudável e proveitoso, com o qual a troca de experiência pode acontecer sem comprometer a qualidade da oficina.

O material usado será disponibilizado?
Sim.

Existe um meio para conhecer a turma e trocar ideias?
Criaremos um grupo temporário no Telegram com todas as pessoas da oficina: organização, ministrante e alunos. A presença neste grupo não é obrigatória e serve apenas para troca de informações e interação entre os integrantes na turma. Nosso principal meio de contato é por email.

As aulas ficarão gravadas?
Sim, por até 14 (catorze) dias após o último encontro. No entanto, o formato da oficina é pensado para acontecer de maneira síncrona por incluir atividades práticas que acontecerão durante os encontros. A ausência nos encontros síncronos pode comprometer a experiência das atividades práticas propostas.

Quais as formas de pagamento?
Cartão de crédito e boleto bancário, pela plataforma Sympla.

Eu não moro no Brasil, posso fazer a oficina?
Sim. Caso tenha problemas com o pagamento pela plataforma Sympla, entre em contato conosco e iremos te orientar sobre isso.

Qual a melhor forma de entrar em contato com a Fazia Poesia?
Pelo e-mail [email protected] ou pelo direct do Instagram.


• Fazia Poesia • Programa de Oficinas 2021 •
@faziapoesia no instagram
@faziapoesia no twitter


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Fazia Poesia

Somos um portal independente de poesia contemporânea que reúne conteúdo e poetas para mais de 20 mil leitores mensalmente. No ar desde 2016, damos voz e espaço a poetas cuja leitura é necessária. | [email protected]

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.