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Oficina desenvolvimento de série - da bíblia ao roteiro piloto

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Oficina desenvolvimento de série - da bíblia ao roteiro piloto

03 dez - 2024 • 19:00 > 11 dez - 2024 • 21:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

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Descrição do evento

Oficina desenvolvimento de série - da bíblia ao roteiro piloto

com Lorena Scarpel e Luiz Brasileiro 

Dias 3, 9 e 11 de dezembro, das 19h às 21h

Serão 3 aulas via Google Meet.

(as aulas via Google Meet ficarão gravadas por um tempo restrito e serão disponibilizados links para as pessoas inscritas)

Lorena Scarpel é cineasta, produtora, montadora, sound designer e professora, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Leciona na Oficina Continuada de Cinema, ofertada pela Fundação Cultural de Jacarehy, e faz parte da equipe do projeto cineclubista Cine Form(ação), como curadora e debatedora do eixo Cine Mulher.
Durante a faculdade, Lorena produziu o curta-metragem “Cor de Pele” (2019), que ganhou os prêmios de Melhor Primeiro e Filme e Júri Popular no Festival 3 Margens em 2019, o prêmio de Melhor Roteiro Experimental no Festival Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual em 2020, e o prêmio de Melhor Curta-Metragem Universitário no 49º Festival de Gramado, em 2021. “Cor de Pele” foi exibido na Argentina e no Paraguay através do Festival 3 Margens, em 2019, e nos Estados Unidos através da MOSTRA XII Brazilian Film Festival, em 2021, além de participar da 19º Mostra Ecofalante em 2019, do Festival Olhar de Cinema em 2020, e da Bienal da UNE em 2022.
Dentre os dois Trabalhos de Conclusão de Curso exigidos pela universidade, o primeiro foi o artigo “Alternativas de Produção para Obras Independentes: Análise da Websérie Esconderijo (2017-2022)”, onde Lorena analisa formas de financiamento alternativas para obras audiovisuais, além de analisar como a relação entre público e artista(s) se dá através da plataforma do YouTube e das redes sociais. O trabalho foi orientado pelo professor Eduardo Dias Fonseca, e avaliado pela banca composta pelos professores Fábio Allan Mendes Ramalho e Bruno Lopez Petzoldt.
Para o segundo Trabalho de Conclusão de Curso exigido pela universidade, defendeu a área de Produção com o curta-metragem “Pink Perséfone”, que retrata uma releitura do mito grego de Perséfone, trazendo uma ótica feminista para a história, e focando na relação de Perséfone com sua mãe. O trabalho foi orientado pelos professores Eduardo Dias Fonseca e Fábio Allan mendes Ramalho, e avaliado pela banca composta pelas professoras Virginia Osório Flores e Camila da Silva Marques.
Ainda na universidade, dirigiu o curta-metragem “El Cambio”, que aborda o tema da prensa chicha popularizada no Peru durante a época em que Alberto Fujimori estava no poder. Lorena também fez a iluminação do curta-metragem experimental “Purgatório”, em parceria com o coletivo de teatro “Teatro y Frontera”.
Fora do âmbito universitário, em 2017 inicia seus trabalhos com audiovisual em uma campanha publicitária para o Coletivo Circo no Quintal, em São José dos Campos. Em 2018, realizou a captação de som direto para uma vídeo-aula sobre história da arte, para a Escola de Educação Ginetta Calliari . Em 2020 desenvolveu, junto com mais dois colegas, um vídeo educativo sobre a história do cinema para o canal Arte Unidade, onde também foi responsável pela montagem de vídeo institucional de música para o canal Arte Unidade. Ainda em 2020, foi responsável pela montagem e design de som de vídeo institucional sobre arte, que faz parte da programação do Movimento dos Focolares durante a celebração do centenário de Chiara Lubich. Em 2021, Lorena participou da montagem, captação de imagens e captação de som direto de duas vídeo-amostras para o projeto Arte Madura, onde também foi responsável pelo design de som de ambos os projetos. 
Em 2023, após concluir a faculdade, realizou dois vídeos promocionais para o evento Estação Pop 5, promovido pela empresa Toca do Urso, em São José dos Campos. Neste projeto foi responsável pela captação de imagens, montagem e design de som de ambos os vídeos.

Luiz Brasileiro é especialista em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de São Paulo e graduado em Cinema pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É membro do Cineclube de Jacareí, do atual Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Jacareí, produtor associado do Festival Corvo de Gesso e professor de cursos de cinema da Escola de Teatro Sérgio Mambertti e da Formação continuada em Cinema da Prefeitura de Jacareí. Atua com curadoria e produção audiovisual a nove anos em festivais de cinema, mostras e cineclubes. Já trabalhou como artista gráfico do Festival do Minuto e foi Curador do Vídeo na escola. Em 2021 integrou a mostra Unicamp com a poesia sonora “Lembrar de não esquecer” produzida em parceria com o LUME/UNICAMP. Em 2020 foi selecionado para o Laboratório de Série de ficção do 14ª Mostra CineBH. Em 2020 participou do intercâmbio sonoro Brasil – Argentina – França com Andrea Cohen pelo Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA). Em 2019 foi selecionado para o Laboratório HiperMuseus realizado na Firjan do Rio de Janeiro. Em 2018 finalizou a pesquisa em roteiro sobre a a relação narrativa entre o roteiro e o som no cinema. Em 2017 foi selecionado para o Festival temporal (Assunção - Paraguai) com o projeto “El acompãniamiento”. Em 2016 dirigiu e roteirizou o filme “Cicatriz” que teve o apoio do Grupo de teatro Amadheus, do Centro de Direitos Humanos e memória popular de Foz do Iguaçu (CDHMP), de financiamento coletivo (Benfeitoria) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Em 2014 foi selecionada para o Festival Internacional Oberá en Cortos (Argentina) com o projeto “Cenas de fronteira”. Em 2014 foi vencedor do 2º Lugar no Festival Curta Toledo com o projeto “O imaginador”. Entre 2013-2016 foi bolsista dos projetos cineclubistas “Cine debate História” e “Cineclube Cinelatino: imagens da américa-latina a serem decifradas”. Bolsista da fundação Araucária com o projeto “Subjetividade, identificação e resistência na constituição da identidade latino-americana na Tríplice Fronteira”. Monitor das disciplinas de Direção Cinematográfica e Espaço sonoro audiovisual. EM 2014 Realizou intercâmbio cultural na Facultad de Arte y Deseño - FAyD, UNAM, Argentina e cursou “Guión” e “Sonido audiovisual, la banda sonora en el lenguaje audiovisual”.
Lorena Scarpel é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Lorena leciona na Oficina Continuada de Cinema, ofertada pela Fundação Cultural de Jacarehy. Lorena já trabalhou como produtora do curta-metragem “Cor de Pele” (2019), que ganhou os prêmios de Melhor Primeiro e Filme e Júri Popular no Festival 3 Margens em 2019, o prêmio de Melhor Roteiro Experimental no Festival Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual em 2020, e o prêmio de Melhor Curta-Metragem Universitário no 49º Festival de Gramado, em 2021. “Cor de Pele” foi exibido na Argentina e no Paraguay através do Festival 3 Margens, em 2019, e nos Estados Unidos através da MOSTRA XII Brazilian Film Festival, em 2021, além de participar da 19º Mostra Ecofalante em 2019, do Festival Olhar de Cinema em 2020, e da Bienal da UNE em 2022. Em 2022, Lorena completou o curso de Produção para Cinema no Instituto de Cinema. Em 2022 defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso na área de produção, realizando o curta-metragem “Pink Perséfone”. Em 2021, Lorena realizou a montagem de duas vídeo-amostras para o projeto Arte Madura. Em 2020, criou um vídeo educativo sobre a história do Cinema para o canal Arte Unidade. Em 2018, realizou a captação de som de uma série de vídeos educacionais para a Escola de Educação Ginetta Calliari.


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