18 abr - 2023 • 19:30 > 18 abr - 2023 • 21:30
18 abr - 2023 • 19:30 > 18 abr - 2023 • 21:30
Esta aula se propõe apresentar o impacto de Friedrich Nietzsche para a vida e a obra de Carl Gustav Jung. Essa influência ainda é pouco reconhecida, como também seus efeitos potenciais para uma leitura renovada tanto de um como de outro.
Em 1900, ano da morte de Nietzsche, Jung se formou médico na Universidade de Basileia, onde Nietzsche fora professor. Ouviu anedotas e boatos acerca das extravagâncias daquele ex-professor genial mas que enveredara por rumos estranhos de pesquisa, isolamento crescente e colapso mental definitivo.
Seus próprios sonhos incomuns, angústias e dificuldades de socialização faziam Jung temer um destino semelhante ao de Nietzsche. Mas ele também se sentia fascinado, conforme confidencia em Memórias, sonhos e reflexões:
“O sentido da minha existência é que a vida me fez uma questão. Ou, inversamente, eu mesmo sou uma questão que é feita ao mundo, e devo comunicar minha resposta, caso contrário sou dependente da resposta do mundo.(...). Poderia ser por isso que me sinto tão impressionado (...) pelo problema no qual Nietzsche naufragou [Jung faz aqui alusão ao enlouquecimento do filósofo]: o lado dionisíaco da vida, do qual o cristão parece ter perdido o caminho?”
Em dezembro de 1909, ainda engajado como um dos expoentes do movimento psicanalítico, Jung celebra, em carta a Freud, as intuições de Nietzsche sobre esse “lado dionisíaco da vida”.
O traumático fim, em 1913, dos laços com o fundador da psicanálise o lança em um quadro de angústia extrema, acirrado pelos prenúncios e eclosão da Primeira Guerra Mundial. Segue-se então um dramático mergulho interior no fluxo de sonhos e visões que daria à luz o Livro Vermelho e a própria teoria junguiana – não, porém, sem a companhia de Nietzsche, cujo Assim falava Zaratustra ele relê em 1914 e tomará, duas décadas depois, como base de um monumental seminário psicológico, às vésperas de mais um conflito mundial de grandes proporções.
Vamos repassar essas etapas do longo diálogo de Jung com as ideias e a ruína trágica de Nietzsche. A ideia de dionisíaco será crucial em todos esses aspectos. E também influirá, como veremos, no posicionamento peculiar de Jung sobre a retomada póstuma – mentirosa, porém simbolicamente eficaz – de Nietzsche como “profeta” da barbárie nazista.
Sobre o professor
Caio Liudvik - Atualmente em segundo pós-doutorado no departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. Colaborador das revistas Cult e Quatro Cinco Um. Autor de Sartre e o pensamento mítico (ed. Loyola), co-autor de O Livro de ouro da psicanálise (Ediouro), e tradutor de livros como História da psicologia moderna, de Carl Jung (ed. Vozes), As moscas, de Jean-Paul Sartre; De Camus e Sartre - O polêmico fim de uma amizade no pós-guerra, de Ronald Aronson e de Simone de Beauvoir , A biografia, de Huguette Bouchardeau (ed. Nova Fronteira).
Importante: Após a inscrição, e um dia antes do início do curso, você receberá o e-mail com as informações sobre como acessar a sala virtual - fique atento a sua caixa de spam e lixo eletrônico, alguns e-mails são redirecionados para essas caixas.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Associação Palas Athena
Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1972. Promovemos cursos presenciais e online que envolvem os 5 eixos orientadores das ações e da missão da Palas Athena: Filosofia e visões do mundo, ética e valores, psicologia, o sagrado a partir da história e da fé e novas tecnologias de convivência.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.