28 mar - 2021 • 15:00 > 28 mar - 2021 • 16:00
Espetáculo “O Pequeno
Príncipe” ganha adaptação online
Montagem mistura presença de atores com bonecos e utiliza técnica de teatro com luz negra para encantar crianças e adultos
O projeto O pequeno Príncipe foi selecionado dentro do âmbito do Programa de Ação Cultural - ProAC e está sendo realizado com recursos advindos da Lei Aldir Blanc - LAB.
O espetáculo para crianças “O Pequeno Príncipe”, uma das montagens de maior sucesso de crítica e vista por mais de 16 mil pessoas, ganha adaptação online e será apresentada no canal do Youtube do Teatro Folha de 06 a 28 de março, aos sábados e domingos, às 10h e 15h. A temporada é realizada com recursos do Proac Expresso, por meio da Lei Aldir Blanc, contemplado com recursos do edital 38/2020 - Produção e temporada de espetáculo infanto-juvenil com apresentação online.
O Pequeno Príncipe mora no asteroide
B-612 com uma rosa, baobás e três vulcões. Um dia ele pega carona numa revoada
de pássaros e vai conhecer novos mundos e pessoas. Depois de passar por
diversos planetas e conhecer inusitados personagens, como, o Rei, o Homem de
Negócios e o Vaidoso, acaba caindo no planeta Terra, em pleno deserto do Saara.
Na Terra conhece o narrador, que coincidentemente sofreu uma queda de avião no
mesmo local.
Adaptada e dirigida por Ian
Soffredini, a peça é uma adaptação da obra homônima escrita pelo aviador
francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943. O livro se tornou um
clássico da literatura universal, traduzido em mais de 220 idiomas e dialetos.
Ian Soffredini conta que ao adaptar a
obra literária preservou ao máximo as imagens poéticas sugeridas pelo autor. “O
livro começa contando a história do aviador e depois conta a história do
Pequeno Príncipe. Eu fui direto à história do Pequeno Príncipe, destacando a
ação e o que acontece com ele”, explica o diretor.
A adaptação mostra a viagem do
personagem pelos planetas e depois as experiências dele na Terra, destacando a
sensibilidade e a visão poética sobre a vida e as relações, que é um dos pontos
fortes da obra de Saint-Exupéry.
A montagem leva o conteúdo da obra
para um mundo de sonho e fantasia, por meio de uma estética visual rica,
colorida, capaz de despertar a imaginação das crianças e emocionar aos adultos.
Assim como a obra literária, a peça se comunica com o público de todas as
idades.
O espetáculo tinha sua data de reestreia
agendada para dia 13 de março de 2020, dia em que as autoridades deram o
primeiro grande alarme sobre a pandemia e a temporada foi suspensa. Impedidos
de estar nos teatros, a companhia Teatro dos Sonhos dedicou-se ao longo de 2020
a criação de um canal no youtube, mantendo sua relação com o público infantil e
exercendo seu ofício em contações de histórias da tradição oral brasileira, de
forma lúdica e educativa, mas ansiosos para poder retornar ao palco com a Pequeno
Príncipe. O grupo se preparou novamente para reestreia em fevereiro deste ano,
porém se deparou com outra reviravolta, quando o governo adotou medidas mais
restritivas em que o teatro não poderia funcionar aos finais de semana. Impulsionados
pela certeza de que agora, mais do que nunca, as pessoas precisam de
contato com poesia e bons sentimentos que a peça provoca, atores e direção
decidiram adaptar o espetáculo para acontecer online, com transmissões ao vivo.
“Enquanto a gente não volta ao palco,
o público pode conferir a versão online, que carrega a mesma mensagem de
esperança e bons sentimentos, tão necessários para os dias atuais. Queremos que
a mensagem chegue ao maior número de pessoas e por isso, além de atender ao
público em geral, vamos garantir acesso gratuito para todas as instituições de
ensino que nos solicitarem ”, comenta o diretor.
SOBRE
A EQUIPE CRIATIVA
Ian
Soffredini - Adaptação e Direção
Ator,
diretor, dramaturgo e produtor teatral, Ian Soffredini atua profissionalmente
na área teatral desde 2006, participando em sua trajetória de mais de trinta
produções teatrais. É diretor artístico do Teatro dos Arcos.
Ian é credenciado
pela City University London,
pelos estudos concluídos na Academy of
Creative Training, de Brighton, e na Arts
Educational School London.
Atuou nos
espetáculos “A Minha Primeira Vez” e “Cinderela”,
com direção
de Isser Korik; “A Bela
Adormecida”, com
direção de Paulo Henrique Jordão; “Cyrano de Bergerac”, com direção de João Fonseca; “Further then the furtherest thing” e
“Gut girls”, interpretados em Londres; “Pequena reflexão cômica” – com texto,
direção e atuação próprias; “Minha Nossa!”, de Carlos Alberto Soffredini;
“Nunca Se Sábado”, de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli,
Laert Sarrumor e Isser Korik; e “Revistando 2006”, de Mário Viana e Fábio
Torres. Em parceria
com o Grupo XPTO, adaptou e interpretou “Romeu e Julieta”, apresentado no
Festival Internacional de Teatro de Objetos, promovido pelo SESI.
Mais recentemente idealizou e foi o
curador dos projetos Berçário Teatral e Mostra Espontânea, realizados no Teatro
dos Arcos.
Sidnei Caria - Direção de Arte
Cursou
Artes Cênicas pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas entre 1983 e 1985. Em
São Paulo, conheceu o grupo XPTO do diretor Osvaldo Gabrieli, onde participou
do desenvolvimento da linguagem do grupo como assistente técnico e ator entre
1986 e 2002. Neste período o grupo criou espetáculos reconhecidos pelo público
e pela crítica: “Coquetel Clown”, “Babel Bum”, “O Pequeno Mago” “Buster, o
enigma do Minotauro”, ganhando mais de 30 dos mais importantes prêmios do
Teatro Brasileiro e participando de diversos festivais no Brasil e em vários
países da América Latina e da Europa.
Em
1993 montou a Cia Teatro de Papel, em parceria com Anie Welter e Sergio
Serrano, onde desenvolveu a linguagem própria de cenografia e figurinos,
utilizando materiais recicláveis. Este trabalho lhe rendeu os prêmios APCA,
Mambembe, Coca-Cola Panamco de melhor figurino, cenário e pesquisa de linguagem
além de outras indicações.
Coordena
o grupo Maracujá Laboratório de Artes desde 2005, realizando trabalhos na área
de criação e confecção de adereços, bonecos, figurinos e cenários. O Grupo
Maracujá tem em seu repertório os espetáculos “As Aventuras de Bambolina” (que
lhe rendeu o Prêmio APCA de melhor ator e o Prêmio Coca-Cola Femsa de Direção,
em pareceria com Beto Andretta), “Rabisco - um cachorro perfeito” (prêmio Coca
Cola Femsa de Melhor Texto Adaptado), “O Buraco do Muro”, “Nerina, a ovelha
Negra”, que ganhou o prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo Infantil de
2017, entre outros.
Preparação
de atores e Manipulação de Bonecos – Wanderley Piras
Ator
e bonequeiro, diretor e arte-educador, especializado em cultura popular e
manipulação de bonecos e objetos. Fundador e diretor artístico da Cia. da Tribo
desde 1996, também trabalha com o grupo Pia Fraus como ator e diretor desde
2002. Dentre outros ganhou prêmios de Melhor Ator Infantil e Melhor Diretor
Infantil. Também é diretor do projeto BuZum!
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Ian Soffredini
Baseado
no livro de Antonie de Saint-Exupéry
Elenco: Alana Bortolini,Amanda
Zucchi,Enrico Verta,Mari Williams,Nathalia Kwast,Luiza Arruda,Luiz
Vessi,Patrick Aguiar
Direção de Arte: Sidnei Caria
Cenografia,
Figurino, Bonecos e Máscaras: Sidnei
Caria, Silas Caria e Tete Ribeiro
Costureira: Cidinha André
Direção de Bonecos: Wanderley Piras
Música
Original: Ricardo
Severo
Fotografia,
direção de fotografia e pós produção: Will
Siqueira
Desenho
de Luz: Diego Rocha
Produção
Executiva e Administração: Will
Siqueira
Assessoria de Imprensa: Claudio Marinho
Coordenação de Marketing: Emanoela Abrantes
Criação: Marjorie Costa
Mídias Sociais: Renata Castanho
Equipe técnica: Diego Rocha e Vinicius Souza
Realização:
Jornaleiro
Participações e Serviços Teatrais
SERVIÇO
“O
Pequeno Príncipe”
Reestreia:
06 de março de 2021.
Temporada: até 28 de março de 2021
Sessões: sábados e domingos, às 10h e 15h
Canal de
exibição:
https://youtube.com/user/TeatroFolha
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Teatro folha
Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Folha recebeu mais de 2 milhões de espectadores. O espaço foi eleito pelo público como o melhor da capital paulista, de acordo com pesquisa do Portal Veja São Paulo, com mais de 50% dos votos.
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