Fale com o produtor

O evento já encerrou...

O mal-estar na maternidade na perspectiva da psicanálise.

Carregando recomendações...

O mal-estar na maternidade na perspectiva da psicanálise.

30 set - 2023 • 09:00 > 30 set - 2023 • 12:30

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento cancelado

O mal-estar na maternidade na perspectiva da psicanálise.

30 set - 2023 • 09:00 > 30 set - 2023 • 12:30

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento cancelado

Descrição do evento

O ORGANIZADOR PRECISOU CANCELAR ESSE EVENTO POR MOTIVO DE SAÚDE.

Somos ensinadas, desde muito cedo, que para sermos completas e realizadas devemos ser mãe. Essa é definitivamente uma das verdades mais cruéis que a sociedade nos impõe, pois ainda que a maternidade represente, para algumas mulheres, uma grande fonte de realização e satisfação, há mulheres que adoecem com a chegada do filho, que sentem que seu corpo, sua liberdade e seu tempo foram roubados pelo filho, vivenciando a maternidade com muita angústia e ansiedade. Há também aquelas que não conseguem reconhecer a criança que acaba de nascer como filho e se reconhecer como mãe dessa criança, já outras desenvolvem quadros graves de depressão e psicose puerperal. Esse mal-estar e sofrimento que acomete uma parcela significativa das mulheres que se tornam mães dificilmente é compartilhado nas conversas entre amigas ou nas redes sociais, uma vez que o mal-estar na maternidade ainda é um tabu na nossa sociedade. Por isso, os motivos que levam as mães a adoecer são pouco discutidos.   

Debater sobre essa temática torna-se, então, URGENTE e NECESSÁRIO, pois só, assim, vamos ser capazes de reconhecer, acolher e escutar esse sofrimento nas mulheres que temendo o julgamento de amigos e familiares tendem a buscar no analista ou nos profissionais da saúde auxílio para solucionar esse mal-estar e sofrimento. 

Esse curso que tem como objetivo compreender o mal-estar na maternidade manifestado por mulheres que buscaram análise para falar das dificuldades, medos e ansiedades vivenciadas com a chegada do filho é fruto da minha pesquisa de doutorado que realizei na UFMG. Nele, vou discutir o mal-estar na maternidade a partir de três perspectivas:  

Maternidade e Neoliberalismo.  

Feminilidade, Maternidade e Castração.  

A delicada relação mãe e filha e seus desdobramentos no modo como uma mulher vivencia a maternidade e exerce a função materna.  


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Marina Otoni

Psicóloga graduada pela Puc Minas. Especialização (2008), Mestrado (2015) e Doutorado (2023) em psicanálise pela UFMG. Coordenadora e docente da Pós Graduação em Psicologia Jurídica da Puc Minas. Docente da Pós Graduação em Psicanálise Contemporânea da Faculdade Arnaldo, e da Pós Graduação em Psicanálise da Faculdade Mineira de Humanidades. Psicanalista com mais de 20 anos de experiência clínica. Membro do Coletivo do Psilacs UFMG. Pesquisa temas sobre feminino, feminismo e maternidade.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.