15 set - 2022 • 19:00 > 15 set - 2022 • 21:00
Oficinas IPN 2022
O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.
O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.
Professor – Marcos Coutinho
Sinopse – Apresentar uma narrativa historiográfica acerca do papel das confraternidades negras além do de simples instituições garantidoras de benefícios materiais e espirituais para os seus devotos. Na tentativa de descolonizar o conhecimento, estas três oficinas pretendem demonstrar o quanto os sodalícios afro- cariocas ocuparam lugares outros que não apenas os da subalternidade, atuando, tais quais os seus congêneres “brancos”, como agentes promotores dos caminhos da expansão urbana da cidade do Rio de Janeiro durante a primeira metade do século XVIII. Dispostos a interromper esses silêncios e realizar o resgate dessas memórias, utilizaremos as experiências protagonistas das irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, do Glorioso São Domingos, de Santo Elesbão e Santa Efigênia e de Nossa Senhora da Lampadosa, a fim de percebê-las como agremiações produtoras de territórios negros no espaço urbano – lugares da consciência de si, de reconhecimento pelo outro e de mitigação e rexistência à ordem dominante.
Minibio - Bacharel em Relações Internacionais (PUC-Rio), mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e doutorando em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV). Os temas de interesse do palestrante dão ênfase à História do Mundo Ibero-americano, que compreende as sociedades coloniais e a sua diversidade étnica e cultural, advinda, principalmente, da interação entre europeus e africanos na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mote, a pesquisa debruça-se nas práticas religiosas e sociais em ambientes urbanos e, de igual maneira, no processo escravagista, com as suas formas de dependência e coerção no Império Colonial Português (séculos XVI-XIX). Apresenta especial interesse sobre as instituições da Igreja Católica e o que denomina de funções “extraordinárias” do sagrado – atribuições que vão além das de âmbito litúrgico catequético.
Disposição das aulas:
As oficinas são ministradas de forma (on-line), através do aplicativo zoom na plataforma sympla;
Para ter acesso a aula, baixar o aplicativo zoom, link: https://zoom.us/download;
Horário para entrar na sala (zoom) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;
Duração de 2 horas cada oficina;
Não serão disponibilizadas as gravações;
No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado.
Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ
Contato: WhatsApp 21 96465-9983
E-mail: [email protected]
Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.