30 abr - 2021 • 21:00 > 30 abr - 2021 • 23:45
O Ágora Teatro dará continuidade nesta sexta feira, dia 02/04 e sábado, dia 03/04, a temporada de
CELSO FRATESCHI em Teatro virtual, com a reapresentação de O GRANDE INQUISIDOR, de Fiódor Dostoievski, durante 3 finais de semana seguidos nas sextas e aos sábados (dias 2, 3, 9,10, 16 e 17 de abril).
Após essa temporada também apresentaremos, em dias alternativos, O HORÁCIO, de Heinner Muller. Todas apresentações serão seguidas de debate com o próprio Celso e/ou uma personalidade convidada, dentro de nossa proposta por um Teatro que é também assembleia de discussão e troca de ideias.
Obs: As sessões serão ás 21:00h e a sala estará disponível a partir das 20:45h após as 21:00h não será mais permitido o acesso. Tente entrar com antecedência!
Quem não conseguir entrar no horário poderá assistir na próxima exibição, solicitando um novo ingresso pelo email [email protected] .
DEBATEDORES
02/04 - Bruno Salles Pereira Ribeiro, advogado criminalista, mestre em direito pela USP, membro da diretoria do IBCCRIM e sócio do Cavalcanti, Sion e Salles Advogados.
03/04 - Ronaldo de Almeida, é professor livre docente do Departamento de Antropologia da Unicamp e pesquisador sênior do Cebrap. É mestre em antropologia pela Unicamp, doutor pela USP e fez pós-doutorado na École des Hautes en Sciences Sociales, em Paris. É autor de "A igreja Universal e seus demônios" e, em parceria com Rodrigo Toniol, de "Conservadorismos, Fundamentalismos e Fascismos: análises conjunturais".
16/04 - José Garcez Ghirardi, escritor, advogado, professor da FGV Direito SP. Pós-doutorado no Collège de France. Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários pela USP.
17/04 - Oswaldo Ferreira Leite Netto, médico, psiquiatra e psicanalista, diretor do Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.
23/04 - Bob Fernandes: jornalista do Canala Bob Fernandes _Youtube.
24/04 - Amara Moira: travesti, feminista, doutora em teoria crítica literária pela Unicamp (com tese sobre as indeterminações de sentido no "Ulysses", de James Joyce) e autora do livro autobiográfico "E se eu fosse puta" (hoo editora, 2016) e do monólogo em pajubá "Neca", publicado na antologia LGBTQIA+ "A Resistência dos Vagalumes" (Nós, 2019).
30/04 - Breno Altman : Jornalista e um dos fundadores do site Opera Mundi.
01/05 - Leopoldo Nosek: é psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Docente do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da SBPSP. Foi Presidente da SBPSP (1993/1994 e 1995/1996), da FEBRAPSI (1991/1993) e da FEPAL (2010/2012). Autor de "A Disposição para o Assombro" editorra Perspectiva. Sigourney Award de 2014.
O GRANDE INQUISITOR TEATRO VIRTUAL
Fomos mais uma vez despertados pelo Grande Inquisidor, de Fiódor Dostoievski.
A situação que vivemos evoca insistentemente as questões humanas essenciais desse pequeno capítulo dos Irmãos Karamazov.
Os limites impostos pela pandemia, nos instiga a reinventar o ato teatral já tantas vezes já reinventado. O desafio agora é monumental. Desde os primeiros espetáculos realizados em linguagem virtual no início da quarentena, percebemos que não se tratava apenas de transmitir uma peça por uma mídia diferente para se atingir uma relação teatral.
Os limites e as possibilidades dessa nova realidade da pandemia e da situação do nosso país, nos propõe, talvez nos exija, uma nova forma teatral e é isso que nos propomos buscar.
A escolha de O GRANDE INQUISIDOR como primeiro passo dessa pesquisa, deu-se de maneira natural pela estrutura da peça e pela contundência atual das provocações propostas por Dostoievski.
Formamos uma equipe mista com pessoas de cinema e de teatro e criamos um decálogo para nos guiar nessa busca.
DECÁLOGO
1-Como no teatro, (théatron, o lugar de onde se assiste), o espectador mantém sua hierarquia na concreção da narrativa.
2- O espetáculo acontece em tempo real.
3- Olho no olho. A câmera, além do registro da imagem, é um personagem ativo da narrativa.
4- A sala virtual é aberta antes do início do espetáculo para os espectadores se reconhecerem e eventualmente interagirem entre si.
5- Uma das câmeras acompanha a preparação do ator.
6- Durante o espetáculo permanece apenas a câmera do cenário.
7- No final, as câmeras dos espectadores são reabertas para que se possa conversar sobre o espetáculo e dar continuidade à assembleia teatral.
8- O cenário deve ser concebido para potencializar a narrativa do teatro virtual.
9- O dramaturgo e o ator permanecem como condutores da narrativa, juntamente com a câmera que se coloca como um personagem a mais.
10- Não é cinema. Não é vídeo. Não é teatro. É teatro e é virtual.
Adaptação e Interpretação Celso Frateschi
Direção Francisco C. Martins
Direção de Fotografia. Hugo Kovensky
Cenário e figurino. Sylvia Moreira
Câmera Alexandre Kok
Edição de vídeos Gabriel Milani
Edição de zoom SóLeo
Design gráfico Victor Nosek
Consultoria e Suporte/TI
Compumac Arthur Pinheiro, Carlos Melchiors Davi Santos
Realização Ágora Teatro
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
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Ágora Teatro
O Ágora Teatro exerce papel importante no cenário teatral paulistano. Instalado na Bela Vista, coordenado pelo ator e diretor Celso Frateschi e pela arquiteta, cenógrafa e figurinista Sylvia Moreira, mantém desde 1999 uma programação baseada num repertório que contempla desde clássicos como Shakespeare, Moliere e Tcheckov. passando por autores modernos como O'Neill e Tenessee Willians, até autores contemporâneos como Heinner Muller e Pavlovsky.
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