Fale com o produtor

O evento já encerrou...

O Expressionismo

Carregando recomendações...

O Expressionismo

01 jul - 2024 • 19:00 > 01 jul - 2024 • 21:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

O Expressionismo

01 jul - 2024 • 19:00 > 01 jul - 2024 • 21:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

Este curso pretende contar uma breve história do expressionismo, movimento artístico caracterizado por apresentar o mundo a partir de uma perspectiva subjetiva radicalmente marcada pelo estado emocional de seus criadoresContar a história do expressionismo é também contar a história da Alemanha e da Europa Central no começo do século XX. Os dois principais grupos que deram origem ao movimento, o Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) e o Die Brücke (A Ponte), estavam sediados, respectivamente, em Munique e Dresden. Entre seus principais artistas estão nomes como Wassily Kandinsky, Emil Nolde, Franz Marc e Paul Klee. 

De modo similar, é impossível falar em expressionismo sem considerar os movimentos de arte moderna no final do século anterior, conhecidos genericamente como pós-impressionismo. Sem a obra de Van Gogh e de Edvard Munch - e mesmo de El Greco, séculos antes - não se pode entender a evolução dos principais artistas ligados ao movimento expressionista. 

Além dos artistas alemães, o curso também vai estudar outras manifestações expressionistas, como o expressionismo flamengo e a obra de artistas tão diversos como Chaïm Soutine, Egon Schiele e Anita Malfatti. 


As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por um mês depois do final do curso. 

10% de desconto no PIX, na chave [email protected].


Plano de aulas: 

 

1 - Os antecedentes artísticos do Expressionismo - Van Gogh, Munch e Soutine

Na primeira aula será visto quem foram as principais inspirações do movimento expressionista. Serão estudadas as obras de Vincent van Gogh, Edvard Munch e El Greco. Esses artistas também se relacionam com outros nomes do começo do século XX, que não participaram diretamente dos grupos expressionistas, mas que apresentam características próximas da estética expressionista, como Chaïm Soutine. 


2 – A Europa Central na Belle Époque - Gustav Klimt e Egon Schiele 

A segunda aula abordará a situação da Alemanha e do Império Austro-Húngaro nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. No caso alemão, será visto como se deu o processo de unificação do país sob a liderança da Prússia, dando origem a uma potência industrial e militar. No caso da Austria-Hungria, será mostrado como a cidade de Viena foi fundamental para a vida intelectual e artística do período. Também será visto como os grupos secessionistas na Europa Central passaram a rivalizar em importância com os movimentos artísticos de Paris. Destaque para a obra de Gustav Klimt e Egon Schiele.

 

3 – O grupo Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) - Kandinsky, Franz Marc e Paul Klee

No terceiro encontro, serão estudadas em profundidade as principais características do grupo Der Blaue Reiter, composto por Kandinsky, Alexej von Jawlensky, Franz Marc, Paul Klee e outros. Será visto como o Almanaque do Cavaleiro Azul foi central não apenas para o expressionismo, mas também para o nascimento da arte abstrata. 

 

4 – O grupo Die Brücke (A ponte) - Kirchner, Emil Nolde e Max Pechstein 

A quarta aula vai abordar o movimento Die Brücke, formado por artistas como Ludwig Kirchner, Emil Nolde e Max Pechstein. O grupo foi fundado em 1905 e durou até a Primeira-Guerra Mundial, como aconteceu com boa parte dos movimentos de vanguarda do começo do século. Veremos quais as principais diferenças entre os dois grupos alemães (Blauer Reiter e Die Brücke) e como eles influenciaram os demais movimentos artísticos do período. 

 

5 - O expressionismo e a Nova Objetividade - Max Beckmann e Otto Dix

No quinto encontro será visto como o expressionismo foi modificado pela nova geração de artistas que surgiram com o término da Primeira-Guerra Mundial, durante a República de Weimar, como o movimento a Nova Objetividade, que subverteu os princípios do expressionismo. Destaque para as obras de Max Beckmann e Otto Dix. 

 

6 – O expressionismo ampliado - Constant Permeke, Anita Malfatti e Lasar Segall

A última aula vai tratar da importância do expressionismo para os movimentos de arte abstrata depois da Segunda-Guerra Mundial. Além disso, também será visto com o movimento expressionista foi importante em outros países. Destaque para o Expressionismo Flamengo e para a obra de Constant Permeke e para as obras dos brasileiros Anita Malfatti e Lasar Segall (nascido na Lituânia). 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Felipe Martinez

Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp, com pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) e na Universidade de Amsterdam. É professor do MASP, da Casa do Saber e da pós-graduação da PUC-SP. Colaborou com a Folha de São Paulo, com a revista Select e com a Revista da Associação Brasileira dos Críticos de Arte. É membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.