SOBRE
O mercado de design está em constante crescimento e com a pandemia vimos muitos negócios migrando para o digital e os serviços de comunicação e marketing cada vez mais requisitados. O número de cursos na área cresceu e o interesse em desenvolver habilidades nesse campo também, mas a preocupação social-política sobre o design se perdeu.
Passaram a ser comuns práticas de hacks mentais para vender mais e "fisgar" potenciais clientes já fragilizados. Os princípios básicos de ética tem sido cada dia mais ignorados no ambiente digital e dado vazão a uma comunicação violenta e irresponsável.
Fomos ensinados a achar os conteúdos teóricos chatos e isso acabou criando profissionais muito práticos e pouco críticos, a ideia desse curso é fomentar o debate de tais práticas a partir do estudo de teorias da comunicação e da história do design no Brasil. Ao final faremos um panorama geral do atual cenário do design e comunicação no país e como nossas decisões podem moldar e influenciar nos mais diversos campos da sociedade.
O objetivo é auxiliar artistas, estudantes e profissionais a projetarem seus trabalhos com ética e embasamento social, além de incentivar a criação de conteúdos críticos e socialmente responsáveis.
CONTEÚDO
Encontro I:
O outro lado da História do Design
Funcionalismo e Apagamento Cultural
Design e Resistência no período da Ditadura
Pode o Designer ser Apolítico?
Encontro II:
As Armadilhas da Persuasão
A Crise também é Estética: o Movimento Kitsch e a Estética Bolsonarista
Respeitando seus Princípios
O Designer como Agente de Conscientização
FACILITADORA:
Graduada em publicidade e propaganda e técnica em comunicação visual, trabalho com design há mais ou menos 7 anos. Passei por algumas agências de publicidade e fiz parte do setor de marketing/criação de algumas empresas. Trabalhei também com estratégia e planejamento publicitário.
Durante a faculdade comecei a questionar a profissão, principalmente por ser muito carregada de machismo, racismo, LGBTfobia e etc. Montei um coletivo com alguns amigos a fim de debater mais e aos poucos conseguimos introduzir palestras que trouxessem esses assunto à tona. Esse coletivo e algumas influências de fora da faculdade me ajudaram a não desistir e a ter esperança de que é possível uma comunicação mais justa e plural.
Em 2020 resolvi voltar a estudar design para trabalhar com identidade visual como autônoma, visto que meu emprego na época estava sendo diretamente afetado pela pandemia e logo acabaria sendo desligada. Nesse caminho conheci muitas pessoas, entendi o mercado e voltei a questionar, dessa vez o mercado do design especificamente.
Do final de 2020 pra cá meu perfil do instagram que inicialmente serviria como portfólio acabou se tornando um lugar para expor estudos e reflexões sobre como podemos atuar de forma ética e socialmente responsável.
Hoje meu objetivo é cada vez mais questionar o nosso entorno e trazer a tona as problemáticas a cerca do design e da comunicação de massa, principalmente no meio digital. Sabendo que possuímos grande influência na sociedade, é nosso dever contribuir positivamente para a construção da mesma, evitando que nosso mercado gere consumo desenfreado e ansiedade.
INFORMAÇÕES:
Datas: 09/04 + 10/04 das 10h às 13h
Valores conscientes, você paga o quanto pode no momento!
Opção 01 - Mínimo: R$45
Opção 02 - Intermediario: R$60
Opção 03 - Ideal: R$75
Opção 04 - Fortaleceu demais: R$90
BOLSA INTEGRAL: se você quer fazer este curso mas não dispõe de recursos financeiros no momento, mande um e-mail para [email protected] contando um pouquinho de você e como esse conteúdo pode ser importante <3 Serão disponibilizadas 1 bolsa integral a cada 10 inscrições pagas!
Curso online e ao vivo, via plataforma Zoom
Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas para quem estiver inscrite (vídeo disponível no drive por um mês após a realização do curso)
Emissão de certificado de participação para quem assistir às aulas ao vivo.