26 jun - 2023 • 20:00 > 27 jun - 2023 • 22:20
26 jun - 2023 • 20:00 > 27 jun - 2023 • 22:20
As perspectivas de Sigmund Freud, Ana Suy e Zygmunt Bauman demonstram que a formação da personalidade, as psicopatologias, o sentimento existencial de solidão e a vulnerabilidade das relações humanas são orientados pela história de amor dos sujeitos.
A importância deste conceito é fundamental na Teoria e Clínica da Psicanálise. Olhar a Clínica Psicanalítica pelo viés do Amor nos abre novas possibilidades de compreensão das dinâmicas envolvidas em um tratamento psicoterapêutico.
Vou demonstrar para você de que forma o conhecimento dos pontos de interlocução entre as teorias desses autores pode transformar sua maneira de lidar com os desafios emocionais dos seus pacientes. Facilitar o manejo dos pacientes difíceis, destravar os casos "empacados" e melhorar a sua escuta dos novos casos que virão.
A partir de Freud, mergulharemos nas profundezas do inconsciente e nas raízes primitivas do amor, para compreender como as experiências da infância contribuem para a formação de mecanismos inconscientes que moldam todas as nossas relações afetivas e fundamentam as psicopatologias. O conceito de narcisismo demonstra bem a visão do autor sobre o amor como a força motriz do psiquismo que sustenta a busca incessante pela completude perdida na infância.
Com Ana Suy e sua obra "A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão" vamos refletir sobre o sentimento de solidão que assola os sujeitos da contemporaneidade e revela a complexidade emocional a que estamos submetidos em nossa era. Analisaremos como a busca por relacionamentos autênticos se depara com os desafios da solidão e da superficialidade, e como isso se reflete no contexto clínico de nossos consultórios.
Zygmunt Bauman, um dos sociólogos mais influentes de nossa época, com seu célebre e já popular conceito de "Amor Líquido", discute a fragilidade dos laços interpessoais, as profundas transformações que têm ocorrido nas relações humanas e a busca por conexões significativas diante de um mundo volátil e instável.
Quer saber como observar esses conceitos e aplicá-los na sua prática clínica?
Ao longo do curso, teremos momentos de discussão e reflexão, permitindo a troca de experiências e a integração do conhecimento teórico com a prática clínica. Ao final, você estará preparada para utilizar essa compreensão mais profunda do amor em nosso tempo como uma ferramenta poderosa em sua atuação clínica, auxiliando seus pacientes a enfrentarem os desafios emocionais e a buscarem relacionamentos mais autênticos e satisfatórios.
- Freud, S. (1914). Sobre o Narcisismo: uma introdução. Obras Completas de Sigmund Freud, Volume XIV.
- Suy, A. (2018). A gente mira no amor e acerta na solidão. Editora Best Seller.
- Bauman, Z. (2003). Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos. Editora Zahar.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Guilherme Carvalho Psicanalista
Gui Carvalho é Psicanalista e coordenador do Círculo Contemporâneo de Psicanálise. Graduado em Psicologia pela UFSCar e pós-graduado em Filosofia e Psicanálise. Compartilha sua experiência em cursos e palestras, além de supervisões clínicas, de carreira e projetos. Ao longo de mais de 20 anos de prática clínica em Psicanálise, construiu um repertório Teórico e Técnico que fundamenta suas ideias sobre os caminhos da psicoterapia psicanalítica na contemporaneidade.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.