O projeto é uma proposta para aprimorar os conhecimentos linguísticos
dos acadêmicos da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA). O curso procura
apresentar vários aspectos da Língua Portuguesa, com o intuito de auxiliar o(a)
discente a desenvolver sua capacidade de leitura, de interpretação de textos
diversos e de produção de enunciados coerentes e coesos.
A QUEM SE DESTINA
Apenas aos acadêmicos da UNIFAMMA.
É
obrigatória a inserção do RA na ficha de inscrição.
METODOLOGIA
O
projeto de ensino será habilitado por meio do moodle. Além dos materiais de
estudos serão disponibilizadas as atividades e fórum para discussão. Tais
atividades terão prazo para a realização.
Todas
as informações necessárias serão disponibilizadas no moodle. O curso acontecerá
em modo E-learning por meio da plataforma. Ao final do curso, será concedido o
certificado de participação aos participantes que obtiveram o mínimo de 75% de
participação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Prover
o reconhecimento dos recursos expressivos da linguagem e dos efeitos de sentido
de relações intertextuais, dos discursos, dos produtos culturais e das
linguagens, de acordo com a norma padrão do português;
Ofertar
aos alunos subsídios para a produção de textos para demonstrar domínio na
comunicação escrita, quanto à coesão e à coerência textual, à correção, à
clareza da linguagem, do ponto de vista da norma gramatical, e seus efeitos de
sentido;
Contribuir
para a ampliação da compreensão/interpretação de textos para capacitá-lo(a) na
organização das ideias de modo a conseguir uma comunicação eficaz
Auxiliar
no desenvolvimento do pensamento crítico a partir da prática de leitura e da
produção dos mais diversos gêneros textuais.
PROGRAMAÇÃO
02/04 a 09/04 – Módulos 1 e 2:
O
primeiro módulo, Elementos da
comunicação, funções de linguagem e denotação/conotação, aborda os
elementos da comunicação e funções da linguagem para que o(a) aluno(a)
conscientize-se que é por meio da linguagem que realizamos diferentes ações,
transmitimos informações, sensações e construímos representações, ou seja, é
por meio da linguagem que organizamos nossa vida em diferentes aspectos.
Também, neste módulo, são abordadas a denotação e a conotação, pois as palavras
não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas, sim, uma
variedade de significados e efeitos de sentido, dependendo do contexto.
O
segundo módulo, Variação linguística,
pontuação e crase, prioriza a variação linguística para enfatizar que a
língua apresenta muitas variações e passa por mudanças no tempo
(historicamente, socialmente e geograficamente), porque é um fenômeno natural;
a pontuação, que são marcações gráficas que servem para compor a coesão; a
coerência textual, para ressaltar as especificidades semânticas e pragmáticas;
e a crase, que pode ser utilizada em vários casos, mas, principalmente quando
existe o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.
09/04 a 16/04 – Módulos 3 e
4:
O
terceiro módulo, Pressuposto,
subentendido e intertextualidade, discute as informações implícitas, que
são os pressupostos e os subentendidos, para entender que durante a leitura é
necessário reconhecer os implícitos e fazer inferências para compreender e
interpretar um texto. Também reservamos espaço para o fenômeno da
intertextualidade, visto que é necessário o conhecimento de mundo para avançar
no nível de compreensão de um texto.
O
quarto módulo, Texto verbal, não verbal,
hibridismo e níveis de leitura, privilegia o texto verbal, não verbal e
híbrido, além dos níveis de leitura, coesão e coerência. O estudo tem por
finalidade identificar a interdependência semântica entre os elementos
constituintes de um texto. No tópico dos níveis de leitura, o(a) aluno(a)
depara-se com a seguinte afirmação: a leitura, capaz de formar cidadãos, exige
capacidade crítica, mobilização de conhecimentos prévios para preencher os
vazios do texto. Porém, muitos não avançam na leitura. São os chamados
analfabetos funcionais, visto que estacionam na primeira etapa, que é a
decodificação das palavras.
16/04 a 23/04 – Módulos 5 e
6:
O
quinto módulo, Concordância e regência
verbal e nominal, aborda a importância da concordância verbal e nominal na
produção oral e escrita. No caso da concordância verbal, é importante saber a
combinação entre verbo e sujeito. Já na nominal, a combinação das palavras na
frase, isto é, quando o substantivo concorda com seu determinante (artigo,
numeral, adjetivo, pronome adjetivo).
O
sexto módulo, Estruturação do parágrafo,
trabalhará com: objetividade; concisão; clareza; coerência e coesão e debate
sobre o conjunto de períodos que representam uma ideia resultando em um
parágrafo coeso. O parágrafo deve conter a introdução (tópico frasal),
desenvolvimento (ampliação do tópico frasal, das ideias secundárias e da
exposição de argumentos) e conclusão (retomada da ideia central associando-a
aos pressupostos mencionados no desenvolvimento).
23/04 a 30/04 – Módulos 7 e
8:
O
sétimo módulo, Tipos e gêneros textuais,
discute sobre as diferenças dessas duas nomenclaturas para levar o(a) aluno(a)
a reconhecer as diferentes situações de uso desses textos, conforme a finalidade
da comunicação, visto que, quando estabelecemos tipologias claras e concisas
para os textos, fica mais fácil interpretá-los e produzi-los.
O
oitavo módulo, Norma culta padrão,
prioriza o emprego de bom/mau; onde/aonde; colocação pronominal e colocação dos
porquês, pois são regras que possuem um sentido próprio e devem ser usadas no
contexto correto para se evitar ambiguidades.
30/04 a 07/05 – Módulos 9 e
10:
O
nono módulo, Novo Acordo Ortográfico –
alguns casos, apresenta as principais mudanças ocorridas na Língua
Portuguesa em relação à ortografia. Essa alteração está em vigor desde 2009. O
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado pelos países da
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), unificou as duas ortografias
oficiais do português – uma adotada pelo Brasil e outra pelos demais países
lusófonos.
O
último módulo, Exercícios comentados –
ENEM e ENADE, reserva alguns exercícios comentados do Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) para que o(a) aluno(a) entenda a importância da Língua
Portuguesa nas diferentes situações de comunicação, pois trata-se da língua que
falamos, da língua com a qual nos comunicamos e por meio da qual nos
expressamos.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
De 13 a 28 de março de 2018.
INVESTIMENTO
Isento.
CARGA HORÁRIA
30
horas
CERTIFICADOS
Os
certificados somente serão concedidos aos participantes inscritos que
obtiverem, pelo menos, 75% de frequência.
Os certificados de
participação serão gerados on-line, com base nas informações contidas na ficha
de inscrição, portanto, é preciso atentar para o preenchimento da mesma. Não é permitido abreviar dados e nomes. Não serão
emitidas segundas vias de certificados ou procedidas correções em certificados
quando o erro for ocasionado por informação incorreta do responsável pela
inscrição.
COORDENADORA DO EVENTO: Prof.ª Dr.ª Adriana dos Santos Souza Crevelin.