Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Não mais os falsos infinitos - lançamento da antologia (Org. Nuno Rau)

Carregando recomendações...

Não mais os falsos infinitos - lançamento da antologia (Org. Nuno Rau)

30 jul - 2021 • 18:00 > 30 jul - 2021 • 21:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Não mais os falsos infinitos - lançamento da antologia (Org. Nuno Rau)

30 jul - 2021 • 18:00 > 30 jul - 2021 • 21:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

Lançamento da antologia Não mais os falsos infinitos (Org. Nuno Rau)

 

O Instituto Estação das Letras – IEL, a Revista Mallarmargens e a Editora Patuá têm a alegria de convidar para o lançamento da antologia Não mais os falsos infinitos, com os poetas Felipe Gomes, Lis Lemos Horta, Lourival Serejo, Lucia Helena Sider, Luís Guedes e Vitória Terra.

Não mais os falsos infinitos é resultado das oficinas do Instituto Estação das Letras sob a curadoria do poeta Nuno Rau, e constitui-se na primeira antologia lançada a partir das oficinas de poesia do IEL. A publicação chega através da Editora Patuá, de Eduardo Lacerda, com assistência editorial de Amanda Vital e projeto gráfico de Alessandro Romio.

Italo Moriconi escreve sobre a antologia: “Assinalo a articulação entre os temas que pautaram o desenvolvimento da oficina e os temas em torno dos quais os poemas foram reagrupados pelo olhar seletivo do organizador, lindamente definidos na introdução. É também visível que as personalidades poéticas de cada um/a dos/das integrantes da antologia foram respeitadas e estimuladas a desenvolver suas distintas inclinações de linguagem e de temática.”

Antonio Carlos Secchin assim se refere ao conjunto dos poemas: “Na linguagem corriqueira, quando alguém quer propagar um lugar-comum, costuma antecedê-lo, quase à guisa de desculpa, da expressão ‘como diz o outro’. Na linguagem criadora, pode-se utilizar (mas em sentido diverso) a mesmíssima frase: sim, a poesia, conforme assinala Rau, é território propício à ‘teatralização de um outro eu’, que, em vez de exprimir um sujeito, se expressa ‘como diz o outro’ – nessa incorporação da alteridade de que somos (menos ou mais) lúcidos ou atônitos hospedeiros.”

Suzana Vargas assim nos apresenta o volume: “Este livro que você tem em mãos é produto desse encontro verdadeiro com a casa de cada poeta participante. Construído com palavras e vivências, sob a batuta do nosso mestre Nuno Rau, foi gestado nas nossas oficinas. Ele reflete a preocupação do orientador com a liberdade estética e a voz individual de cada criador.”

Na ocasião do lançamento, os organizadores promovem o debate “Novos poetas e a publicação: o papel das antologias na estreia de novos autores”, com a participação de Italo Moriconi, Eduardo Lacerda, Suzana Vargas e Nuno Rau, organizador da antologia.

O evento vai acontecer no dia 30 de julho, a partir das 18h, e as inscrições são feitas a partir do Sympla do Instituto Estação das Letras (www.sympla.com.br/iel). Contamos com a presença de todos vocês!

 

Programação:

18:00hs – 19:30hs | “Novos poetas e a publicação: o papel das antologias na estreia de novos autores”, encontro com a participação de Italo Moriconi, Eduardo Lacerda, Suzana Vargas e Nuno Rau

19:30hs – 20:00hs | Leitura e lançamento de poemas pelos poetas participantes.

 

Serviço:

Não mais os falsos infinitos (Org. Nuno Rau), de Felipe Gomes, Lis Lemos Horta, Lourival Serejo, Lucia Helena Sider, Luís Guedes e Vitória Terra

Editora Patuá

Páginas: 164

Pré-venda: https://www.editorapatua.com.br/produto/252086/antologia-nao-mais-os-falsos-infinitos-organizac

 

━━━━━━  ━━━━━━

Felipe Gomes nasceu em 1984 na cidade do Rio de Janeiro, onde vive. Formou-se na UERJ: graduação em Letras, especialização e mestrado em Literatura Brasileira. Trabalha como professor de Língua Portuguesa na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, levando sempre Poesia à sala de aula. Tem poemas publicados em diversos periódicos literários, como os jornais RelevO e Plástico Bolha. É autor de Alma na casa sozinha (Editora Patuá, 2020), seu livro de estreia. 

Lis Lemos Horta cresceu numa casa itinerante, com raízes no Rio de Janeiro e Belém, e desde 2003 se estabeleceu com o marido no Leme para ver as duas filhas crescerem cariocas. Trabalha como jornalista e tradutora, escreve e desenha ‘desde criancinha’, mas foi no IEL que descobriu como é boa a vida quando se pode chamar o que se faz de poesia. Participa do coletivo Cosmos Carioca. Ainda almeja, como disse David Bowie, ‘descobrir as manhãs’.

Lourival Serejo é membro da Academia Maranhense de Letras e outras academias. Reside em São Luís, onde exerce a função de magistrado.  Afora as obras jurídicas, já publicou os seguintes livros: O presépio queimado, Rua do porto, O baile de São Gonçalo, Do alto da Matriz,  Da aldeia de Maracu à Vila de Viana, Entre Viana e Viena, Pescador de memórias, Casablanca, Havana: literatura, música e mojito, Mistérios de uma cidade invisível O tormento de Santiago.

Lucia Helena Sider, nascida em 7 de maio de 1971, em São Paulo, SP, mudou-se para Sobral, CE, em 2006, onde atua como pesquisadora na EMBRAPA. Em contato com o movimento “A poesia é um saco”, do Becco do Cotovelo, motivou-se a publicar seu primeiro livro de poemas de 2016, Onde há verdade, há poesia. Desde então vem se aprimorando no amadurecimento como escritora, intensificada no advento da pandemia de COVID-19 quando floresceram as oficinas online, como as do IEL e o LabPub.

Luís Guedes, nascido no Rio de Janeiro em 1992, é roteirista, poeta e pesquisador audiovisual, é graduado em Cinema na UFF e atualmente cursa Direção Teatral na UFRJ. Sua produção gira em torno de infância, memória, o lúdico, mitologias familiares e a magia enquanto processo de linguagem.

Vitória Terra nasceu em Maracajú, MS. É fundadora do Terra Franklin Advogados, especializada em filosofia do direito e em direito processual civil pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, Master Business Administration pela FGV, atuando como advogada em todo o território nacional há mais de trinta anos. Escritora e poeta, publicou e vem publicando poemas virtualmente, nas páginas Vitória Terra Poesia (Facebook) e vitoria_terra_poesia (Instagram).

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Instituto Estação das Letras

O Instituto Estação das Letras é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com uma trajetória de 25 anos na disseminação e promoção da leitura e da escrita. O IEL é um polo irradiador de fomento cultural, tendo produzido mais de 6.600 eventos, cursos e workshops com os principais nomes do mercado do livro e da literatura brasileira. http://estacaodasletras.com.br/ https://www.facebook.com/InstitutoEstacaodasLetras/ https://www.instagram.com/institutoestacaodasletras/

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.