Ekedy Sinha, da Casa Branca, apresenta o ensaio aberto “Na Seiva da Voz”. No Ensaio, que tem direção de Isa Trigo, Ekedy Sinha mostra o desenvolvimento dos cânticos de domínio público do orixá Ossaim, o dono das folhas, em versão contemporânea, com ritmos e sonoridades diversas. “Na Seiva da Voz” tem direção musical de Tonynho dos Santos e conta com a presença do baterista Jair Rocha e Genaldo Novaes, músico e Alagbá do Ilê Asipá.
O ensaio apresenta cânticos afrobrasileiros de grande beleza e desconhecidos do grande público em formatos sonoros diversos; passeando pelo reggae, soca e ska, entre outros. “A nossa proposta é ampliar o acesso das pessoas a esses cânticos da tradição cultural, muitas vezes desconhecidos fora das suas comunidades culturais e religiosas, e presentear o público com uma apresentação sonora contemporânea, articulando o agora e a tradição”, afirma a diretora Isa Trigo.
“Todos nós precisamos de Ossaim e do poder das folhas, sejamos ou não de religiões de matriz africana”, explica Ekedy Sinha. Com base nisso, “Na Seiva da Voz” une o poder das folhas ao poder humano de fazer recordar, por meio da voz da ancestralidade, a importância vital das plantas e das florestas, sabendo tocar o coração e a consciência de cada um. Se por um lado os seres humanos são protegidos pelas plantas, por outro, cabe a eles também protegê-las. Assim, o ensaio é um encontro, uma experiência, um convite a adentrar nesse universo enigmático das folhas na tradição afro baiana, unindo o antigo e a contemporaneidade sonora a um pensamento sensível e integrado às questões ecológicas.
O trabalho dá continuidade ao projeto inicial elaborado na residência artística realizada, em 2022, no Instituto Sacatar, por Ekedy Sinha e pela diretora Isa Trigo. Desde dezembro de 2023 já foram realizadas 17 apresentações em espaços variados de Salvador, Itaparica, Recife e São Paulo.
Classificação Etária: Livre
FICHA TÉCNICA
Voz: Ekedy Sinha
Músicos: Tonynho dos Santos, Jair Rocha e Genaldo Novaes
Direção Geral: Isa Trigo
Direção Musical do Ensaio: Tonynho dos Santos
Produção: Vitor Barreto e Isa Trigo
Assessoria de Comunicação: Ariela Dedigo
Fotografia: Lia Cunha
Vídeo: Isbela
Agradecimentos: Instituto Sacatar