Login
O evento já encerrou...
Museus e Oralidade: perspectivas para a preservação
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Museus e Oralidade: perspectivas para a preservação

30 out - 2023 • 15:00 > 17:00

Evento Online via Zoom

Descrição

A atividade faz parte dos encontros do Polo de Discussões Museus, língua e preservação, realizados nos meses de abril, julho, agosto e outubro, enfocando os desafios de preservar, pesquisar, comunicar e articular o repertório patrimonial da língua portuguesa, contemplando toda a sua dinamicidade, como elemento estruturador de identidades culturais e indicador constitutivo do respeito à diferença.

Os quatro eventos têm como principal objetivo trazer à discussão estudos de caso que iluminem perspectivas sobre o tema. Assim, os encontros visam tanto à sensibilização, formação e reflexão entre pesquisadores e demais profissionais que atuam com esse trabalho, como à discussão aberta ao público do MLP sobre o tema, apresentando como é possível trabalhar com base em diferentes abordagens sobre o mesmo objeto.

Para compor os estudos de casos, integrarão a programação instituições culturais e de memória, bem como pesquisadores e especialistas que desenvolvem trabalhos nessa temática.

O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com o ICOM Brasil. Confira, abaixo, como será o segundo encontro. Para maiores informações sobre o Ciclo, visite o site do MLP.

OUTUBRO

Museus e Oralidade: perspectivas para a preservação

Data: 30/10

Horário: 15h-17h

Local: On-line, via plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição no Sympla).

Ao falar sobre preservar e comunicar língua como objeto de um museu, passamos consequentemente por abordar, na imaterialidade que ela nos evoca, a oralidade – no que se refere à natureza do acervo em si, mas também como prática de registro e documentação. A ideia deste quarto e último encontro do Polo de Discussões é discutir como a oralidade se faz presente e pode ser articulada por museus que tratam da imaterialidade em suas práticas patrimoniais, abordando os saberes, práticas e vivências de pessoas e comunidades.

Para essa conversa, convidamos Felipe Rocha, mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo e coordenador de Acervo no Museu da Pessoa, e Mauro Luiz da Silva, conhecido como Padre Mauro, doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e diretor do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas (Muquifu).

Inscrições

As pessoas que desejarem participar devem se inscrever na plataforma Sympla. Será compartilhada uma lista de presença durante a realização do evento.

ATENÇÃO: Confira se seus dados estão todos corretos, pois o certificado será emitido com base nas informações preenchidas na plataforma Sympla.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Museu da Língua Portuguesa

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.