Login
O evento já encerrou...
Museus de língua à luz da Nova Definição de Museus
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Museus de língua à luz da Nova Definição de Museus

17 abr - 2023 • 16:00 > 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

A atividade faz parte dos encontros do Polo de Discussões Museus, língua e preservação, que serão realizados nos meses de abril, junho, julho e setembro, enfocando os desafios de preservar, pesquisar, comunicar e articular o repertório patrimonial da língua portuguesa, contemplando toda a sua dinamicidade, como elemento estruturador de identidades culturais e indicador constitutivo do respeito à diferença.    

Os quatro eventos terão como principal objetivo trazer à discussão estudos de caso que iluminem perspectivas sobre o tema. Assim, os encontros visam tanto à sensibilização, formação e reflexão entre pesquisadores e demais profissionais que atuam com esse trabalho, como à discussão aberta ao público do MLP sobre o tema, apresentando como é possível trabalhar com base em diferentes abordagens sobre o mesmo objeto.    

Para compor os estudos de casos, integrarão a programação instituições culturais e de memória, bem como pesquisadores e especialistas ligados a universidades que desenvolvem trabalhos nessa temática.  

O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência. Confira, abaixo, como será o primeiro encontro. Para maiores informações sobre o Ciclo, visite o site do MLP.  

  

ABRIL 

1) Museus de língua à luz da Nova Definição de Museus: 17/04, 14h-18h 

Presencial: 14h às 18h. 

On-line: 16h às 18h.  

O link será enviado após a inscrição no Sympla. 
 

O primeiro encontro promoverá um debate sobre as possibilidades de ação dos museus dedicados a línguas em relação com a Nova Definição de Museus, consolidada pelo ICOM em agosto de 2022, cujo texto final foi o resultado de um processo colaborativo que durou quase dois anos e envolveu milhares de profissionais de todo o mundo. 

O texto traz mudanças importantes com relação à definição que vigorava até então, incorporando termos e conceitos relacionados a desafios contemporâneos, tais como sustentabilidade, diversidade, comunidade e inclusão.  

A proposta deste encontro é refletir sobre as atuações possíveis dos museus de línguas em consonância com esses novos parâmetros, criando caminhos para o desafio de abordar o objeto língua. Para isso, convidamos a diretora do ICOM Brasil e diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa, a historiadora Marília Bonas; o museólogo e antropólogo Bruno Brulon, membro do ICOFOM (Comitê Internacional de Museologia do ICOM); também contaremos com a participação de Elaine Gold, diretora do Canadian Language Museum,  promovendo o debate sobre meios de musealizar as línguas originárias daquele país. 

O evento será realizado de forma híbrida e com duas modalidades de participação. A modalidade presencial, com 40 vagas, contará com uma prévia visita guiada ao MLP a partir das 14h; o debate com os convidados terá início às 16h, e as pessoas inscritas no presencial poderão acompanhar no Auditório do Museu. A outra modalidade é a participação on-line no debate, via Zoom. Para cada modalidade, deve-se selecionar o ingresso relacionado a ela.   

 

Acompanhem as atualizações sobre os próximos encontros:  

JUNHO – Patrimônio imaterial e museus como espaço de preservação de línguas   

JULHO – As línguas enquanto museus compartilhados 

SETEMBRO – Língua e patrimônio em políticas de acervo 

  

Inscrições  

As pessoas que desejarem participar devem se inscrever na plataforma Sympla. Será compartilhada uma lista de presença durante a realização do evento.  

ATENÇÃO: Confira se seus dados estão todos corretos, pois o certificado será emitido com base nas informações preenchidas na plataforma Sympla.  

  

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Museu da Língua Portuguesa

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.