O evento já encerrou...
Mulheres na Ciência #9 - Violência Contra a Mulher
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Mulheres na Ciência #9 - Violência Contra a Mulher

21 out - 2022 • 15:00 > 16:30

Evento Online via YouTube

Descrição

No dia 21 de outubro, às 15h o projeto "Mulheres na Ciência" discute a "Violência contra a Mulher"  em seu próximo encontro. O tema foi escolhido pelos membros da comunidade oriunda da iniciativa e a roda de conversa visa ampliar, por meio de diferentes perspectivas, experiências e vivências, como a violência se apresenta em diferentes meios e condições no contexto feminino. Os encontros do projeto Mulheres na Ciência são promovidos pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e pelo State Innovation Center, hub de inovação localizado em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo plataforma Sympla. O Biotechtown, hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida, é parceiro da iniciativa.

A partir da adoção da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos globais, implantada por meio da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, foram incluídas metas para o alcance da igualdade de gênero e, assim, apoiar mulheres e meninas. Entre os objetivos estão: eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos; eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças e mutilações genitais femininas e reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais. 

Enquanto as metas ainda são perseguidas, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) registra no primeiro semestre de 2022, 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres recebidos pela central de atendimento. Dados levantados pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG Deborah Malta e seus orientados, mostram que no país, estudo com amostra representativa da cidade de São Paulo e de 15 municípios da Zona da Mata de Pernambuco identificou prevalência, pelo menos uma vez na vida, de mais de 41% de violência psicológica e de mais de 27% de violência física por parceiro íntimo entre mulheres.

Como podemos mobilizar a sociedade para o tema?

Conheça as participantes da 9ª edição da iniciativa Mulheres na Ciência, que responderão a essas e outras perguntas:

Deborah Malta | Professora da Escola de Enfermagem da UFMG

Deborah é médica, professora associada da Escola de Enfermagem da UFMG e pesquisadora na Universidade e na FAPEMIG. Ela é pós-doutora em avaliação em saúde e doutora em Saúde Coletiva. Compõe o comitê científico do Global Burden of Disease (GBD) em Seattle (EUA), coordena o Grupo de Pesquisa do GBD Brasil e o Observatório de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, pesquisa sobre o tema de violências contra mulheres, com apoio da Fundação Gates. Foi diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos, coordenando os Inquéritos nacionais (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Vigitel, Pesquisa Nacional de Saúde (2013) e Vigilância de Acidentes e Violências e o Plano DCNT no Brasil, 2011-2022.

Juliana Maggi Lima | Sócia de DBML Advocacia e membro da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-SP

Bacharel em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito Civil pela USP. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela EPD. Especialização em Direito da Família pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (curso de inverno). Sócia de DBML Advocacia. Atualmente é membra da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-SP, membro da Primeira Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas da OAB-SP, membra da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB-SP e orientadora Sênior do Centro de Assistência Judiciária Saracura (CAJU) da FGV.

Lettycia Vidal | Fundadora da Gestar (plataforma que atua no combate da violência obstétrica)

Lettycia é publicitária, doula e educadora perinatal. Possui experiência nos mercados de marketing digital e de saúde materno infantil. Fundou a Gestar a partir da dor que sua família vivenciou quando sua mãe sofreu violência obstétrica no parto de seu irmão mais novo, a partir de então, esse passou a ser o tema de estudo.


Ludmila Ribeiro | Professora do Departamento de Sociologia da UFMG

É professora associada no Departamento de Sociologia e pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), mestrado e graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e graduação em Direito pela UFMG. Foi pesquisadora visitante na University of Florida, na University of Groningen e na Texas State University. Já coordenou diversas pesquisas sobre homicídios, políticas de segurança pública, padrões de policiamento e justiça criminal, financiadas por organismos nacionais e internacionais, além de ter atuado como consultora do PNUD. É editora da Revista de Estudos Empíricos em Direito, assistente na editoria da Revista Brasileira de Segurança Pública e bolsista de produtividade nível PQ2 do CNPq. Suas principais publicações estão relacionadas ao funcionamento do sistema de justiça criminal; policiamento comunitário e políticas de segurança pública.

Mediação:

Luana Aquino | Head de Comunicação do State Innovation Center
Luana é a responsável pelo núcleo de comunicação do State Innovation. É comunicadora, empreendedora social e cultural e, também tem experiência profissional como jornalista com passagens pelos setores de: TI e telecomunicações, jornalismo esportivo, webjornalismo, TV, marketing, branding e relações públicas.


O encontro acontecerá online, via Youtube da Fundep e STATE simultaneamente.

Links Youtube:

STATE - https://www.youtube.com/c/STATEis

Fundep - https://www.youtube.com/c/FundepOficial

Nos vemos no dia 21/10 das 15h às 16h30!

Até lá :)


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Mulheres na Ciência #9 - Violência Contra a Mulher

STATE Innovation Center - @state.is

O STATE (@state.is) é um centro de inovação focado em ciência, cidades inteligentes e criatividade. Cria modelos híbridos para que empresas reúnam seus times e se engajem com startups e outros agentes do ecossistema de inovação para o desenvolvimento de novos projetos. Preza por flexibilidade e uma ótima experiência. É quem executa o Where Science Happens, programa de apoio e desenvolvimento de startups de base científica.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.