Login
O evento já encerrou...
Mulheres em Distopias
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Mulheres em Distopias

10 mar - 2022 • 19:30 > 21:30

Evento Online via Google Meet

Descrição


Débora Tavares - É mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio "A esperança vem do plural" da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Facebook


O objetivo desse curso é fazer uma leitura feminista de 4 obras distópicas sobre o ponto de vista de algumas personagens mulheres. Assim, veremos algumas questões de teoria literária e de que maneira conceitos do feminismo podem ajudar a analisar mais profundamente as obras. 

Iremos estudar 1984 de George Orwell com foco na personagem Julia, veremos o livro O conto da Aia de Margaret Atwood com foco em Offred, analisaremos Kindred de Octavia Butler sob a perspectiva de Dana e, finalmente, veremos Jogos Vorazes de Suzanne Collins e analisaremos Katniss. 

Horário síncrono: 19h30 - 21h30


Datas das aulas: 10/03 17/03 24/03 31/03 


Gravação disponível até: 30/04



Aula 01 (10/03) – Julia, de 1984 

Em nossa primeira aula veremos como Julia pode ser categorizada como uma personagem contraste em sua relação com o protagonista Winston Smith. Analisaremos o arco de desenvolvimento da personagem, sua função social no universo distópico e como a sua posição política produz efeitos importantes no desenvolvimento do romance. Veremos conceitos como liberdade sexual, práxis e precarização social. 

Aula 02 (17/03) - Offred, de O Conto da Aia 

Na segunda aula veremos as implicações de uma obra distópica narrada em primeira pessoa por uma personagem feminina. A partir do ponto de vista de Offred veremos como funciona o sistema teocrático de Gilead, as implicações sociais e políticas da jornada da personagem dentro da trama. Veremos conceitos como revolução, direitos reprodutivos, o conceito de dominação e patriarcado. 

Aula 03 (24/03) - Dana, de Kindred 

Nessa terceira aula discutiremos como o racismo estrutural molda os eventos e ações desenvolvidas por Dana. Veremos como o gênero na ficção científica permite desenvolver algumas reflexões um pouco diferentes da distopia e como a viagem no tempo funciona como um mecanismo central para a construção da identidade de Dana. Veremos conceitos como interseccionalidade, racismo estrutural, emancipação e memória.   

Aula 04 (31/03) - Katniss, de Jogos Vorazes 

Em nossa última aula veremos como o formato de uma distopia voltada para o público jovem elabora algumas questões de distopias clássicas. Analisaremos Katniss sob o ponto de vista da jornada da heroína, quais as implicações e problemáticas dessa construção. Veremos conceitos como a heroína, estereótipo, padrão de beleza, male e female gaze, masculinidade e feminilidade.      

Gravação das aulas

Durante a semana da aula ao vivo ficará disponível por e-mail a gravação para que os alunos matriculados possam assistir. A gravação das aulas ficará disponível até o dia 30/04. A gravação possui ferramentas de proteção e não pode ser baixada, os alunos terão acesso apenas à visualização. A aula será realizada pela plataforma do Google Meet. O link ficará disponível no dia do evento, via e-mail. O acesso ao Meet é controlado e protegido, portanto utilize apenas o e-mail cadastrado na compra do ingresso para entrar na sala de aula virtual. É necessário entrar na sala com alguns minutos de antecedência para que a aula tenha início pontualmente às 19h30. 

_____________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Mulheres em Distopias

Débora Tavares

Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.