Fale com o produtor

Moda e Arte: diálogos e releituras para criação (turma 3)

20 mar - 2024 • 19:00 > 03 mai - 2024 • 21:00

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

“Moda e Arte: diálogos e releituras para criação” expõe a relação entre Moda e Arte ao longo da história, desde a Antiguidade Clássica até artistas contemporâneos que visitam referências de moda e estilistas e costureiros que se inspiram nas principais vanguardas artísticas. Para isso, o curso percorre vasta bibliografia da filosofia, sociologia, psicanálise, história da arte e da moda. Em um primeiro momento, “Moda e Arte” traz o conceito de moda com sua origem, características e funções sociais na cultura ocidental. Em seguida, apresentando as principais teorias sobre arte, o papel do artista e concepções de “belo”, o curso diferencia e aproxima a noção entre arte e moda. Pela iconografia, o curso apresenta a relação entre a indumentária e as pinturas e esculturas da Antiguidade Clássica, o período gótico e as silhuetas medievais, as analogias entre moda e arquitetura no Renascimento, a presença das vestimentas na pintura e na gravura dos séculos XVII e XVIII e os principais movimentos e vanguardas artísticas dos séculos XIX e XX, do romantismo ao art déco, passando pelo surrealismo francês, entre outros. Por fim, as criações dos costureiros e estilistas contemporâneos, com coleções inspiradas pela arte.


Sobre o educador
Brunno Almeida Maia é um pesquisador em filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ele atuou como curador e pesquisador em diversas exposições e projetos culturais relacionados à moda e à cultura, incluindo a exposição na Casa Museu Ema Klabin e o Ciclo de Conferências no CPF do Sesc SP. Também foi residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e Som). Além disso, ele organizou a "Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza" em 2019 e atuou como facilitador pedagógico no Programa "Transcidadania" da Prefeitura de São Paulo. Brunno Almeida Maia é professor convidado em várias instituições de ensino, incluindo a USP, SENAC, FAAP e Centro Universitário Belas Artes, onde ministra cursos relacionados à moda e à cultura material. Ele também ministrou aulas em diversas instituições culturais e é autor de livros e capítulos sobre moda, literatura e cultura contemporânea. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro "Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo".


Aulas pela plataforma zoom.us
Educador: Brunno Almeida Maia
Datas: 20, 22, 27 de março, 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 de abril e 3 de maio (12 encontros)
Horário: das 19 às 21h (2h)
Carga horária: 24 horas


Regulamento: clique aqui
Plano de curso: 
clique aqui


Atente-se
1- Disponibilizamos a gravação das aulas por 5 dias;
2- Emitimos certificado para alunos que concluírem o curso com 80% de frequência;
3- Alunos que já participaram do curso em turmas anteriores, não poderão participar novamente nessa turma.


O que é a inscrição ADOTE UM ALUNO?
Os cursos oferecidos pela Fundação Stickel são 100% gratuitos. Durante a pandemia, nossas atividades alcançaram um novo espaço: o digital. Com isso, observamos que o perfil do nosso público mudou, atingindo pessoas de todas as classes sociais. Sendo assim, gostaríamos apresentar o modelo de contribuição consciente, muito utilizado por outras instituições. Exclusivamente para os cursos on-line, quem optar pelo ingresso ADOTE UM ALUNO, vinculado a uma contribuição, ajudará a oferecer este curso para uma pessoa que não tem condições de pagar para ter acesso às aulas. Mas, se no momento você não pode colaborar, não tem problema. Opte pelo ingresso DIRETO, totalmente gratuito. O importante para nós é que, se você tem real interesse pelo conteúdo do nosso curso, participe da atividade! Não haverá distinção entre os alunos que optarem pelo ingresso ADOTE UM ALUNO ou pelo DIRETO - todos terão acesso às mesmas aulas, metodologia e materiais. Juntos, transformamos vidas através da arte!

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Fundação Stickel

Somos uma instituição sem fins lucrativos que acredita na arte como meio de transformação e desenvolvimento de pessoas e comunidades. Oferecemos cursos, oficinas e workshops gratuitos na cidade de São Paulo, e em paralelo impulsionamos o trabalho de artistas paulistanos, por meio da organização de exposições, instalações, e publicação de livros e catálogos de arte.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora