30 abr - 2026 • 19:00 > 30 abr - 2026 • 21:00
30 abr - 2026 • 19:00 > 30 abr - 2026 • 21:00
Este minicurso é parte do Biênio de Formação em Avaliação Psicológica Aprimora IBAP, criado pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), para apoiar psicólogas(os) e estudantes diante dos desafios técnicos, éticos e científicos da prática profissional contemporânea em Avaliação Psicológica.
Ao longo do biênio, o Aprimora IBAP oferece uma trilha formativa consistente, composta por webinares, minicursos e atividades ao vivo, todas online e síncronas, com foco em temas centrais para uma atuação responsável, atualizada e tecnicamente qualificada em Avaliação Psicológica.
A proposta busca promover uma aprendizagem contínua, atualizada e com rigor científico, para estudantes e profissionais da área, em um espaço onde será possível consolidar conhecimentos em contato direto com profissionais altamente capacitados.
A partir disso, o IBAP reuniu especialistas reconhecidos nacionalmente para conduzir atividades formativas que articulam fundamentos teóricos, decisões técnicas e implicações éticas da atuação profissional.
Este minicurso: Resolução de Porte de Arma e concursos públicos
Nesta atividade do Biênio, serão discutidos aspectos fundamentais da Resolução de Porte de Arma e concursos públicos com foco naquilo que é essencial que um profissional ou estudante de Avaliação Psicológica conheça para exercer uma boa prática.
Data: 30 de Abril de 2026
Carga horária: 2 horas
Formato: online, ao vivo (atividade síncrona), pelo Google Meet (você receberá o link de acesso no e-mail inscrito)
Certificação: certificado digital de participação para quem estiver presente ao vivo (solicitação diretamente via Sympla após a participação)
Gravação: não haverá disponibilização posterior de gravação
A atividade será ministrada pelas psicólogas Gláucia Ribeiro Cunha e Adecy Maria França Bento, e integra o cronograma oficial do Biênio de Formação – Aprimora IBAP (cujas inscrições são realizadas por atividade).
Saiba mais sobre quem ministrará este minicurso:
- Gláucia Ribeiro Cunha é formada pelo CEUB de Brasília, em Psicologia Clínica e Organizacional. Atua como psicóloga da Polícia Federal, lotada na NARM/DARM/CGCSP/DPA há mais de 20 anos, com ampla experiência em avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo, em todo o Território Nacional. Atuou como palestrante em diferentes congressos retratando os desafios da avaliação psicológica nesse contexto, bem como sobre o credenciamento e a fiscalização dos psicólogos credenciados pela Polícia Federal.
- Adecy Maria França Bento é psicóloga formada pela PUC Goiás, atua como Psicóloga da Polícia Federal e atualmente é a responsável pelo Setor de Psicologia do NARM/DARM/CGCSP/DPA/PF. Possui mais de 20 anos de experiência em Avaliação Psicológica para o Manuseio de Arma de Fogo e na fiscalização e orientação dos psicólogos credenciados pela Polícia Federal para realizarem Avaliação Psicológica para o Manuseio de Arma de fogo.
Psicólogas(os) atuantes ou interessados em Avaliação Psicológica
Estudantes de graduação em Psicologia
Estudantes de pós-graduação (lato ou stricto sensu)
Profissionais que buscam atualização técnica na área de Avaliação Psicológica
A leitura do Termo de Adesão e Condições Gerais para Participação nas Atividades do Biênio de Formação [Aprimora Ibap] é de responsabilidade do participante, havendo, neste termo, informações complementares às citadas acima.
As inscrições serão encerradas 48 horas antes do início do evento ou quando as vagas se esgotarem.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)
O Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) foi fundado em 1997 com o intuito de promover o desenvolvimento da área e de representar a avaliação psicológica em órgãos e instituições de interesse do psicólogo. Este interesse cobre áreas como desenvolvimento e validação de técnicas e procedimentos, treinamento, formação pós-graduada, planejamento e realização de pesquisas, e publicação.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.