MINICURSO PREPARATÓRIO REFORMA TRIBUTÁRIA E NFCOM PARA TELECOM - ONLINE - TODO O BRASIL
Prepare sua empresa para as mudanças que vão transformar o setor de telecomunicações.
Este curso foi desenvolvido para provedores de internet, operadoras, gestores, times fiscais, contábeis, financeiros e lideranças que precisam entender, com clareza prática, como a Reforma Tributária e a NFCom irão impactar a operação, a emissão de documentos fiscais, a formação de preços, a apuração de tributos e a conformidade do negócio.
Com linguagem objetiva e foco no dia a dia das empresas de telecom, o treinamento aborda os principais pontos da transição tributária, os reflexos do IBS e da CBS no setor, os cuidados com SCM, SVA e demais receitas, além dos desafios operacionais e fiscais relacionados à NFCom.
Mais do que apresentar a legislação, o curso ajuda sua equipe a enxergar riscos, identificar oportunidades, antecipar adequações e estruturar um plano de ação para enfrentar esse novo cenário com mais segurança.
Neste curso, sua equipe vai aprender:
- os impactos práticos da Reforma Tributária no setor de telecom;
- como a transição afetará carga tributária, margem, precificação e fluxo de caixa;
- os principais cuidados com a segregação de receitas e o tratamento fiscal das operações;
- os pontos críticos de emissão, validação e compliance da NFCom;
- como preparar processos, sistemas, cadastros e rotinas internas para as novas exigências;
- quais ações precisam começar agora para reduzir riscos e evitar improvisos no futuro.
Ideal para:
provedores de internet, empresas de telecom, gestores tributários, equipes fiscais, contábeis, financeiras, controladoria, faturamento e diretoria.
Resultado esperado:
Ao final do curso, os participantes terão uma visão estratégica e prática das mudanças, com mais segurança para tomar decisões, orientar a operação e conduzir a empresa na adaptação à nova realidade tributária do setor.
17/09/2026 (quinta) 08h30 - Presencial
Local: Previsa Contabilidade - Rua Conselheiro Lafaiete, 2.015, Sagrada Família, Belo Horizonte, MG.
Tutores:
Thiago Vitor - CEO Previsa Contabilidade
Felipe Pimentel - Gerente de Sucesso da Previsa Contabilidade especialista em Telecom
Normando Aquino - Especialista Fiscal e Tributário com mais de 30 anos de experiência
Público alvo:
Administradores, Profissionais das áreas Fiscais, Tributárias, Financeiro, Controladoria, Tesouraria, Contas a Pagar e receber