Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Mesa 1 | Criando melhores mundos: sapas, suas literaturas e os afetos

Evento encerrado

Mesa 1 | Criando melhores mundos: sapas, suas literaturas e os afetos

28 jul - 2022 • 16:00 > 28 jul - 2022 • 17:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

com Natalia Borges Polesso (RS) e Yakecan Potyguara (CE)

mediação Renata Pimentel (PE)

 

Natalia Borges Polesso e Yakecan Potyguara conversam sobre a presença lésbica na literatura.

 

Natalia Borges Polesso é pesquisadora, escritora e tradutora, com oito livros publicados. Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), seu primeiro livro, venceu o Prêmio Açorianos; e Amora (2015), o Prêmio Jabuti nas categorias Contos e Escolha do Leitor, além dos prêmios Açorianos e Ages, da Associação Gaúcha de Escritores. Controle (2019), seu primeiro romance, foi vencedor dos prêmios Ages e Vivita Cartier e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura; e Corpos Secos (2020) levou o Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento. Seu livro mais recente é A extinção das abelhas (2021). Com seu trabalho traduzido em diversos países, em 2017, a autora foi selecionada para a lista Bogotá 39. De 2017 a 2021, foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Yakecan Potyguara é uma jovem ativista indígena lésbica da aldeia São José, na cidade de Crateús (CE). Fundadora do Coletivo Caboclas – Indígenas LGBTI+, ela milita no processo de empoderamento, no protagonismo e na visibilidade dos indígenas sobre questões de gênero, sexualidade e identidade, entre outras ações de cunho sociopolítico. Influencer digital, atriz e fotógrafa, também se expressa no mundo das artes, tendo participado das exposições Narrativas fotográficas feitas por mulheres e pessoas não-binárias (2021) e A cara negra e indígena do IFCE (2022), e atuado nos filmes Veio de resistência (2017) e Noda de caju (2021). O episódio “LGBTQIA+ originários” do podcast Fora do meio, com a sua participação, foi eleito o favorito dos ouvintes em premiação no site do projeto.

 

Renata Pimentel é graduada em letras e possui mestrado e doutorado em teoria literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É autora de Uma lavoura de insuspeitos frutos (2002); Copi: transgressão e escrita transformista (2022); Da arte de untar besouros (2012); e Denso e leve como o voo das árvores (2015), além de ter publicado artigos em diversos periódicos e participado de outros livros. Possui formação em dança clássica e em teatro, atuando nas áreas criativas de dramaturgia para dança, teatro e roteiro para audiovisual. É também curadora e pesquisadora em artes visuais. Foi colunista do jornal JC Online e da revista e do site Outr@s Crític@s. Desde 2010, é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Mesa 1 | Criando melhores mundos: sapas, suas literaturas e os afetos [com interpretação em Libras]

quinta 28 de julho de 2022

às 16h

270 ingressos

[duração aproximada: 90 minutos]

on-line – plataforma Sympla/Zoom

 

[classificação indicativa: 14 anos]

Atividade gratuita

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora