Fale com o produtor

MELODRAMA DECOLONIAL: Reescrevendo narrativas em negrura, por Clara Anastácia

03 mar - 2026 • 19:30 > 24 mar - 2026 • 22:45

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Parcele em até 12x

MELODRAMA DECOLONIAL: Reescrevendo narrativas em negrura, por Clara Anastácia

03 mar - 2026 • 19:30 > 24 mar - 2026 • 22:45

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Parcele em até 12x

Descrição do evento

Conclua aqui sua inscrição para o curso online MELODRAMA DECOLONIAL: reescrevendo narrativas em negrura,
com Clara Anastácia.


É nesta página que você garante sua vaga na primeira edição do curso, com vagas limitadas. 


Se você chegou até aqui, é porque já conhece ou se interessa pela pesquisa Melodrama DecolonialNo momento, todas as informações e atualizações do curso estão disponíveis no Instagram: @melodrama_decolonial


Dúvidas? Fale com a gente!

Instagram: @melodrama_decolonial



Principais informações da edição:

Datas e horários

4 encontros online , via Zoom*

Datas: terças-feiras de março de 2026 03, 10, 17 e 24

Horário: das 19h30 às 22h45 , com intervalo


* As aulas ficarão disponíveis e disponíveis por 3 meses após o término do curso.


Inscrições

As vagas estão organizadas em lotes com quantidade limitadaQuanto antes de você se inscrever, maior será o desconto. Os pagamentos são realizados pelo Sympla, via boleto bancário, Pix ou cartão de crédito, à vista ou em até 12x .



O curso

Melodrama Decolonial é um conceito e um gênero criado pela roteirista, escritora e diretora Clara Anastácia, a partir da necessidade de analisar as imagens coloniais naturalizadas na dramaturgia brasileira. Parte do entendimento de que essas imagens não surgem por acaso: elas são produzidas historicamente pelo pacto colonial da imagem, que organiza um Brasil simbólico e narrativo, definindo centros éticos, estéticos e afetivos, e determinando quem pode ser visto, ouvido e legitimado.


Não existe neutralidade na narrativa. Toda dramaturgia é um projeto político. O melodrama, enquanto linguagem central da formação do imaginário brasileiro, estruturou heróis, vilões, vítimas e corpos sacrificáveis, naturalizando a branquitude como centro moral e empurrando povos originários e populações negras para zonas de invisibilidade ou subalternização.


O Melodrama Decolonial surge como ruptura e reapropriação dessa linguagem. Não para negar o melodrama, mas para desmontar suas engrenagens morais, tensionar seus pactos coloniais e reencantar a memória da terra. Trata-se de um trabalho de escavação: olhar para a imagem, o corpo, o riso e a música e, a partir deles, fabular outras possibilidades de existência.


Este curso propõe uma contra-colonização da narrativa: afogar as imagens de controle, desorganizar o espelho colonial, devolver ao riso seu caráter ancestral e político e recolocar o corpo negro como produtor de linguagem — não como objeto de representação.


O Melodrama Decolonial é um espaço de investigação para quem escreve, dirige, atua ou pensa dramaturgia e entende que narrar o Brasil exige mais do que repetir suas imagens: exige reinventá-las.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Clara Anastácia

Clara Anastácia é roteirista, diretora e escritora, é criadora do "Melodrama Decolonial", pesquisa que origina seu primeiro curta-metragem, Escasso, foi selecionado para a mostra New Directors/New Films 2023 no MoMA (EUA) e recebeu prêmios como o Redentor de Melhor Curta no Festival do Rio (2022) e reconhecimentos no Festival de Brasília, Canal Brasil e FRAPA. Com experiência em TV e streaming, já trabalhou em plataformas como Netflix Brasil, Star+, HBO Max, Globoplay e TV Globo.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.